Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3458
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de escolarização e a identidade polonesa em descendentes de imigrantes numa comunidade do interior do Paraná
metadata.dc.creator: Kosinski, Heloisa
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Luciane Trennephol da
metadata.dc.contributor.referee1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Bielenin-Lenczowska, Karolina
metadata.dc.contributor.referee3: Valerio, Lenny A. Ureña
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, investigamos o processo de escolarização e sua relação com a identidade polonesa em uma comunidade de descendentes do interior do Paraná. A amostra é composta por informantes da cidade de Mallet, um dos berços da colonização polonesa no estado e uma cidade na qual a cultura polonesa faz-se bastante presente até os dias atuais na arquitetura, no artesanato, nos rituais religiosos e no uso da língua polonesa. No primeiro capítulo desta dissertação, traçamos um breve panorama da história da Polônia e da emigração dos poloneses para o Brasil e para o Paraná. No segundo capítulo, discorremos acerca das escolas na colonização, descrevendo o apogeu das escolas bilíngues e sua decadência com as políticas monolíngues no período do nacionalismo com a proibição do ensino em língua estrangeira no país. No terceiro capítulo, discutimos a relação intrínseca entre língua, cultura e identidade à luz dos aportes teóricos de Hall (2015) e Bauman (1999, 2005). Os conceitos de processos de identificação e identidades plurais de Hall, em contraposição à uma identidade una e centrada, e de modernidade líquida de Bauman, na qual a identidade dos sujeitos adapta-se às situações, sustentam nossa análise do paradoxo entre a permanência da cultura e identidade polonesa na interação entre os membros da comunidade e seu enfraquecimento em interações externas. A amostra analisada pertence ao Banco de dados Variação Linguística de Fala Eslava – VARLINFE, constituído por entrevistas sociolinguísticas de descendentes poloneses e ucranianos de sete cidades do interior paranaense: Cruz Machado, Irati, Ivaí, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Prudentópolis. Da amostra de Mallet do VARLINFE, foram selecionados treze informantes de descendência polonesa cujas entrevistas foram auditadas e das quais os trechos relativos ao nosso objetivo foram transcritos. Os dados compilados das entrevistas demonstram a vigência da língua polonesa na modalidade oral na comunidade, o consequente bilinguismo, o aprendizado do português ao ingressar na escola e o preconceito linguístico que sofreram esses falantes. Ilustram que, mesmo com as políticas brasileiras monolíngues e a desconsideração da situação linguística destes brasileiros no processo de escolarização, há a manutenção da cultura e da língua polonesa na comunidade em estudo, existindo nesses falantes brasileiros um forte processo de identificação com a origem e a cultura polonesa.
Abstract: In this research, we examine the process of schooling and its relationship with the polish identity within a community of polish descendants in the countryside of Paraná. The sample is composed by informants from the city of Mallet, one of the birthplaces of the polish colonization in the State and a city in which the polish culture is strongly present up until nowadays, whether in the architecture, in craftwork, in religious rituals and in the use of the polish language. In the first chapter of this dissertation, we delineate a brief overview of the history of Poland and the polish emigration to Brazil and to Paraná. In the second chapter, we discuss the schools during the colonization period, describing the pinnacle of the bilingual schools and its decadence with the monolingual politics during the nationalism period with the prohibition of teaching in foreign languages in the country. In the third chapter, we discuss the elemental relationship between language, culture and identity according to the theoretical contributions of Hall (2015) and Bauman (1999, 2005). The concepts of processes of identification and plural identities of Hall, in contrast to a central and unique identity, and of liquid modernity of Bauman, in which the identity of the subjects adapts to the situations, support our analysis of the paradox between the permanence of the culture and the polish identity in the interaction of the members within the community and its weakening in external interactions. The sample of the research belongs to the Banco de dados Variação Linguística de Fala Eslava – VARLINFE and is constituted by sociolinguistics interviews with polish and Ukrainian descendants from seven inland cities from Paraná: Cruz Machado, Irati, Ivaí, Mallet, Rebouças, Rio Azul and Prudentópolis. Thirteen informants with polish descendance were selected from the Mallet Sample of the VARLINFE and, after the analysis of their interviews, excerpts that relates to our objective were transcribed. The compiled data shows the persistence of the polish language in the community’s oral modality, the consequent bilingualism, the learning of Portuguese in the schools and the linguistic prejudice that the speakers endure. They also illustrate that, even with the Brazilian monolingual policy and the dismiss of the linguistic situation of these Brazilians in the process of schooling, there is the maintenance of both the polish culture and language inside the researched community, and that a strong process of identification with the polish culture remains with the Brazilian speakers.
Keywords: Diversidade Linguística
Multiculturalismo
Polonês
Linguistic Diversity
Multiculturalism
Polish
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: KOSINSKI, Heloisa. O processo de escolarização e a identidade polonesa em descendentes de imigrantes numa comunidade do interior do Paraná. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Lingugem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3458
Issue Date: 25-Jun-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Heloisa Kosinski.pdfdissertação completa em pdf691.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons