Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Débora Cristina de-
dc.contributor.referee2Silva, Ione Jovino da-
dc.creatorSchäfer, Samantha-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T22:48:37Z-
dc.date.available2021-07-29-
dc.date.available2021-07-29T22:48:37Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationSCHÄFER, Samantha. Letramento racial crítico: o encantamento do livro “o mundo no black power de Tayó” em uma proposição didática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. .pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3424-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the Critical Racial Literacy (LRC) within the children's literature so as to work on racial identities. This work aims to research how the book “The world in Tayó’s Black Power” addresses the identity of black children and how the activities of a PD with an emphasis on LRC can collaborate to strengthen the racial identity of black children. To that end, I tried to answer some research questions: 1) How does the book “O Mundo no Black Power de Tayó” address the identity of black children? 2) How to work on PD activities with an emphasis on LRC? Theoretically, the study was supported by authors such as Gomes (2005), Muniz (2010), Melo (2015), Ferreira (2014, 2016, 2017), among others, who dedicate their studies to racial issues. For reflections on literacy (s), researchers such as Soares (2004), Kleiman (2014) and Street (2018) were used. On the perspective of teaching from the LRC, the basis was Ladson-Billings (2001) and Ferreira (2014), who address the Critical Racial Theory (CRT) in education. About children's literature, I was guided by the researches carried out by Coelho (2000), Debus (2017), Hunt (2010), Rosemberg (1985) and Zilberman (1987), among others. The methodology used in this research is qualitative and Applied Linguistics: analysis of children's literature and SD books and, finally, the generation of themes for systematizing the data. The results indicate that LRC is an important ally of teachers in the classroom, when it comes to working with the racial identities of black children. In this perspective, it was possible to reach conclusions that demonstrate that the work of teachers from a children's literature book, with protagonist black characters, can positively address the identity of black children. In addition, it was also possible to understand that a PD with an emphasis in LRC, can collaborate to strengthen the racial identity of black children.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto de análise o Letramento Racial Crítico (LRC) dentro da literatura infantil para se trabalhar identidades de raça. Esse trabalho objetiva pesquisar como o livro “O mundo no Black Power de Tayó” aborda a identidade de crianças negras e como as atividades de uma Proposição Didática (PD), com ênfase no LRC, podem colaborar para o fortalecimento da identidade racial de crianças negras. Para tanto, procurei responder a algumas perguntas de pesquisa: 1) Como o livro “O Mundo no Black Power de Tayó” aborda a identidade de crianças negras? 2) Como trabalhar atividades de uma PD com ênfase no LRC? Teoricamente o estudo foi sustentado a partir de autores como Gomes (2005), Muniz (2010), Melo (2015), Ferreira (2014, 2016, 2017), entre outros, que dedicam seus estudos às questões raciais. Para as reflexões sobre letramento (s), foram utilizados pesquisadores como: Soares (2004), Kleiman (2014) e Street (2018). Sobre a perspectiva de ensino a partir do LRC, a base foi Ladson-Billings (2001) e Ferreira (2014), que abordam sobre a Teoria Racial Crítica (TRC) na educação. Sobre literatura infantil, pautei-me nas pesquisas realizadas por Coelho (2000), Debus (2017), Hunt (2010), Rosemberg (1985) e Zilberman (1987), entre outros. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa e Linguística Aplicada: análise de livro de literatura infantil e PD e, por fim, a geração de temas para sistematização dos dados. Os resultados indicam que o LRC é um importante aliado dos docentes em sala de aula, quando o assunto é o trabalho com as identidades de raça de crianças negras. Nessa perspectiva, foi possível chegar às conclusões que demonstram que o trabalho dos docentes a partir de livro de literatura infantil, com personagens negras protagonistas, pode abordar a identidade de crianças negras de forma positivada. Além disso, também foi possível compreender que uma PD com ênfase no LRC, pode colaborar para o fortalecimento da identidade racial de crianças negras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-07-29T22:48:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Samantha Schäfer.pdf: 3258888 bytes, checksum: 86eccef3162dc4e055ea4ccbb929cf9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-29T22:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Samantha Schäfer.pdf: 3258888 bytes, checksum: 86eccef3162dc4e055ea4ccbb929cf9c (MD5) Previous issue date: 2021-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade Racialpt_BR
dc.subjectLetramento Racial Críticopt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectRacial identitypt_BR
dc.subjectCritical Racial Literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLetramento racial crítico: o encantamento do livro “o mundo no black power de Tayó” em uma proposição didáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Federal do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samantha Schäfer.pdfdissertação completa em pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons