Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3423
metadata.dc.type: Tese
Title: Educação Física Escolar no Brasil: aspectos históricos e científicos, políticas educacionais e concepções de ex-alunos (1960-2010)
metadata.dc.creator: Gomes, Debora
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Castellani Filho, Lino
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes e Silva, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee3: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee4: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.description.resumo: om base no objeto de estudo “Educação Física escolar”, a tese que se sustenta é que diante de políticas educacionais e do debate científico, postulados de maneiras síncrona e assíncrona, convergentes e divergentes, a Educação Física escolar apresenta significados diversos/contraditórios/imperceptíveis expressos pelas vivências dos sujeitos nesta disciplina/atividade. A partir do levantamento das práticas e discursos que perpassam as publicações científicas relacionadas a Educação Física; das legislações educacionais de 1961 (Lei 4.024), de 1971 (Lei 5.692 e decreto 69.450) e de 1996 (Lei 9.394); assim como, dos relatos de ex-alunos que vivenciaram esta disciplina/atividade; esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a concepção/significado atribuído à Educação Física escolar no Brasil, a partir das políticas educacionais, do campo científico e das vivências de ex-alunos inseridos em diferentes contextos históricos. Como objetivos específicos foram elencados: identificar os aspectos históricos e políticos da Educação Física escolar no Brasil; caracterizar as políticas educacionais do período em que os participantes da pesquisa vivenciaram a Educação Física; e, identificar as perspectivas/abordagens da Educação Física escolar no campo científico. A investigação parte da seguinte questão problematizadora: Qual a concepção/significado atribuído à Educação Física escolar no Brasil, a partir das políticas educacionais, do campo científico e das vivências de ex-alunos em diferentes contextos históricos? Foram utilizadas as seguintes fontes: legislações, documentos oficiais, livros, artigos, teses, dissertações e entrevistas. As questões filosóficas e educacionais foram sustentadas a partir de autores como José Paulo Netto, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani, dentre outros. Em relação a “Educação Física escolar”, consideramos o conhecimento existente em torno do objeto de estudo, e para isso, utilizamos autores de diferentes matrizes teóricas, dentre eles, Lino Castellani Filho, Inezil Penna Marinho, João Paulo S. Medina, Vitor Marinho de Oliveira, Jocimar Daolio, Carmen Lúcia Soares, Suraya Cristina Darido, Eleonor Kunz, Mauro Betti, Paulo Evaldo Fensterseifer, Valter Bracth, Ricardo Rezer, João Batista Freire, José Sergio Pérez Gallardo, Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, Fernando Jaime González, Rosângela Mello... O grupo de entrevistados é formado por trinta ex-alunos, integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Irati, que estudaram em escolas públicas e privadas, no período que compreendeu 1954 a 2012, nas cinco regiões do Brasil. Por fim, por meio dos procedimentos analíticos e ao operar a sua síntese é possível afirmar que os aspectos históricos e políticos da Educação Física estão imersos nos interesses e necessidades vigentes, a qual esteve atrelada a perspectiva médica de higienização dos corpos; militar de controle, treinamento e preparação de corpos fortes; esportivista de seleção dos corpos aptos ou não a representar o país; humana de entendimento dos corpos, e também, compensatória e de ócio frente às demandas das demais disciplinas do contexto escolar. As legislações educacionais e os documentos oficiais relacionados à Educação Física na escola ficaram marcados por um aumento significativo ao longo das décadas de 1960, 1970 e 1980, em virtude da expansão do ensino público no Brasil. As décadas de 1990 e 2000, marcaram uma linha decrescente em relação a quantidades de legislações e documentos oficiais, na mesma medida que houve uma crescente qualitativa e quantitativa em relação as produções acadêmicas científicas que ampliaram o escopo da EFE inicialmente marcado pela concepção de 7 aptidão física exclusivamente sustentada pelas ciências biológicas, para uma concepção pautada também nas ciências humanas. O campo acadêmico entre estudos, debates e produções de diferentes matrizes teóricas, marca uma EFE necessária à formação integral do sujeito, bem como, inerente há um processo de sistematização que se faz urgente no contexto escolar.
Abstract: Based on the object of study “Physical Education at school”, the thesis that is supported is that in the face of educational policies and scientific debate, postulated in synchronous and asynchronous, converging and divergent ways, school Physical Education has different/contradictory/imperceptible meanings expressed by the subjects experiences in this discipline/activity. From the survey of practices and discourses that permeate scientific publications related to Physical Education; the educational laws of 1961 (Law 4.024), 1971 (Law 5.692 and decree 69.450) and 1996 (Law 9.394); as well as, the reports of former students who experienced this discipline/activity; this research aimed to analyze the conception / meaning attributed to school Physical Education in Brazil, based on educational policies, scientific production and the experiences of former students inserted in different historical contexts. This research aimed to analyze the conception/meaning attributed to school Physical Education in Brazil, based on educational policies, the scientific field and the experiences of former students inserted in different historical contexts. As specific objectives were listed: to identify the historical and political aspects of school Physical Education in Brazil; characterize the educational policies of the period in which the research participants experienced Physical Education; and, to identify the perspectives/approaches of school Physical Education in the scientific field. The investigation starts from the following problematic question: What is the conception / meaning attributed to school Physical Education in Brazil, as of on educational policies, the scientific field and the experiences of former students in different historical contexts? The following sources were used: legislation, official documents, books, articles, theses, dissertations and interviews. Philosophical and educational issues were supported by authors such as José Paulo Netto, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani, among others. In relation to “Physical Education at school”, we consider the existing knowledge around the object of study, and to this we use authors from different theoretical matrices, among them, Lino Castellani Filho, Inezil Penna Marinho, João Paulo S. Medina, Vitor Marinho de Oliveira, Jocimar Daolio, Carmen Lúcia Soares, Suraya Cristina Darido, Eleonor Kunz, Mauro Betti, Paulo Evaldo Fensterseifer, Valter Bracth, Ricardo Rezer, João Batista Freire, José Sergio Pérez Gallardo, Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, Fernando Jaime González, Rosângela Mello ... The group of interviewees is formed by thirty ex students, community members of the academic of the State University of the Midwest, campus of Irati, who studied in public and private schools, from 1954 to 2012, in the five regions of Brazil. Lastly, through analytical procedures and when operating its synthesis it is possible to affirm that the historical and political aspects of Physical Education are immersed in the current interests and needs, which was linked to the medical perspective of body hygiene; military of control, training and preparation of strong bodies; sportsman of selection of bodies able or not to represent the country; human from understanding of bodies, and also, compensatory and idle against the demands of other subjects in the school context. Educational legislation and official documents related to Physical Education at school were marked by a significant increase over the 1960s, 1970s and 1980s, due to the expansion of public education in Brazil. The 1990s and 2000s, marked a decreasing line in relation to quantities of legislation and official documents, to the same extent that there has been a qualitative and quantitative 9 increase in relation to scientific academic productions that have broadened the scope of EFE initially marked by the conception of physical aptitude exclusively supported by the biological sciences, for a conception based also on the human sciences. The academic field between studies, debates and productions of different theoretical matrices, marks a necessary EFE for the integral formation of the subject, as well as, there is an inherent systemization process that is urgent in the school context.
Keywords: Educação Física Escolar
Ex-Alunos de Educação Física
Políticas Educacionais
Concepções sobre Educação Física escolar
Aspectos históricos da Educação Física Escolar
School Physical Education
Former Physical Education Students
Educational Policies
Conceptions about school Physical Education
Historical aspects of School Physical Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GOMES, Debora. Educação Física Escolar no Brasil: aspectos históricos e científicos, políticas educacionais e concepções de ex-alunos (1960-2010). 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3423
Issue Date: 29-Jun-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora Gomes.pdftese completa em pdf6.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons