Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3416
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Variação e preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa: uma pesquisa com um grupo de professoras
metadata.dc.creator: Moura, Lilian Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Valeska Gracioso
metadata.dc.contributor.referee1: Paim, Marcela Moura Torres
metadata.dc.contributor.referee2: Fraga, Leticia
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho colaborativo na área da Sociolinguística, que teve como objetivo principal proporcionar às professoras participantes uma possibilidade de reflexão e discussão de um tema que é tão caro ao trabalho de um/a professor/a de língua portuguesa: o tratamento dado à variação e ao preconceito linguístico nas aulas dessa disciplina. E, dessa forma, a partir do exercício de reflexão das docentes, analisar e discutir as suas falas. Para tanto, foram convidadas para participar da pesquisa cinco professoras de língua portuguesa de diferentes colégios da cidade de Ponta Grossa-PR. Como instrumento de coleta de dados, levando em consideração de que se trata de um trabalho colaborativo (BORTONI-RICARDO, 2008; PAIVA 2019), utilizamos os debates em duplas (professora pesquisadora e professora participante) a partir de um roteiro semiestruturado de perguntas. No que concerne ao aporte teórico adotado, nos baseamos principalmente nos trabalhos de OLIVEIRA, 2002; WEEDWOOD, 2002; LABOV, [1972] 2008; LUCCHESI, 2017, para fazer uma breve retomada histórica da ciência linguística e, também, para tratar da trajetória da língua portuguesa em solo brasileiro; TARALLO, 1994; BAGNO, 2001, 2003a/b, 2007, 2019; SCHERRE, 2005; FARACO, 2008, 2019; BELINE, 2010; VIOTTI, 2013, para discutir alguns conceitos fundamentais da Sociolinguística, tais como: variação e mudança linguística, preconceito linguístico, noção de erro, noção de adequação da linguagem; POSSENTI, 2000, 2009; ANTUNES, 2003; FRANCHI, 2006; GUEDES, 2006, para refletir sobre o ensino tradicional de língua portuguesa, sobre a concepção de erro escolar, entre outras questões relacionadas à educação linguística. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que há uma valorização exacerbada do ensino puramente gramatical e que tanto as professoras quanto os seus alunos percebem que o tratamento saturado da gramática normativa em sala de aula é algo problemático. No que diz respeito aos fenômenos da variação e da mudança linguística, percebemos que as docentes muitas vezes tratam da variação de uma maneira estereotipada, além de deixarem transparecer que o trabalho em sala de aula tem como foco principal a correção. Nesse sentido, a fala mais grave é, certamente, a afirmação de que uma simples “comentadinha” é suficiente no trabalho com as variedades da língua portuguesa. No que concerne ao preconceito linguístico, constatamos que, no ambiente escolar, ele existe emanado de todos os sujeitos que interagem nesse espaço. As docentes demonstraram ter consciência de que o preconceito linguístico é extremamente prejudicial. Porém, em muitas das falas, percebemos que ele apareceu de forma naturalizada. Muito tem se pesquisado sobre variação e preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa e, certamente, muito ainda há de se pesquisar. Desse modo, almejamos que esse trabalho possa ser, de alguma forma, uma contribuição ao debate sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil, sobre a importância do trabalho com as variedades dessa língua em sala de aula e sobre a urgência que é o combate ao preconceito linguístico.
Abstract: This dissertation is a qualitative and collaborative research in the Sociolinguistics area, whose main goal is to provide to the participating teachers the possibility of reflection and discussion of a topic that is so important to the work of a Portuguese language teacher: the treatment given to linguistic variation and linguistic prejudice in the classes of this discipline. And, thus, from the reflection exercise of the teachers, analyze and discuss their speeches. To this end, five Portuguese language teachers from different schools in the city of Ponta Grossa-PR were invited to participate in the research. As a data collection instrument, taking into account that it is a collaborative work (BORTONI-RICARDO, 2008; PAIVA 2019), we used debates in pairs (researcher teacher and participant teacher) based on a semi-structured questionnaire. With regard to the theoretical contribution adopted, we are mainly based on the work of OLIVEIRA, 2002; WEEDWOOD, 2002; LABOV, [1972] 2008; LUCCHESI, 2017, to make a brief review of the linguistic science history and, also, to discuss the Portuguese language trajectory on the Brazilian soil; TARALLO, 1994; BAGNO, 2001, 2003A / B, 2007, 2019; SCHERRE, 2005; FARACO, 2008, 2019; BELINE, 2010; VIOTTI, 2013, to discuss some fundamental concepts of Sociolinguistics, such as: linguistic variation and linguistic change, linguistic prejudice, notion of error, notion of language adequacy; POSSENTI, 2000, 2009; ANTUNES, 2003; FRANCHI, 2006; GUEDES, 2006, to reflect on the traditional teaching of the Portuguese language, on the conception of school error, among other things related to linguistic education. The results of this research show that there is an exacerbated valuation of purely grammatical teaching and that both teachers and their students perceive that the saturated treatment of normative grammar in the classroom is problematic. Regarding to the phenomena of linguistic variation and linguistic change, we realize that teachers often treat variation in a stereotyped manner, in addition, they let it show that the work in the classroom is primarily focused on correction. In this sense, the most serious speech is certainly the statement that a simple “a little comment” is sufficient to work with the varieties of the Portuguese language. With regard to linguistic prejudice, we find that, in the school environment, it exists emanating from all the subjects who interact in this space. The teachers showed that they were aware that linguistic prejudice is extremely harmful. However, in many of the speeches, we noticed that it appeared in a naturalized way. Much has been researched about linguistic variation and linguistic prejudice in Portuguese language classes and, certainly, much remains to be researched. Thus, we hope that this research can be, in some way, a contribution to the debate on the Portuguese language teaching in Brazil, about the importance of working with the varieties of this language in the classroom and about the urgency that is the fight against linguistic prejudice.
Keywords: Professor/a de língua portuguesa
Aulas de língua portuguesa
Variação linguística
Preconceito linguístico
Gramática normativa
Portuguese language teacher
Portuguese language classes
Linguistic variation
Linguistic prejudice
Normative grammar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: MOURA, Lilian Aparecida de .Variação e preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa: uma pesquisa com um grupo de professoras. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3416
Issue Date: 9-Jun-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lilian Aparecida de Moura.pdfdissertação completa em pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons