Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3354
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Homo Machina: a inteligência artificial humana em Detroit: Become Human
metadata.dc.creator: Borgato, Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Pavloski, Evanir
metadata.dc.contributor.referee1: Devides, Dílson César
metadata.dc.contributor.referee2: Steyer, Fábio Augusto
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a presença do conceito de humanidade latente nos androides do jogo Detroit: Become Human (2018). Inicialmente, a pesquisa levantou a história do videogame, apontando de onde ele veio e para onde ele possivelmente vai. Em seguida, considerou-se um cabedal teórico da área de Game Studies que discutisse principalmente noções de narrativa e gameplay, como por exemplo Ribeiro (2011) e Sodré (1988), e de Literatura Ergódica, como Aarseth (1997). A seguir, levantou-se diversas teorias sobre o que torna o ser humano no que ele de fato é, chegando à concepção de humanidade. A partir daí, foram definidas dez características advindas das capacidades cognitivas do cérebro humano necessárias para arquitetar a humanidade. Além disso, buscou-se definir e distinguir máquina e androide, a fim de chegar na definição de ciborgue de Tomaz Tadeu (2009). Após essa preleção conceitual, durante uma resenha do primeiro ao último capítulo do jogo, foram elencados aspectos que caracterizam a humanidade nos androides de Detroit, tornando possível suas evoluções para o estado de ciborgues (chamados de divergentes na diegese): uma nova criatura híbrida, resultado de um corpo sintético e uma mente genuinamente humana. Por fim, concluiu-se que dentro da diegese ramificada, dentre os vários possíveis caminhos, o escolhido pelo jogador foi o que mais permitiu este estudo a considerar os divergentes como uma nova forma de vida, cujo os direitos devem ser garantidos. Assim, este estudo manteve duas perspectivas de contribuição acadêmica em seu horizonte de discussão: a primeira seria mapear o conceito de humanidade, servindo como possível sugestão de como lidar com a inteligência artificial no futuro, e a segunda seria estimular o cultivo da humanidade do indivíduo.
Abstract: This work aimed to analyze the presence of the concept of latent humanity in the androids of the game Detroit: Become Human (2018). Initially, this dissertation discussed the history of the video game by pointing out where it came from and where it possibly goes. Then, it was considered a theoretical capital of the Game Studies that discussed mainly notions of narrative and gameplay, as for example Ribeiro (2011) and Sodré (1988), and Ergodic Literature, as Aarseth (1997). Next, several theories were raised to think about what makes human beings what they really are, reaching the conception of humanity. From there, ten characteristics were defined, resulting from the cognitive capacities of the human brain necessary to architect humanity. In addition, we sought to define and distinguish machine and android in order to get at Tomaz Tadeu's definition of cyborg (2009). After this conceptual summary, during a review from the first to the last chapter of the game, aspects that build humanity in Detroit's androids were listed, making possible their evolution to the cyborgs’ state (called deviants in diegesis): a new hybrid creature, result of a synthetic body and a genuinely human mind. Finally, it was concluded that within the branched diegesis, among the several possible paths, the one chosen by the player was the one that most allowed this study to consider the divergent as a new way of life, whose rights must be guaranteed. Thus, this study maintained two perspectives of academic contribution in its discussion horizon: the first would be to map the concept of humanity, serving as a possible suggestion of how to deal with artificial intelligence in the future, and the second would be to stimulate the cultivation of the individual's humanity.
Keywords: Detroit
Become Human
Humanidade
Androide
Inteligência Artificial
Detroit
Become Human
Humanity
Android
Artificial Intelligence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: BOGATO, Henrique Barbosa. Homo Machina: a inteligência artificial humana em Detroit: Become Human. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3354
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Barbosa Borgato.pdfdissertação completa em pdf5.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons