Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3482
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Modelagem matemática na educação infantil: possíveis potencialidades
metadata.dc.creator: Santos, Eloize Caroline dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Burak, Dionísio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, João Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Vantielen da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho aborda possíveis potencialidades de Modelagem Matemática na Educação Infantil na perspectiva de Educação Matemática. A questão norteadora da investigação é: Quais são as potencialidades da Modelagem na Educação Matemática com crianças de 4 e 5 anos? Dessa forma, delimitamos o objetivo geral, sendo ele: Identificar e verificar a partir dos dados das práticas desenvolvidas, possíveis potencialidades da modelagem na Educação Matemática com crianças de 4 e 5 anos. Através do objetivo geral, delimitamos os específicos: Identificar que fazeres da modelagem possibilitam a formação da criança na Educação Infantil e relacionar as práticas com a modelagem realizadas e a Base Nacional Comum Curricular. Nessa investigação, optamos por uma metodologia de cunho qualitativa, tendo como referenciais: Bogdan e Biklen (1994), André (2001), e no delineamento, utilizamos a investigação-ação tendo o Tripp (2005) como referencial. Nos referenciais metodológicos referentes à Educação Infantil, utilizou-se de Ariés (2014), Kuhlmam (2010) e Kramer (2007). Nos referenciais sobre modelagem matemática, utilizada na concepção de Burak (1992,2004) e Burak e Klüber (2008), referente à Matemática na Educação Infantil, utilizou-se Lorenzato (2011). O tratamento dos dados segue a análise de categorias por Bogdan e Biklen (1994). Os resultados foram parcialmente alcançados, por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise e interpretação de imagens, desenhos, falas das crianças no decorrer do desenvolvimento das atividades. Com a pesquisa, conclui-se que a modelagem contribui com a aprendizagem das crianças uma vez, que ela é participante da construção da sua aprendizagem, com a realização das práticas foi possível trabalhar através de conceitos e noções matemáticas bem como, interdisciplinares. A Modelagem é uma importante metodologia de ensino que permite com que as crianças da Educação Infantil passem a ser protagonistas na aprendizagem.
Abstract: This work addresses possible potentialities of Mathematical Modeling in Early Childhood Education from the perspective of Mathematical Education. The guiding question of the investigation is: What are the potentialities of Modeling in Mathematics Education with children aged 4 and 5 years? Thus, we delimit the general objective, which is: Identify and verify from the data of the practices developed, possible potentialities of modeling in Mathematics Education with 4-year-old children. Through the general objective, we delimit the specific ones: Identify what forms of modeling enable the formation of children in Early Childhood Education and relate the practices with the modeling carried out with and the Common National Curricular Base. In this investigation, we opted for a qualitative methodology, using as references: Bogdan and Biklen (1994), André (2001), and in the design, we used action-research using Tripp (2005) as a reference. In the methodological references referring to Early Childhood Education, Ariés (2014), Kuhlmam (2010) and Kramer (2007) were used. In the references on mathematical modeling, used in the conception of Burak (1992,2004) and Burak and Klüber (2008), referring to Mathematics in Early Childhood Education, Lorenzato (2011) was used. The treatment of the data follows the analysis of categories by Bogdan and Biklen (1994). The results were partially achieved, using the following data collection instruments: analysis and interpretation of images, drawings, children's statements during the development of the activities. With the research, it is concluded that the modeling contributes to the children's learning once, that she is a participant in the construction of her learning, with the realization of the practices it was possible to work through mathematical as well as interdisciplinary concepts and notions. Modeling is an important teaching methodology that allows children in Early Childhood Education to become protagonists in learning.
Keywords: Educação Infantil
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Mathematical Modeling
Early Childhood Education
Mathematical Education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SANTOS, Eloize Caroline dos. Modelagem matemática na educação infantil: possíveis potencialidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3482
Issue Date: 27-May-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eloize Caroline dos Santos.pdfDissertação completa em PDF1.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons