Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Cristina-
dc.contributor.referee2Freire, Leila Ines Follmann-
dc.contributor.referee3Lucas, Lucken Bueno-
dc.contributor.referee4Paula, Lucimara Cristina de-
dc.creatorJesuz, Danilo Augusto Ferreira de-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-16T11:15:05Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-08-16T11:15:05Z-
dc.date.issued2021-07-14-
dc.identifier.citationJESUZ, Danilo Augusto Ferreira de. Influências das tecnologias digitais no processo formativo: percepções de estudantes do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3440-
dc.description.abstractInserted in a context that investigates Digital Technologies (DT) in Basic Education (EB), this research has as its central objective to identify the relationships that high school students establish with and from Digital Technologies and their influence on their training process. As an epistemological contribution, we adopt Pierre Bourdieu's theory of practice. We draw on the theoretical constructs of Pierre Bourdieu, Paulo Freire, and Pierre Lévy to discuss aspects related to Basic Education, Digital Technologies, and the social contexts in which our object is inserted. The corpus of this investigative study of a quali-quantitative nature, 408 high school students or technical education integrated to high school from four public institutions, located in the north of Paraná. Data were collected through an electronic questionnaire. The methodological assumptions include the association between Discursive Textual Analysis from the perspective of Moraes and Galiazzi (2016); Cluster Analysis from the perspective of Battaglia, Di Paola; Fazio (2016), and Graph Analysis inspired by the Theory of Social Representation from the perspective of Pereira (1997). As the main results of this study, we identified that the relationships that students establish with Digital Technologies are, for the most part, based on the consumption of media information. The pedagogical practices involved in the educational process, also influenced by the transmissivity unilateral relationships, find fertile ground in the traditional educational process, and, in this regard, contribute little in terms of qualitatively enhancing educational practices. In another perspective, we identified contributions to the students' learning process, in the peculiar pedagogical practices, those based on dialogue, interaction, interactivity, and collaborative process, aspects that excel in critical and, therefore, emancipatory education. It remains for us then the task of making this particular, the general in Basic Education. This is the challenge, this is our utopia!pt_BR
dc.description.resumoInserida em contexto que investiga as Tecnologias Digitais (TD) na Educação Básica (EB), a presente pesquisa tem como objetivo central identificar as relações que estudantes do Ensino Médio estabelecem com e a partir das Tecnologias Digitais e as influências destas no seu processo formativo. Como aporte epistemológico adotamos a teoria da prática de Pierre Bourdieu. Pautamo-nos nos construtos teóricos de Pierre Bourdieu, Paulo Freire e Pierre Lévy para discutir aspectos atinentes a Educação Básica, a Tecnologias Digitais e os contextos sociais ao qual nosso objeto está inserido. Compõe o corpus deste o estudo investigativo de natureza quali-quantitativa, as respostas a um questionário eletrônico, de 408 estudantes do Ensino Médio ou Ensino Técnico Integrado ao Médio de quatro instituições públicas, situadas no norte do Paraná. Os pressupostos metodológicos que fundamentaram o tratamento e a interpretação dos dados foram a Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2016); a Análise de Cluster (ACl) na perspectiva de Battaglia, Di Paola e Fazio (2016) e a Análise de Grafos inspirada na Teoria da Representação Social (RS), na perspectiva de Pereira (1997). Como principais resultados desse estudo identificamos que as relações que os estudantes estabelecem com as Tecnologias Digitais estão, majoritariamente, pautadas no consumo das informações mediáticas. As práticas pedagógicas envolvidas no processo educacional, influenciadas também pelas relações unilaterais transmissivas encontram terreno fértil no processo educativo tradicional (bancário) e, nessa perspectiva, pouco contribuem no que tange a potencializar qualitativamente as práticas educativas. Em outro viés, identificamos contributos para com o processo de aprender dos estudantes, nas práticas pedagógicas peculiares, aquelas pautadas no diálogo, na interação, na interatividade e em processo colaborativo, aspectos que primam por uma educação em viés crítico-emancipatório. Resta-nos então a tarefa de fazer deste particular, o geral na Educação Básica. Eis o desafio, eis a nossa utopia!pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-08-16T11:15:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danilo Augusto Ferreira de Jesuz.pdf: 3725994 bytes, checksum: fc2a3fabf237d74df9c58985c7ac4e0e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T11:15:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Danilo Augusto Ferreira de Jesuz.pdf: 3725994 bytes, checksum: fc2a3fabf237d74df9c58985c7ac4e0e (MD5) Previous issue date: 2021-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectCritical educationpt_BR
dc.subjectPierre Bourdieupt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInfluências das tecnologias digitais no processo formativo: percepções de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade de Durhampt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca3Universidade Estadual do Norte do Paranápt_BR
dc.contributor.instituicao-banca4Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danilo Augusto Ferreira de Jesuz.pdftese completa em pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons