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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pesquisas sobre a educação de tempo integral no contexto do Programa Mais Educação: 2010 a 2017
metadata.dc.creator: Silva, Sabrina Correa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Marcoccia, Patrícia Correia de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Maria Antonia de
metadata.dc.contributor.referee2: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objeto de pesquisa o cenário das pesquisas sobre a educação de tempo integral, no contexto do Programa Mais Educação. Nesse sentido, a problemática que orientou a pesquisa centrou-se na pergunta: como se caracteriza o cenário das pesquisas sobre a educação de tempo integral no Brasil, no contexto do Programa Mais Educação, no período de 2010 a 2017? Como objetivo geral, buscamos analisar as pesquisas sobre a educação de tempo integral no Brasil, no contexto do Programa Mais Educação, no período de 2010 a 2017, com base no enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE). A pesquisa se ancora na metapesquisa enquanto possibilidade de abordagem e análise de pesquisas em política educacional, realizada a partir do enfoque das EEPE, fundamentada nos estudos de Mainardes, Ferreira e Tello (2011), Tello e Mainardes (2012), Tello (2013), Tello e Mainardes (2015), Mainardes e Tello (2016), Stremel e Mainardes (2016), Mainardes, Stremel e Soares (2018) e Mainardes (2017, 2018, 2018). Com base no enfoque das EEPE, identificamos nas teses e dissertações a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e a abordagem metodológica. Com relação ao aspecto epistemológico das pesquisas analisadas, entendemos que, metade das 10 pesquisas trabalham com a perspectiva epistemológica da política educacional como campo teórico do conhecimento, bem como se utiliza de uma perspectiva Pluralista, e a outra metade, fez uso da abordagem Marxista, Weberiana e dos estudos de Nietzsche Com relação ao posicionamento epistemológico, identificamos que a maioria das pesquisas apresentam um caráter crítico-analítico de estudo da política do Programa Mais Educação, bem como das realidades pesquisadas. A abordagem metodológica identificada revelou uma abordagem qualitativa de estudo e como tipos de pesquisas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o trabalho de campo. Por meio deste estudo, constatamos que o cenário das pesquisas sobre a educação de tempo integral no Brasil, no contexto do Programa Mais Educação apresentou o maior número de pesquisas no ano de 2017, identificando uma crescente de trabalhos. As pesquisas emergiram, em sua maioria, da região Sudeste, justificada pela vinculação com grupos e linhas de pesquisa oriundos dessa região. Com o estudo, observamos também que as pesquisas tensionam a política do Programa Mais Educação, mostrando suas contradições, como a insuficiência de recursos humanos, financeiros e a infraestrutura precária, que não permitem que a proposta seja implementada com qualidade.
Abstract: This study has as object of the scenario of research on full-time education in Brazil, in the context of the More Education Program. In this regard, the problem that guided the research was centered on the question: how does the scenario research on full-time education in Brazil, in the context of the More Education Program (2010-2017) is characterized? As a general objective, we sought to analyze research on full-time education in Brazil, in the context of the More Education Program (2010-2017), based on the approach of the Epistemologies of Educational Policy (EEPE). The study is anchored on meta-research as a possibility of addressing and analyzing research in education policy, carried out from the EEPE approach, based on the referential of Mainardes, Ferreira and Tello (2011), Tello and Mainardes (2012), Tello (2013), Tello and Mainardes (2015), Mainardes and Tello (2016), Stremel and Mainardes (2016), Mainardes, Stremel and Soares (2018), and Mainardes (2017, 2018, 2018). Using the EEPE approach, we identified in the researches selected as data the epistemological perspective, the epistemological positioning, and the epistemological focus. Regarding the epistemological aspect of the analyzed productions, we understand that, in a half, they work with the epistemological perspective of educational policy as a theoretical and knowledge field, in a Pluralist perspective. Concerning the epistemological positioning, we identified that the researchs reveal a critical-analytical character of the study of the Mais Educação Program policy, as well as of the researched realities. The epistemological approach identified revealed a qualitative study approach and as types of research the bibliographic research, the documentary research, and the field research. Through this study, we found that the the scenario of research on full-time education in Brazil, in the context of the More Education Program, presented the largest number of productions in the year 2017, indicating a rising number of works. The researchs emerged mostly from the Southeast region, justified by the link with groups and lines of research coming from this region. With the study, we also observed that the researchs stress the Mais Educação Program policy, showing its contradictions, such as insufficient human and financial resources and precarious infrastructure, which do not allow the proposal to be implemented with enough quality.
Keywords: Educação de Tempo Integral
Programa Mais Educação
Teses e dissertações
Full-time Education
More Education Program
Theses and Dissertations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Sabrina Correa da. Pesquisas sobre a educação de tempo integral no contexto do Programa Mais Educação: 2010 a 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3421
Issue Date: 30-Apr-2021
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