Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3480
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Variação e preconceito linguístico: uma discussão com os alunos de letras da UEPG e suas atitudes perante o currículo.
metadata.dc.creator: Dantas, Rictor de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Carlos, Valeska Gracioso
metadata.dc.contributor.referee1: Aguilera, Vanderci de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Fraga, Leticia
metadata.dc.description.resumo: Em 2015, a Universidade Estadual de Ponta Grossa mudou o currículo dos cursos de Letras. Com isso, propiciou aos graduandos uma maior autonomia para escolher as disciplinas que eram do seu interesse. Sendo assim, nosso trabalho tem como objetivo geral analisar as atitudes de alunas perante o atual currículo e como objetivos específicos verificar as principais dificuldades das alunas e dar sugestões para o melhoramento do currículo. Para tanto, tratamos de alguns conceitos concernentes ao nosso estudo. Primeiramente, iniciamos com a concepção de língua(gem) que norteará o estudo. Alguns autores foram utilizados, tais como: BOURDIEU ([1977] 1983); CALVET (2002); BAGNO (2007); FIGUEIREDO NETO (2016). Em seguida, fazemos uma retomada histórica sobre a Sociolinguística, para ajudar nessa tarefa, contamos com autores como: WEINREICH, LABOV, HERZOG ([1975] 2006); ECKERT (2012); CAMACHO (2013); MOREIRA e SILVA (2015); MOTA e SILVA (2019). Ademais, tratamos da variação e do preconceito linguístico com o apoio dos seguintes autores: FARACO (2008; 2011; 2015); CARDOSO (2010); BAGNO (2014); FIGUEIREDO NETO (2016); SILVA, BOTELHO, FERNANDES (2019). Por Fim, conceituamos atitudes com o suporte dos autores: LAMBERT, LAMBERT (1981); SILVA-CORVALÁN (1989); LÓPEZ MORALES (1993); BOTASSINI (2013); Em seguida, apresentamos o currículo novo dos Cursos de Letras da UEPG, bem como suas concepções. Partimos então para nossa metodologia de pesquisa que foi efetuada em três partes: primeiro, aplicamos um questionário para levantar o perfil socioeconômico das participantes, depois pedimos para que redigissem um relato sobre algumas ementas previamente escolhidas. Por fim, as participantes foram entrevistadas individualmente. Como resultado, concluímos que: a) o atual currículo dos cursos de Letras realmente proporciona ao aluno uma maior autonomia; b) as atitudes das alunas diante do currículo variam entre positivas e negativas a depender de fatores como: a expectativa com o curso, o professor quem ministrou a disciplina e a área de interesse da aluna.
Abstract: In 2015, the State University of Ponta Grossa (UEPG) changed the Language and Literature courses’ curriculum. With that, it provided to the graduate a bigger autonomy to choose the subjects which were more interesting to them. Therefore, our paper has as general goal to analyze the students’ attitudes toward the current curriculum and as specific goals to verify the students’ main difficulties and to give some suggestions to curriculum improvement. Therefore, we deal with some concepts concerning our study. Firstly, we start with the language conception which will guide the study. Some authors were used, such as: BOURDIEU ([1977] 1983); CALVET (2002); BAGNO (2007); FIGUEIREDO NETO (2016). Then, we make a historic recovery about Sociolinguistics, in order to help us in our task we count on authors like: WEINREICH, LABOV, HERZOG ([1975] 2006); ECKERT (2012); CAMACHO (2013); MOREIRA e SILVA (2015); MOTA e SILVA (2019). In addition, we deal with linguistic variation and prejudice with the support of the following authors: FARACO (2008; 2011; 2015); CARDOSO (2010); BAGNO (2014); FIGUEIREDO NETO (2016); SILVA, BOTELHO, FERNANDES (2019). Finally, we conceptualize attitudes with the support of the authors like: LAMBERT, LAMBERT (1981); SILVA-CORVALÁN (1989); LOPÉZ MORALES (1993); BOTASSINI (2013). Then, we presented UEPG’s Language and Literature courses new curriculum, as well as its conceptions. We go then to the research methodology which were performed in three parts: first, we applied a questionnaire to raise the socioeconomic profile of the participants, after that we asked them to write up a report about some menus previously chosen. Finally, the participants were interviewed individually. As a result, we concluded: a) the Language and Literature course’s current curriculum really provides to the student a bigger autonomy; b) the students’ attitudes towards the curriculum vary between positives and negatives depending on some factors like: their expectation with the course, the professor who ministered the subject and the student’s field of interest.
Keywords: Atitudes
Sociolinguística
Currículo
Attitudes
Sociolinguistics
Curriculum
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: DANTAS, R. O. Variação e Preconceito Linguístico: uma discussão com os alunos de Letras da UEPG e suas atitudes perante o currículo. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3480
Issue Date: 2-Jul-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Final Rictor Dantas.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons