Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3494
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensino Complexo de Línguas Adicionais: Um Atlas Conceitual de Rotas Teórico-Didático- Metodológicas |
metadata.dc.creator: | Baranhuke Junior, Claudio Fernandes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Borges, Elaine Ferreira do Vale |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leffa, Vilson José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Sulany Silveira dos |
metadata.dc.description.resumo: | Partindo da premissa de que o Ensino de Línguas Adicionais (ELA) é um grande Sistema Caótico (SC), caracterizadamente, aberto, adaptativo, auto-organizável, complexo, dinâmico, emergente, imprevisível, não-linear, sensível às condições iniciais e às retroalimentações, vivo, com comportamentos estabilizados provisoriamente ou estados atratores e manifestação física recursiva em formato fractal, também interconectado a sub e supra sistemas, com potenciais relações de processos físico-químicos, bio-cognitivos, sócio-históricos, político-culturais e metafísicos (GLEICK, 1991; HOLLAND, 1995; MORIN, 1995; CAPRA, 2006; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; BORGES; SILVA, 2016), objetivo, com esta dissertação, mapear conceitualmente rotas teórico-didático-metodológicas de ELA. Uma vez lidando com um SC, conforme Larsen-Freeman (2011), é imprescindível a proposição de um todo funcional. Dessa forma, elenco 21 abordagens de ELA como agentes do SC em análise, das quais: Abordagem Gramática Tradução, Abordagem Direta, Abordagem Situacional, Abordagem Audiolingual, Abordagem Instrumental, Abordagem Comunicativa, Abordagem Silenciosa, Abordagem Comunitária, Abordagem Resposta Física Total, Abordagem Sugestopédia, Abordagem Baseada em Competências, Abordagem Natural, Abordagem Comunicacional, Abordagem Metagenérica, Abordagem Linguagem Total, Abordagem Cooperativa, Abordagem Lexical, Abordagem Múltiplas Inteligências, Abordagem Baseada em Tarefas, Abordagem Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem e Abordagem Dogme. Para tanto, utilizo-me da abordagem qualitativa (GIL, 2002; GERHARDT; SILVEIRA, 2009; PAIVA, 2019a) de pesquisa bibliográfica (MACEDO, 1994), desenvolvida através do método interpretativista (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008). Como resultado de pesquisa, produzo um atlas conceitual – conjunto de sete mapas conceituais – que demostram alguns caminhos que podem ser tomados pelos professores de línguas adicionais para “moverem-se” pelo SC ELA. |
Abstract: | Partindo da premissa de que o Ensino de Línguas Adicionais (ELA) é um grande Sistema Caótico (SC), caracterizadamente, aberto, adaptativo, auto-organizável, complexo, dinâmico, emergente, imprevisível, não-linear, sensível às condições iniciais e às retroalimentações, vivo, com comportamentos estabilizados provisoriamente ou estados atratores e manifestação física recursiva em formato fractal, também interconectado a sub e supra sistemas, com potenciais relações de processos físico-químicos, bio-cognitivos, sócio-históricos, político-culturais e metafísicos (GLEICK, 1991; HOLLAND, 1995; MORIN, 1995; CAPRA, 2006; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; BORGES; SILVA, 2016), objetivo, com esta dissertação, mapear conceitualmente rotas teórico-didático-metodológicas de ELA. Uma vez lidando com um SC, conforme Larsen-Freeman (2011), é imprescindível a proposição de um todo funcional. Dessa forma, elenco 21 abordagens de ELA como agentes do SC em análise, das quais: Abordagem Gramática Tradução, Abordagem Direta, Abordagem Situacional, Abordagem Audiolingual, Abordagem Instrumental, Abordagem Comunicativa, Abordagem Silenciosa, Abordagem Comunitária, Abordagem Resposta Física Total, Abordagem Sugestopédia, Abordagem Baseada em Competências, Abordagem Natural, Abordagem Comunicacional, Abordagem Metagenérica, Abordagem Linguagem Total, Abordagem Cooperativa, Abordagem Lexical, Abordagem Múltiplas Inteligências, Abordagem Baseada em Tarefas, Abordagem Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem e Abordagem Dogme. Para tanto, utilizo-me da abordagem qualitativa (GIL, 2002; GERHARDT; SILVEIRA, 2009; PAIVA, 2019a) de pesquisa bibliográfica (MACEDO, 1994), desenvolvida através do método interpretativista (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008). Como resultado de pesquisa, produzo um atlas conceitual – conjunto de sete mapas conceituais – que demostram alguns caminhos que podem ser tomados pelos professores de línguas adicionais para “moverem-se” pelo SC ELA. |
Keywords: | Ensino de Línguas Adicionais (ELA) Sistema Caótico (SC) Abordagens de Ensino de Línguas Adicionais. Atlas Conceitual. Additional Languages Teaching (ALT). Chaotic System (CS) Additional Languages Teaching Approaches Conceptual Atlas. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Estudos da Linguagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem |
Citation: | BARANHUKE Jr., Claúdio Fernandes. Ensino Complexo de Línguas Adicionais: Um Atlas Conceitual de Rotas Teórico-Didático-Metodológicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3494 |
Issue Date: | 28-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Claudio Fernndes Baranhuke Junior.pdf | dissertação completa em PDF | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License