Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3494
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Elaine Ferreira do Vale-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Leffa, Vilson José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783238Y5&tokenCaptchar=03AGdBq27HDkk0gIoevANrpTC7RSSY8VLpLmCRbN-tAPXK8BRr6ltN52Ex9PEP6lsg91-fNOHkWFclVBFkNrz1M0JPQBXrC2dQsei5uBdo1KajxU1SOi5ArQAKZIRyix4M_tEc5aGsv8Dm9oRE21ZiFvbz_V1ohRgVVoYVCsoXqoROwjMlPBI44lUH_PJxMD4tUdxRgGjGW5E92seIWmjWaVvGgQBbiBoGHgIGV7wl6oAXW3p1ghNfKXenW_oZEQFISVAYuY7gyhMVAtVa_VdkEVwgIYbLFRATkjnazwFe0KVrIeAO5_BUm3ZCJwgtgRLhqAWMBGoWa-_yi3v5irtN24w4Te2-Wln749tGfvnYeFzFFUjnu5AQ9EWvVN_mgXamj-dqWnotHWEzaG6AK3mtPuz8yCHNVHv6DLAJc2enMBMMSNKYjY0V7yQv0QHKtpeL3Ivq-NYnItvTWOYjtIL1xyU07uLa_2yhV9aPoO_jgITlRZBL1-MtQCgpt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Sulany Silveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782811H6&tokenCaptchar=03AGdBq26sDiiXduU-9sMTi15DRIJNVA1Pew8Owv7EAR3qZMJ4A6x9i_O_890oi7iIOUgNz6HOYsdN0jspi_am1SODkXMepS5rUzmnqVEq7F623gPTB0OcYUqcif70u4brS5GYIEyB82IKFJlk2CfLgZ8h5PI57-SVBTVCGcMihhCacPsXqDrwZiSwruoc8tApaW9sAokzZoTNtiNpoKjMMkO0m0thEq1CS0wfz0AulWJmD9A_YIvGRNrlNmcfrQzS2MZuW5z3O6R5kZAKwoHE6ptTCBkrvlHpv67XeYCGbmsKK_LO71AfCjZuvDwxq-RowDDmQsAu7i8uwWGisNuBRjN_JxhvGechXf5826fB7r6e21YsVg-P-ZxHCpCv_Jfi0DBBuO2hhP6-NmcMWuUxVq_9krx3eO11JyzEzEXhNhpma775jH_GKYLrFYGxSMgGn33OravohQ-8qwUwEFHDGX9Rmnl1yrRk4cEWcy2FS84fE3r4YOEFr50pt_BR
dc.creatorBaranhuke Junior, Claudio Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2722206A6&tokenCaptchar=03AGdBq25eDgnh-iSKWzrhH1vSYQ7rn0p2_hjqMHhGtmshPdfNWkXJghax3J9QN4Pi1KrsejMzeM1431Otuv6NDq8fU2v0pp2I5OBJJiwil831l5XAOFxsMQoK9ke04EuhDcamH7A9XF6eilstBMUtaOLOOp14p6v_SwdMTQntZTZxVVMUK1j0ImQYblSJU-UhMm2cpQhiE-hH6DrXoySGU7qtOzfeabPX3UjAZcFdHxbSvTi--e2SAuN0fYTE2VAcqiVzjQITobaDDaVvfdJU7rlhY7bkYIKW9PjZRoYyz035CG5AlaZCUmZVqag_nadOh0NkEovFAZq3OJ_jsZIuE9xK0y98dejHjCxg7co9DTetzzcl9GrMUKX4f80uVQ7EMt3wGl0sZZ1FKD8DfkHbd0a4rB3X6sQx5-sm4HlYwpnq7BfShYkGFGqTWrKgmllZCF2iA-0nUssJlV-EIwZM41f0B-YAGmdDqiDiSTSDeVlGbrHUtAyND_Ipt_BR
dc.date.accessioned2021-11-10T14:09:02Z-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2021-11-10T14:09:02Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationBARANHUKE Jr., Claúdio Fernandes. Ensino Complexo de Línguas Adicionais: Um Atlas Conceitual de Rotas Teórico-Didático-Metodológicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3494-
dc.description.abstractPartindo da premissa de que o Ensino de Línguas Adicionais (ELA) é um grande Sistema Caótico (SC), caracterizadamente, aberto, adaptativo, auto-organizável, complexo, dinâmico, emergente, imprevisível, não-linear, sensível às condições iniciais e às retroalimentações, vivo, com comportamentos estabilizados provisoriamente ou estados atratores e manifestação física recursiva em formato fractal, também interconectado a sub e supra sistemas, com potenciais relações de processos físico-químicos, bio-cognitivos, sócio-históricos, político-culturais e metafísicos (GLEICK, 1991; HOLLAND, 1995; MORIN, 1995; CAPRA, 2006; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; BORGES; SILVA, 2016), objetivo, com esta dissertação, mapear conceitualmente rotas teórico-didático-metodológicas de ELA. Uma vez lidando com um SC, conforme Larsen-Freeman (2011), é imprescindível a proposição de um todo funcional. Dessa forma, elenco 21 abordagens de ELA como agentes do SC em análise, das quais: Abordagem Gramática Tradução, Abordagem Direta, Abordagem Situacional, Abordagem Audiolingual, Abordagem Instrumental, Abordagem Comunicativa, Abordagem Silenciosa, Abordagem Comunitária, Abordagem Resposta Física Total, Abordagem Sugestopédia, Abordagem Baseada em Competências, Abordagem Natural, Abordagem Comunicacional, Abordagem Metagenérica, Abordagem Linguagem Total, Abordagem Cooperativa, Abordagem Lexical, Abordagem Múltiplas Inteligências, Abordagem Baseada em Tarefas, Abordagem Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem e Abordagem Dogme. Para tanto, utilizo-me da abordagem qualitativa (GIL, 2002; GERHARDT; SILVEIRA, 2009; PAIVA, 2019a) de pesquisa bibliográfica (MACEDO, 1994), desenvolvida através do método interpretativista (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008). Como resultado de pesquisa, produzo um atlas conceitual – conjunto de sete mapas conceituais – que demostram alguns caminhos que podem ser tomados pelos professores de línguas adicionais para “moverem-se” pelo SC ELA.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da premissa de que o Ensino de Línguas Adicionais (ELA) é um grande Sistema Caótico (SC), caracterizadamente, aberto, adaptativo, auto-organizável, complexo, dinâmico, emergente, imprevisível, não-linear, sensível às condições iniciais e às retroalimentações, vivo, com comportamentos estabilizados provisoriamente ou estados atratores e manifestação física recursiva em formato fractal, também interconectado a sub e supra sistemas, com potenciais relações de processos físico-químicos, bio-cognitivos, sócio-históricos, político-culturais e metafísicos (GLEICK, 1991; HOLLAND, 1995; MORIN, 1995; CAPRA, 2006; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; BORGES; SILVA, 2016), objetivo, com esta dissertação, mapear conceitualmente rotas teórico-didático-metodológicas de ELA. Uma vez lidando com um SC, conforme Larsen-Freeman (2011), é imprescindível a proposição de um todo funcional. Dessa forma, elenco 21 abordagens de ELA como agentes do SC em análise, das quais: Abordagem Gramática Tradução, Abordagem Direta, Abordagem Situacional, Abordagem Audiolingual, Abordagem Instrumental, Abordagem Comunicativa, Abordagem Silenciosa, Abordagem Comunitária, Abordagem Resposta Física Total, Abordagem Sugestopédia, Abordagem Baseada em Competências, Abordagem Natural, Abordagem Comunicacional, Abordagem Metagenérica, Abordagem Linguagem Total, Abordagem Cooperativa, Abordagem Lexical, Abordagem Múltiplas Inteligências, Abordagem Baseada em Tarefas, Abordagem Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem e Abordagem Dogme. Para tanto, utilizo-me da abordagem qualitativa (GIL, 2002; GERHARDT; SILVEIRA, 2009; PAIVA, 2019a) de pesquisa bibliográfica (MACEDO, 1994), desenvolvida através do método interpretativista (MOITA LOPES, 1994; BORTONI-RICARDO, 2008). Como resultado de pesquisa, produzo um atlas conceitual – conjunto de sete mapas conceituais – que demostram alguns caminhos que podem ser tomados pelos professores de línguas adicionais para “moverem-se” pelo SC ELA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by arlindo kohlrausch (ajfk@uepg.br) on 2021-11-10T14:09:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Claudio Fernndes Baranhuke Junior.pdf: 2033288 bytes, checksum: c753aa8881ac8b93ecc606db8f2e8c00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-10T14:09:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Claudio Fernndes Baranhuke Junior.pdf: 2033288 bytes, checksum: c753aa8881ac8b93ecc606db8f2e8c00 (MD5) Previous issue date: 2021-09-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Línguas Adicionais (ELA)pt_BR
dc.subjectSistema Caótico (SC)pt_BR
dc.subjectAbordagens de Ensino de Línguas Adicionais.pt_BR
dc.subjectAtlas Conceitual.pt_BR
dc.subjectAdditional Languages Teaching (ALT).pt_BR
dc.subjectChaotic System (CS)pt_BR
dc.subjectAdditional Languages Teaching Approachespt_BR
dc.subjectConceptual Atlas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino Complexo de Línguas Adicionais: Um Atlas Conceitual de Rotas Teórico-Didático- Metodológicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudio Fernndes Baranhuke Junior.pdfdissertação completa em PDF1.99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons