Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3399
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A alienação nas pesquisas em educação e em política educacional no Brasil: uma análise a partir de teses e dissertações (2008-2018)
metadata.dc.creator: Kreling, Geovani Roberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Alessandro de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar de que maneira é abordada a problemática da alienação nas pesquisas da área de Educação no Brasil, tendo em vista trabalhos vinculados a linhas de pesquisa de Política Educacional. Os objetivos específicos foram: examinar teses e dissertações na área de Educação, especialmente as que se inserem em linhas de pesquisa de Política Educacional, que abordaram a temática da alienação nos últimos dez anos (2008 -2018); identificar a partir de qual perspectiva teórico-metodológica é abordado o conceito de alienação nas pesquisas selecionadas; indicar os fundamentos ontológicos e históricos da alienação e suas relações com a atividade educativa e com a política. Assim, nosso trabalho se constituiu como uma pesquisa da pesquisa ou metapesquisa. Os dados foram levantados a partir do banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, utilizando o descritor “Alienação”, filtrando a partir do ano de conclusão (2008 – 2018) e de pesquisas pertencentes a Programas de Pós-Graduação em Educação. O referencial teóricometodológico adotado na discussão e análise dos dados é o materialismo histórico e dialético, que tem no trabalho o fundamento ontológico do ser social e que nos permite compreender a realidade a partir de sua essência e totalidade concreta. Mais do que isso, nossa opção pelo materialismo histórico e dialético está relacionada ao nosso entendimento de que é possível a construção de uma sociedade em que toda forma de alienação possa ser superada. A pesquisa nos permitiu compreender a alienação como processo de perda de controle, que surge a partir da maneira como os homens objetivam o trabalho em um determinado momento histórico e que, na medida em que é incorporada pelos indivíduos, foge de seu próprio controle racional e se torna uma força hostil e potencialmente destruidora, afetando todas as relações sociais e impondo obstáculos ao desenvolvimento humano-genérico. Enquanto um complexo histórico, as alienações, em cada momento, variam em sua forma e intensidade, mas mantêm, sempre, uma característica em comum: a exploração do homem pelo homem, a partir da propriedade privada. A crise estrutural do modo de produção capitalista tem elevado os patamares das alienações, produzindo desumanidades que colocam em jogo a própria continuidade do gênero humano. A análise dos dados da pesquisa permitiu-nos observar que o número de trabalhos na área de educação, especificamente os que se inserem em linhas de pesquisa de Política Educacional, que abordam a relação entre alienação e educação ainda é muito pequeno, principalmente se considerarmos os reflexos provocados pelo trabalho alienado na sociedade capitalista, inclusive na educação e na política. Também nos permitiu identificar que, na maioria dos trabalhos analisados, a alienação é utilizada apenas como um termo, não sendo discutida e problematizada ao longo da pesquisa, o que pode ser reflexo de uma compreensão da alienação alicerçada no senso comum.
Abstract: The research had the general objective analyze how the alienation problematics is approached in the research in the field of Education in Brazil, in view of works linked to research lines of Educational Politic. The specific objectives were: to examine theses and dissertations on the Education area, especially those that fall within lines of research on Educational Politic, which addressed the issue of alienation in the last ten years (2008-2018); identify from which theorical-methodological perspective the concept alienation is approached in the selected researches; indicated the ontological and historical foundation of alienation and its relationship with the educative activity and with the politics. Thus, our work was constituted as a research research or a metaresearch. The data were collected from the bank of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), using as descriptor “alienation”, filtering from the year of conclusion (2008 – 2018) and research belonging to Programs of Post-Graduation in Education. The theorical-methodological framework adopted in the discussion and data analysis is the historical and dialectical materialism, that has on the work the ontological foundation of the social being and allow us comprehend the reality from its essence and concrete totality. More than this, our option by the historical and dialectical materialism is related with our understanding that is possible the construction of a society in which all forms of alienation can be overcome. The research allowed us to understand the alienation as a process of loss of control, that came as of the manner of men objectify the work in a certain historic moment and which, insofar as it is incorporated by individuals, get away of their own rational control and becomes a hostile and potentially destructive force, affecting all social relations and imposing obstacles to human-generic development. While a historic complex, the alienations, in each historic moment, vary in it form and intensity, but they always maintain a common characteristic: the exploitation of man by man, based on private property. The structural crisis of the capitalist mode of production have been increased the level of alienations, producing inhumanities that put into play the continuity of human gender. The analysis of the research data allowed us observe that the number of works in the education area, specifically those that are part of lines of research in Educational Politic, which approach the relationship between alienation and education is still very small, mainly if we consider the reflexes provoked by the alienation work in the capitalist society, including in the education and in the politic. Also allowed us identify that in the majority works analyzed, the alienation is used just like a term, have not being discussed or problematized over the research developed, which can be a reflection of a understanding about alienation grounded in the common sense.
Keywords: Trabalho
Alienação
Educação
Pesquisa em Política Educacional
Work
Alienation
Education
Educational Politics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KRELING, Geovani Roberto. A alienação nas pesquisas em educação e em políticas educacionais no Brasil: uma análise a partir de teses e dissertações (2008-2018). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3399
Issue Date: 14-Apr-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geovani Roberto Kreling.pdfdissertação completa em pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons