Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3412
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de História e representações de gêneros nos classificados da Gazeta do Povo (1937-1946)
metadata.dc.creator: Freitas, Flávio Sebastião de
metadata.dc.contributor.advisor1: Szesz, Cristiane Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Petruski, Maura Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Schactae, Andréa Mazurok
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de pesquisa buscou, a partir dos classificados de empregos veiculados no jornal Gazeta do Povo, analisar as representações de gênero em Curitiba durante o Estado Novo (1937-1946). Por meio do levantamento quantitativo e análise de conteúdo dos anúncios de ofertas de empregos e de pessoas que anunciavam seus serviços e aptidões foi possível analisar rupturas e continuidades acerca das representações femininas, especialmente as relacionadas à atuação no mundo do trabalho na cidade de Curitiba no período proposto. O estudo revelou que, embora tivessem mais oportunidades de emprego, o universo de atuação feminino era restrito às funções ligadas aos cuidados domésticos e de pessoas. Também foram identificadas exigências étnicas e etárias às mulheres, além de remuneração inferior à oferecida aos homens. Ao fim da análise foi produzido um material didático que propõe estimular o uso do jornal e levar as discussões de gênero elencadas neste trabalho para o ensino de História, visando a análise crítica dos estudantes sobre as construções do masculino e do feminino na sociedade curitibana das décadas de 1930 e início da década de 1940, propondo uma reflexão entre o passado e presente.
Abstract: This research work intended to analyze the gender representations in Curitiba during the Estado Novo (1937-1946) from job advertisements published in the newspaper Gazeta do Povo. Through quantitative survey and content analysis of job advertisements and people who advertised their services and skills on the periodical, it was possible to analyze breaks and continuities on female representations, especially those related to the work market in Curitiba during the proposed period of time. The study revealed that, although they had more job opportunities, the female universe of activity was restricted to functions related to home and people caretaking. Also, ethnic and age requirements for women were identified, as well as lower wages than those offered to men. A didactic material which proposes the stimulation of newspaper reading and also taking the gender discussions listed in this work to History teaching, has been created at the end of the analysis. It aims at the critical analysis of the students on the constructions of male and female genders in Curitiba’s society during the 1930s and early 1940s, proposing a reflection between the past and the present.
Keywords: Ensino de História
Gênero e Imprensa
Representações Sociais
Gazeta do Povo
History Teaching
Gender and Press
Social Representations
Gazeta do Povo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: FREITAS, Flávio Sebastião. Ensino de História e representações de gêneros nos classificados da Gazeta do Povo (1937-1946). 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3412
Issue Date: 6-Apr-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávio Sebastião de Freitas.pdfdissertação completa em pdf26.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons