Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/353
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MOTORISTA: ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS MOTORISTAS EMPREGADOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA EM PONTA GROSSA-PR
metadata.dc.creator: Doniak, Lúcia Helena de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Mandalozzo, Silvana S.n.
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Lucia Cortes da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenir Aparecida Mainardes da
metadata.dc.contributor.referee2: Cervi, Emerson Urizzi
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa é um estudo de caso dos motoristas empregados no transporte rodoviário de carga do Município de Ponta Grossa, Paraná, e tem por objetivo identificar os aspectos sociais e econômicos e analisar a realização das exaustivas jornadas de trabalho desses profissionais após a entrada em vigor da Lei n. 12.619/2012, que regulamentou a profissão do motorista. A pesquisa de caráter quanti-qualitativo foi realizada a partir da triangulação de métodos, sendo que o levantamento bibliográfico e documental possibilitou a sistematização do referencial teórico-metodológico de onde emergiram as principais categorias analíticas: Estado, capitalismo, trabalho, profissão, assalariamento, luta de classes, salário, jornada de trabalho. Na segunda fase da triangulação, a análise de conjuntura foi utilizada para apresentar o cenário que se estabeleceu a partir da promulgação da lei, identificando os principais atores, os movimentos, as contradições que surgiram a partir do acontecimento significativo, entendido nesse contexto, como a promulgação da lei, que deslocou do legislativo para a sociedade, especialmente para as rodovias e para a categoria dos motoristas profissionais, a luta e os conflitos de uma classe. Os elementos identificados por meio dos dois primeiros métodos foram utilizados para elaboração do questionário de entrevista que foi aplicado na pesquisa de campo junto aos motoristas empregados. Os dados obtidos nas entrevistas foram reunidos e posteriormente transformaram-se nas principais informações sobre a práxis da vida profissional do motorista e no perfil socioeconômico do desse no município, cujas informações foram correlacionadas com os dados documentais e as disposições da Lei n. 12.619/2012.
Abstract: This present research is a case study of employed drivers in road freight transport in the municipality of Ponta Grossa, Paraná, and aims to identify the social and economic aspects and analyze the achievement of comprehensive working hours of these professionals after the Law n. 12.619/2012, which regulates the profession of the driver. The research of quantitative and qualitative character was made from the triangulation method, and the bibliographic and documentary allowed the systematization of theoretical and methodological framework from which the main analytical categories emerged: State, capitalism, work, occupation, wage, fight classes, salary and working hours. In the second phase of triangulation, a situational analysis was used to present the scenario that was established after the promulgation of the law, identifying key actors, the movements, the contradictions that arose from the significant event in this context understood as the enactment of law that shifted from the legislative to the society, especially for highways and for the category of professional drivers, the struggle and the class conflicts. The elements identified by the first two methods were used for the preparation of the interview questionnaire which was applied in the research field with the employed drivers. The data obtained from the interviews were collected and subsequently became the main information about the practice of professional life of the driver and also the socioeconomic profile of the professional in the city, whose information was correlated with the documentary evidence and the provisions of Law n. 12.619/2012.
Keywords: profissão de motorista
jornada de trabalho
assalariamento
driver
working hours
monthly wage
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Sociedade, Direito e Cidadania
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: DONIAK, Lúcia Helena de Souza. A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE MOTORISTA: ASPECTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS MOTORISTAS EMPREGADOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA EM PONTA GROSSA-PR. 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/353
Issue Date: 3-Apr-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lucia Helena Souza Doniak.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.