Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3374
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino religioso e a participação do professor de História na consolidação da disciplina no Paraná
metadata.dc.creator: Rocha, João Paulo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Edson Armando da
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, Paulo Eduardo Dias de
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira Junior, Alfredo
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação analisa, através de um panorama histórico, discussão bibliográfica e investigação de campo, o atual cenário do Ensino Religioso no Estado do Paraná, em consonância com as definições da Constituição Federal e a Lei Federal nº 9.475/1997, que determina que o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão, de oferta obrigatória e matrícula facultativa e que proíbe qualquer forma de doutrinação e proselitismo. Analisa um breve panorama da história da disciplina no Brasil e como ela se transformou das aulas de doutrinação da religião católica no atual modelo aplicado no Estado do Paraná, que trata o sagrado como um fenômeno social e cultural. Investigam-se as legislações, tanto nacionais quanto paranaenses sobre a disciplina, e traça-se um perfil do profissional docente que atuou na disciplina nos anos de 2019 e 2020 no referido Estado, e analisamos as avaliações que esses profissionais fazem da disciplina.
Abstract: This dissertation analyze, through a historical panorama, bibliographical discussion and field research, the current scenario of Religious Education in the State of Paraná, in line with the Federal Constitution and Federal Law 9.475 / 97, which determines that teaching religious is an integral part of the basic education of the citizen, of mandatory offer and optional registration and which prohibits indoctrination and proselytism. It analyzes a brief overview of the history of the Discipline in Brazil and how it has transformed from the indoctrination classes of the Catholic religion into the current model applied in the state of Paraná, which consider the sacred as a social and cultural phenomenon. We researched the laws, both national and the State of Paraná, about the discipline, and we draw a profile of the Teaching Professional who worked in the discipline in the years 2019 and 2020 in the State of Paraná, as well as the impressions and opinions of History Teachers about it.
Keywords: Ensino Religioso
Religião
Laicidade
Educação
Historiador
Religious education
Religion
Secularity
Education
Historian
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: ROCHA, João Paulo da. O ensino religioso e a participação do professor de História na consolidação da disciplina no Paraná. 2021. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3374
Issue Date: 18-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Paulo da Rocha.pdfdissertação completa em pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons