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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Residência multiprofissional em saúde coletiva sob a ótica pedagógica
metadata.dc.creator: Martins, Jéssica Cristiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Kluthcovsky, Ana Claudia Garabeli Cavalli
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Borges, Pollyanna Kássia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ditterich, Rafael Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Fabiana Bucholdz Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Introdução: As Residências da área profissional da saúde são Programas de Pós-Graduação lato sensu, na modalidade ensino-serviço, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional. Objetivo: Analisar o processo pedagógico em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva de um município do Sul do Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa avaliativa participativa do tipo estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa, realizada em um programa de residência multiprofissional em saúde coletiva. Os sujeitos de pesquisa foram os preceptores e residentes. A coleta ocorreu no período de 2019 a 2020. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados quantitativos, a Escala de Avaliação e Conhecimento adaptada e composta pelos seguintes eixos: 1) infraestrutura institucional para o desenvolvimento do programa; 2) organização e o projeto pedagógico; 3) qualificação do corpo docente, coordenadores, preceptores e tutores; 4) integração com as políticas do Sistema Único de Saúde e 5) incorporação de novas tecnologias e inovações em práticas em serviço e ensino. A abordagem qualitativa foi realizada pela aplicação de um questionário contendo três perguntas abertas que foram respondidas por escrito, relacionadas as considerações a respeito da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, às semelhanças e diferenças entre a residência multiprofissional e as experiências anteriores de formação e sobre o aprendizado e ensino na residência. Foram utilizadas medidas estatísticas descritivas e comparações para variáveis. O nível de significância adotado foi de 5%. Os dados qualitativos foram analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os sujeitos do estudo foram preceptores (n=29) e residentes (n=57). Para o total de participantes, em uma escala com escores de 0 a 100, o Eixo 1 apresentou a pior avaliação (51,1+18,6) e o Eixo 5 (76,2+19,1) a melhor. Na comparação, apresentaram diferenças significativas os Eixos 1 (Preceptor 59,5+14,5 vs Residente 46,8+19,1; p<0,01), Eixo 2 (Preceptor 75,0+12,9 vs Residente 66,3+14,0; p<0,01) e Eixo 4 (Preceptor 77,6+19,4 vs Residente 69,0+17,3; p=0,02). Os Eixos 3 e 5 não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos. Conclusão: De modo geral, os preceptores avaliaram melhor o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, quando comparados aos residentes. O Discurso do Sujeito Coletivo destacou as categorias: potencialidades e fragilidades do programa, as diferenças da residência em relação às experiências anteriores de formação e as considerações referentes ao ensino-aprendizagem na residência.
Abstract: Introduction: Residencies professional health area are lato sensu Graduate Programs, in the teaching-service modality, in the multiprofessional and uniprofessional categories. Objective: To analyze the pedagogical process in a Multiprofessional Residence Program in Collective Health in a municipality in the south of Brazil. Method: This is a participative evaluative research of the case study type, with a qualitative and quantitative approach, carried out in a multiprofessional residence program in public health. The research subjects were the preceptors and residents. The collection took place in the period from 2019 to 2020. It was used as an instrument for collecting quantitative data, the Assessment and Knowledge Scale adapted and composed of the following axes: 1) institutional infrastructure for the development of the program; 2) organization and the pedagogical project; 3) qualification of the faculty, coordinators, preceptors and tutors; 4) integration with the policies of the Unified Health System and 5) incorporation of new technologies and innovations in service and teaching practices. The qualitative approach was carried out by applying a questionnaire containing three open questions that were answered in writing, related to the considerations regarding the Multiprofessional Residence in Public Health, the similarities and differences between the multiprofessional residency and previous training experiences and learning and teaching at the residence. Descriptive statistical measures and comparisons for variables were used. The level of significance adopted was 5%. Qualitative data were analyzed using the Collective Subject Discourse technique. Results: The study subjects were preceptors (n = 29) and residents (n = 57). For the total number of participants, on a scale with scores from 0 to 100, Axis 1 had the worst assessment (51.1 + 18.6) and Axis 5 (76.2 + 19.1) the best. In comparison, Axis 1 (Preceptor 59.5 + 14.5 vs Resident 46.8 + 19.1; p <0.01), Axis 2 (Preceptor 75.0 + 12.9 vs Resident 66, showed significant differences). 3 + 14.0; p <0.01) and Axis 4 (Preceptor 77.6 + 19.4 vs Resident 69.0 + 17.3; p = 0.02). Axes 3 and 5 did not show significant differences between the two groups. Conclusion: In general, the preceptors evaluated the Multiprofessional Residency Program in Collective Health better, when compared to the residents. The Collective Subject Discourse highlighted the categories: potential and weaknesses of the program, differences in residency in relation to previous training experiences and considerations regarding teaching and learning in residence.
Keywords: Educação em Saúde
Formação Profissional
Saúde Coletiva
health education
vocational training
public healt
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Biológicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citation: MARTINS, Jessica Cristiane. Residência multiprofissional em saúde coletiva sob a ótica pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3455
Issue Date: 25-Jun-2021
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