Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3392
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Efeito da iniciação científica no rendimento acadêmcio e na inserção em Programas de Pós-Graduação “Stricto Sensu”: uma análise com Propensity Score Matching
metadata.dc.creator: Pelinski, Joana D´Arc Kampa
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Alex Sander Souza do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cárliton Vieira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Kawamura, Henrique Coelho
metadata.dc.description.resumo: Teoricamente, estimular o aluno a participar dos Programas de Iniciação Científica durante a formação na graduação remete à ideia de que o motivará à atividade de pesquisa acadêmica, cujo efeito sugere contribuir positivamente a uma qualificação mais apurada, aumentando, assim, as chances desse acadêmico trilhar o caminho da pesquisa na carreira acadêmica por meio da formação em nível de Pós-Graduação. Consequentemente, a isso, consegue-se intensificar a qualidade do capital humano formado que, indiretamente, também poderá cooperar com o desempenho do setor produtivo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consiste em mensurar o efeito do Programa de Iniciação Científica no rendimento médio acadêmico durante a graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na inserção desse aluno em nível nacional nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) no ano seguinte ao da formação, considerando os entrantes na graduação no ano de 2014. Inicialmente, fez-se uma análise descritiva dos dados e os resultados sugerem que a Iniciação Científica pode exercer influência sobre a melhoria do desempenho médio no rendimento do aluno, assim como influenciar na entrada dos alunos em Programas de Pós-Graduação. Contudo, como a escolha do aluno participante do Programa de Iniciação Científica não é aleatória, não se consegue associar se a entrada do aluno no Programa de Pós-Graduação é devido à Iniciação Científica ou se as suas características observadas que estão influenciando neste processo. Por oportuno, na sequência utilizou-se um ferramental capaz de inferir nos resultados de modo mais assertivo, o Propensity Score Matching (PSM) - estimando o modelo Logit. Os resultados revelaram que fazer Iniciação Científica eleva na média o rendimento acadêmico dos alunos da UEPG e contribui para o ingresso destes nos Programas de Mestrado, ratificando a importância da inserção da Iniciação Científica na graduação.
Abstract: Theoretically, stimulating students to participate in Scientific Initiation Programs during their undergraduate training leads to the idea that it will motivate them to academic research activity, the effect of which suggests a positive contribution to a more accurate qualification, thus increasing the chances of this academic to walk the path of research in the academic career through postgraduate training. Consequently, it is possible to intensify the quality of the trained human capital that, indirectly, will also be able to cooperate with the performance of the productive sector. Therefore, the objective of this research is to measure the effect of the Scientific Initiation Program on the average academic performance during the graduation of the State University of Ponta Grossa (UEPG) and on the insertion of this student at a national level in the Stricto Sensu Graduate Programs (Master's Degree) in the year following the training, considering the newcomers to graduation in 2014. Initially, a descriptive analysis of the data was made, and the results suggest that Scientific Initiation can influence the average effect on the student's performance, as well as influence the entry of students in Postgraduate Programs. However, as the choice of the student participating in the Scientific Initiation program is not random, it is not possible to associate whether the student's entry into the Graduate Program is due to Scientific Initiation or if the observed characteristics are influencing this process. In due sequence, a tool capable of inferring the results in a more assertive way was uses, the Propensity Score Matching (PSM) - estimating the Logit model. The results revealed that doing Scientific Initiation raises the average academic performance of UEPG’s students and contributes to their entry into the Master's Programs, confirming the importance of the insertion of Scientific Initiation in undergraduate courses.
Keywords: Propensity Score Matching
Iniciação Científica
Pós-Graduação
Scientific Initiation
Postgraduate
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Economia
Citation: PELISNKI, Joana D´Arc Kampa. Efeito da iniciação científica no rendimento acadêmcio e na inserção em Programas de Pós-Graduação “Stricto Sensu”: uma análise com Propensity Score Matching. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3392
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana D´Arc Kampa Pelinski.pdfdissertação completa em pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons