Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cartaxo, Simone Regina Manosso-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mainardes, Jefferson-
dc.contributor.referee1Paula, Lucimara Cristina de-
dc.contributor.referee2Nörnberg, Marta-
dc.creatorPrado, Karina Durau do-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T23:08:05Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2021-07-27T23:08:05Z-
dc.date.issued2021-04-09-
dc.identifier.citationPRADO, Karina Durau do. Programa Mais Alfabetização (PMALFA): uma análise político-pedagógica. 2021. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3418-
dc.description.abstractThis Master’s thesis aimed to analyze the Programa Mais Alfabetização (PMALFA) - More Initial Reading Instruction Program -, instituted by the Ministry of Education, from 2018, with regard to its foundations, contributions, paradoxes and consequences for the initial reading instruction process of students of the early years of Elementary School of Ponta Grossa Municipal Education Network – Paraná, Brazil. The theoretical framework was based on the policy cycle approach (Stephen J. Ball and colleagues), the theory of policy enactment (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016) and the concepts of initial reading instruction and literacy and its implications for pedagogical practice (SOARES, 2003, 2016, 2019; MORTATTI, 2004; VALLE, 2013; CARVALHO, 2014). The research involved the following data collection procedures: a) document analysis; and b) semi-structured interviews with two managers from the Ponta Grossa Municipal Education Secretariat, three principals, two pedagogical coordinators, nine conducting teachers and four initial reading instruction assistants who worked in four municipal schools. It was argued that investments in improving teaching and learning conditions in initial reading instruction classes are important and necessary, but they need to integrate a permanent and organic education policy. It was concluded that: a) PMALFA was configured as a palliative and temporary policy; b) the management teams of the researched schools sought to put PMALFA into action in order to meet the students’ learning needs; c) continuing education strategies were incipient; and d) the way of hiring initial reading instruction assistants revealed the precariousness of the work.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo analisar o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), instituído pelo Ministério da Educação a partir de 2018, no que se refere aos seus fundamentos, contribuições, paradoxos e consequências para o processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa – Paraná. O referencial teórico fundamentou-se na abordagem do ciclo de políticas (Stephen J. Ball e colaboradores), na teoria da atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016), e nos conceitos de alfabetização e de letramento e suas implicações para a prática pedagógica (SOARES, 2003, 2016, 2019; MORTATTI, 2004; VALLE, 2013; CARVALHO, 2014). A pesquisa envolveu os seguintes procedimentos de coleta de dados: a) análise documental; e b) entrevistas semiestruturadas realizadas com duas gestoras da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, três diretoras, duas coordenadoras pedagógicas, nove professoras regentes e quatro assistentes de alfabetização que atuavam em quatro escolas municipais. Argumentou-se que os investimentos na melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas classes de alfabetização são importantes e necessários, mas precisam integrar uma política educacional permanente e orgânica. Concluiu-se que: a) o PMALFA configurou-se como uma política paliativa e temporária; b) as equipes gestoras das escolas pesquisadas buscavam colocar o PMALFA em ação de modo a atender às necessidades de aprendizagem dos alunos; c) as estratégias de formação continuada foram incipientes; e d) a forma de contratação das assistentes de alfabetização revelou a precarização do trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-07-27T23:08:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karina Durau do Prado.pdf: 1393487 bytes, checksum: d48d40ad7dc5e8b6e1dba45540760444 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T23:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karina Durau do Prado.pdf: 1393487 bytes, checksum: d48d40ad7dc5e8b6e1dba45540760444 (MD5) Previous issue date: 2021-04-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Mais Alfabetização (PMALFA)pt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectPrograma Mais Alfabetização (PMALFA)pt_BR
dc.subjectEducation policiespt_BR
dc.subjectInitial reading instruction and literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma Mais Alfabetização (PMALFA): uma análise político-pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Federal de Pelotaspt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina Durau do Prado.pdfdissertação completa em pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons