Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cruz, Gilmar Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Gontijo, Cláudia Maria Mendes-
dc.contributor.referee2Paim, Marilane Maria Wolf-
dc.contributor.referee3Papi, Silmara de Oliveira Gomes-
dc.contributor.referee4Cartaxo, Simone Regina Manosso-
dc.creatorOliveira, Marineiva Moro Campos de-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-08T10:38:00Z-
dc.date.available2021-10-08-
dc.date.available2021-10-08T10:38:00Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marineiva Moro Campos de. As implicações do material estruturado NAME nas práticas de alfabetização no ensino inclusivo em Xaxim/SC. 2021. 140 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3469-
dc.description.abstractThe research, carried out in 2021, aimed to analyze the implications of the structured material NAME on literacy practices in inclusive education in the city of Xaxim/SC. It was guided by the dialectical method and theorized by the cultural-historical perspective. From this epistemethodological articulation, conversation circles were organized through the didactic way of historical-critical pedagogy. The following procedures were used to carry out the research: a) analysis of a curricular document from the Support Center for Municipalities and States (NAME), used by the municipal education network in Xaxim/SC; b) interview with the secretary of Education of the municipality active in 2005, when the municipality began to adhere to structured materials; c) literature review on literacy and inclusive education; d) ten conversation circles with the city's literacy teachers, lasting 1 hour and 30 minutes each, totaling 15 hours of conversation circles. The results indicate that throughout the history of literacy, inclusive education was not the main scope of debates about teaching reading and writing to students that are the target audience of special education, and that only in 2012, with the institutionalization of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), inclusive education gained ground, even with timid and fragile debates. This meeting between inclusive education and literacy in the PNAIC marked the first moment in which, in Brazil, a public educational policy materialized in a literacy training program, which also has materials that guide teaching practices, opens space for dialogue about school inclusion. In Xaxim/SC, in addition to the PNAIC, the structured materials of NAME guide training and literacy practices, materials that justify the dialogue about inclusive education through illustrations of children with disabilities on the pages of the handouts, but who do not dialogue in their training about this teaching. The data highlight that NAME structured materials incur in the emptying and/or simplification of content, in the precariousness of teaching and continuing education for literacy teachers and in the reinforcement of selective education, one in which some learn and others are only included.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa, realizada em 2021, teve o objetivo de analisar as implicações do material estruturado NAME nas práticas de alfabetização no ensino inclusivo no município de Xaxim/SC. Ela foi guiada pelo método dialético e teorizada pela perspectiva histórico-cultural. A partir dessa articulação epistemetodológica organizaram-se rodas de conversa pela via didática da pedagogia histórico-crítica. Utilizaram-se os seguintes procedimentos para a realização da pesquisa: a) análise de documento curricular do Núcleo de Apoio a Municípios e Estados (NAME), utilizado pela rede de ensino municipal de Xaxim/SC; b) entrevista com a secretária de Educação do município atuante no ano de 2005, quando o município iniciou a adesão aos materiais estruturados; c) revisão bibliográfica sobre a temática alfabetização e ensino inclusivo; d) dez rodas de conversa com as alfabetizadoras do município, com a duração de 1 hora e 30 minutos cada, totalizando 15 horas de rodas de conversa. Os resultados apontam que ao longo da história da alfabetização o ensino inclusivo não foi escopo principal nos debates acerca do ensino da leitura e da escrita aos estudantes público-alvo da educação especial, e que somente em 2012, com a institucionalização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o ensino inclusivo ganhou espaço, ainda com debates tímidos e fragilizados. Esse encontro entre ensino inclusivo e alfabetização no PNAIC demarcou o primeiro momento em que, no Brasil, uma política pública educacional materializada em um programa de formação de alfabetizadores, que também possui materiais que orientam as práticas de ensino, abre espaço para o diálogo sobre a inclusão escolar. Em Xaxim/SC, além do PNAIC, orientam as formações e as práticas de alfabetização os materiais estruturados do NAME, materiais que justificam o diálogo acerca do ensino inclusivo por meio de ilustrações de crianças com deficiência nas páginas das apostilas, mas que não dialogam em suas formações acerca desse ensino. Os dados destacam que os materiais estruturados NAME incorrem no esvaziamento e/ou simplificação de conteúdo, na precarização do ensino e da formação continuada das alfabetizadoras e no reforço da educação seletiva, aquela em que uns aprendem e outros apenas são incluídos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-10-08T10:38:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Marineiva Moro Campos de Oliveira.pdf: 1298896 bytes, checksum: b2154f740bb84d181f0789916106d454 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-08T10:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Marineiva Moro Campos de Oliveira.pdf: 1298896 bytes, checksum: b2154f740bb84d181f0789916106d454 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização no ensino inclusivopt_BR
dc.subjectNAMEpt_BR
dc.subjectMateriais e formação de alfabetizadoraspt_BR
dc.subjectLiteracy in inclusive educationpt_BR
dc.subjectNAMEpt_BR
dc.subjectMaterials and training for literacy teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs implicações do material estruturado NAME nas práticas de alfabetização no ensino inclusivo em Xaxim/SCpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Federal do Espirito Santopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca3Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca4Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marineiva Moro Campos de Oliveira.pdftese completa em pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons