Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3537
metadata.dc.type: Tese
Title: Análise da produção técnico-científica de bolsistas de produtividade do CNPq na área do conhecimento de educação física entre 2010 e 2020
metadata.dc.creator: Pinto, Guilherme Moreira Caetano
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedroso, Bruno
metadata.dc.contributor.referee1: Capraro, André Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Pilatti, Luiz Alberto
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas Jr., Miguel Archanjo de
metadata.dc.contributor.referee4: Favero, Giovani Marino
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do presente estudo é analisar se os critérios de concessão relacionados a produtividade acadêmica estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são suficientes para explicar o processo de manutenção, perda, ascensão e queda de nível de Bolsa de Produtividade (BP), bem como o resultado gerado por sua aplicação no perfil, produção técnico-científica e renovação no quadro de bolsistas de produtividade da área da Educação Física entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa considerou os períodos de avaliação da pós-graduação stricto sensu realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no espaço temporal de 2010 a 2020 (2010-2012, 2013-2016 e 2017-2020). Para a construção da presente tese foi adotado o modelo escandinavo (formato alternativo). A coleta de dados foi realizada por meio da análise dos currículos Lattes de todos os bolsistas de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora na área do conhecimento da Educação Física com vigência nas datas de busca. As informações acerca da produção científica de bolsistas de produtividade foram contabilizadas com auxílio do software scriptLattes v8.10, considerando os seguintes indicadores: Produções bibliográficas, técnicas e artísticas; Orientações concluídas e em andamento; Indicadores de qualidade dos artigos científicos. Verificou-se que: [a] Falta transparência no processo de divulgação dos resultados da avaliação dos bolsistas de produtividade; [b] Não há evidências de que os pesquisadores que detém BP não apresentem mérito científico no que se refere a produção científica; [c] Os critérios relacionados a produtividade acadêmica não explicam totalmente as manutenções, ascensões, quedas e perdas de concessão de BP na área da Educação Física; [d] Os critérios de concessão de BP tendem a induzir o comportamento dos bolsistas de produtividade; [e] O perfil dominante dos bolsistas de produtividade é sexo masculino, da região sul/sudeste, e que pesquisam os temas fisiologia do exercício/esforço, atividade física e saúde e treinamento desportivo; [f] Há, ainda que de forma gradativa, a renovação dos pesquisadores que conquistam a BP; [f] Os pesquisadores das categorias/níveis menos elevadas de BP tem produção científica inferior aos bolsistas dos níveis 1A e 1B. Conclui-se que mesmo selecionando pesquisadores produtivos, os critérios de concessão de BP carecem de reflexões constante para sua melhoria.
Abstract: The aim of this study is to analyze whether the award criteria related to academic productivity established by National Council for Scientific and Technological Development are sufficient to explain the process of maintenance, loss, rise and fall of the productivity grant level, as well as the result generated by its application in the profile, production technical-scientific and renewal in the field of productivity scholarship holders in the area of Physical Education between 2010 and 2020. The research considered the evaluation periods of stricto sensu postgraduate studies performed by Coordination of Superior Level Staff Improvement in the time space of 2010 to 2020 (2010-2012, 2013-2016 and 2017-2020). For the construction of this thesis the Scandinavian model (alternative format) was adopted. Data collection was performed through the analysis of the Curriculum Lattes of all Grant´s Holders in the area of knowledge of Physical Education valid in the search dates. Information about scientific production were accounted for scriptLattes v8.10 software, considering the following indicators: Bibliographic, technical and artistic productions; Orientations completed and in progress; Academic activities; Quality indicators of scientific articles. We found that: [a] There is a lack of transparency in the process of disclosing the results of the evaluation of productivity grant recipients; [b] There is no evidence that researchers who grant´s holders do not present scientific merit in terms of scientific production; [c] The criteria related to academic productivity do not fully explain the maintenance, rise, fall and loss of productivity grant concession in the area of Physical Education; [d] The productivity grant criteria tend to induce the behavior of productivity grant´s holders; [e] The dominant profile of Grant´s Holders is male, from the south/southeast region, and who research the themes of exercise/effort physiology, physical activity and health and sports training; [f] There is gradual renewal of Grant´s Holder that win the productivity grant; [f] Researchers in lower productivity grant categories/levels have lower scientific production than level 1A and 1B grant´s holders. We concluded that the criteria selecting productive researchers but need constant reflection for its improvement.
Keywords: Bolsistas de Produtividade.
Educação Física
Produção Científica
Grant´s Holders
Physical Education
Scientific Production
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: PINTO, Guilherme Moreira Caetano. Análise da produção técnico-científica de bolsistas de produtividade do CNPq na área do conhecimento de educação física entre 2010 e 2020. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3537
Issue Date: 1-Oct-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Moreira Caetano Pinto.pdftese completa em PDF3.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons