Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3496
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino de história local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças.
metadata.dc.creator: Mayer, Elaine Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Silvana Maura Batista de
metadata.dc.contributor.referee2: Urban, Ana Claudia
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação dedica-se ao estudo do ensino e da aprendizagem da história local nos anos iniciais no município de Ponta Grossa, no Paraná. Por meio da abordagem de um diagnóstico sobre o tema, com base em questionários respondidos pelas professoras dos anos iniciais do município, buscamos traçar a trajetória e a importância de um material paradidático sobre a história local, “A princesa das crianças”, sua participação entre os materiais mencionados na atualidade pelas professoras e a projeção das características de novos materiais e processos didáticos que podem ser considerados na atualidade para o aperfeiçoamento do ensino da história local no município. Os objetivos da pesquisa concentram-se em levantar dados que retratem um pouco da realidade do ensino de História Local na atualidade do município de Ponta Grossa e suas possíveis carências e potencialidades, na visão das professoras, para contribuir na criação de novos materiais didáticos para este fim. Neste contexto, em meio aos conteúdos sugeridos para a disciplina de História nos anos iniciais, encontram-se aqueles que tratam especificamente da História Local e é sobre este recorte que a presente pesquisa se debruça e traz questionamentos sobre a forma como tal temática vem sendo trabalhada neste segmento. A não existência de materiais didáticos adequados à esta faixa etária, sobre a História Local de Ponta Grossa, potencializa a busca por possíveis contribuições ao trabalho dos professores dos anos iniciais, que serão pautadas nos resultados obtidos pelos questionários. Os dados levantados foram categorizados nas seguintes temáticas: formação inicial e continuada, uso de fontes e materiais didáticos e conhecimento e análise de currículo de História. Tal categorização possibilitou a criação de um cenário dentro do ensino de História nos anos iniciais, com qual foi possível dialogar e promover reflexões sobre a prática dos professores deste segmento.
Abstract: This thesis is dedicated to the study of teaching and learning local history in the early years in the city of Ponta Grossa, in Paraná. Through the approach of a diagnosis on the theme based on questionnaires answered by the teachers of the initial years of the city, we seek to trace the trajectory and the importance of a paradidactic material about the local history, “The princess of the children”, its participation among the materials currently mentioned by the teachers and the projection of the characteristics of new materials and didactic processes that can be considered nowadays to improve the teaching of local history in the city. The research goals focus on collecting data that portray a little of the reality of teaching Local History in the city of Ponta Grossa today and its possible shortages and potential, in the view of the teachers, to contribute to the creation of new teaching materials for this purpose. In this context, in the midst of the contents suggested for the discipline of History in the early years, there are those that deal specifically with Local History and it is on this outline that this research focuses and brings questions about the way in which this theme has been worked in this segment. The non-existence of didactic materials suitable for this age group, on the Local History of Ponta Grossa, enhances the search for possible contributions to the work of teachers in the early years, which will be based on the results obtained by the questionnaires. The data collected were categorized into the following themes: initial and continuing education, use of didactic sources and materials, and knowledge and analysis of the History curriculum. Such categorization enabled the creation of a scenario within the teaching of History in the early years, with which it was possible to dialogue and promote reflections on the practice of teachers in this segment.
Keywords: história local
ensino de história
formação de professores
local history
history teaching
teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: MAYER, Elaine Aparecida. O ensino de história local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3496
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Aparecida Mayer.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons