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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Experiências e sensações: o consumo de jornalismo imersivo
metadata.dc.creator: Rocha, Angelo Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Paula Melani
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Amaral, Muriel Emídio Pessôa do 
metadata.dc.contributor.referee1: Bianchi, Graziela Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Rodriguez, Maria Isabel Fidalgo
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objeto a relação entre o consumo de um acontecimento jornalístico e a narrativa imersiva, considerando a imersão, sensação de presença, empatia, outras experiências e manifestações. Para atender os objetivos da pesquisa, sistematiza-se um estado da arte sobre Jornalismo Imersivo entre 2010 a 2020; investiga-se a compreensão e apreensão de um acontecimento jornalístico em uma peça de Jornalismo Imersivo em 360 graus; e afere-se a forma que as experiências, imersões e sensações são obtidas e percebidas por cinco consumidores(as) a partir do consumo com óculos de Realidade Virtual e fones de ouvido, do objeto empírico, “Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do Brasil”. A peça jornalística imersiva em 360 graus registra vivências de moradores, espaços, estragos sociais e ambientais ocorridos na vila de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG) em 2015. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso e com abordagem metodológica triangular envolvendo pesquisa bibliográfica, consumo da peça imersiva (dividido em questionário, observação e entrevistas semiestruturadas) e análise de conteúdo das entrevistas, observações e questionários. A base teórica utilizada parte da noção de que a imersão (ARONSON-RAHT et al., 2015; DOMÍNGUEZ, 2013a, 2015, 2017) não depende da tecnologia utilizada, mas sim do interesse em obter sensações, como, a sensação de presença (DOMÍNGUEZ, 2013a; DE LA PEÑA et al., 2010; SLATER; WILBUR, 1997), empatia (DOMÍNGUEZ, 2013a; STEINFELD, 2019; BUJIC et al. 2020) e outras manifestações subjetivas de cada sujeito no consumo imersivo. O trabalho está estruturado em três capítulos: 1) um estado da arte sistematizando características estruturais do Jornalismo Imersivo na última década (2010-2019). A partir da Análise de Rede Social (ARS) apresenta características estruturais dos estudos sobre o objeto e revisa 20 pesquisas mais referenciadas nesse período; 2) discussões atualizadas sobre o tema, publicadas em 2020, na busca de contribuir com estudos futuros. Também localizamos e revisamos oito pesquisas relacionadas ao consumo de Jornalismo Imersivo; por fim, o capítulo 3) a análise de conteúdo do consumo da peça imersiva, com auxílio do software IRAMUTEQ, a partir da triangulação das observações de cada consumo, dados obtidos nas entrevistas semiestruturadas e no questionário aplicado e aspectos teóricos adotados. A pesquisa constata que o consumo da peça imersiva em 360 graus, Rio de Lama, realizado com diferentes tecnologias de óculos, por usuários(as) acostumados(as) e não acostumados(as) com Realidade Virtual, resultou em uma compreensão outra da que tinham sobre o acontecimento antes do consumo. Notamos que a sensação de presença e empatia são elementos fundamentais para o Jornalismo Imersivo gerar conexão e sensibilidade com o acontecimento real. A presença virtual propicia a credibilidade e contextualização do acontecimento jornalístico, confirmando então, discussões postas por Domínguez (2013a, 2015, 2017) e Pavlik (2001).
Abstract: The research aims to analyze the relationship between the consumption of a journalistic event and immersive narrative, considering immersion, sense of presence, empathy, other experiences, and expressions. To meet the research objectives, a state-of-the-art on Immersive Journalism between 2010 and 2020 is systematized; the comprehension and apprehension of a journalistic event is investigated in an Immersive Journalism piece in 360 degrees; and assess how the experiences, immersions and sensations are obtained and perceived by five consumers from the consumption with Virtual Reality glasses and headphones of the empirical object “Rio de Lama: the greatest environmental tragedy in Brazil”. The 360-degree immersive journalistic piece records the experiences of residents, spaces, social, and environmental damage that occurred in the village of Bento Rodrigues, district of Mariana-MG in 2015. It is a qualitative research, in the modality of case study and with triangular methodological approach involving bibliographic research, consumption of the immersive piece (divided into questionnaire, observation, and semi-structured interviews) and content analysis of the interviews, observations, and questionnaires. The theoretical basis used starts from the notion that immersion (ARONSON-RAHT et al., 2015; DOMÍNGUEZ, 2013a, 2015, 2017) but on the interest in obtaining sensations, for example, the sensation of presence (DOMÍNGUEZ, 2013a; DE LA PEÑA et al., 2010; SLATER; WILBUR, 1997), empathy (DOMÍNGUEZ, 2013a; STEINFELD, 2019; BUJIC et al. 2020), and other subjective manifestations of each subject in immersive consumption. The work is structured in three chapters: 1) a state-of-the-art systematizing structural features of Immersive Journalism in the last decade (2010-19). Based on the Social Network Analysis (SNA) it presents structural characteristics of studies on the object and reviews the 20 most referenced researches in this period; 2) updated discussions on the subject published in 2020 in order to contribute to future studies. It also locates and revises eight researches related to the consumption of Immersive Journalism; 3) the content analysis of the consumption of the immersive piece with the aid of the IRAMUTEQ software, from the triangulation of the observations of each consumption with data obtained in semi-structured interviews and in the applied questionnaire, with the theoretical aspects adopted. The research finds that the consumption of the 360-degree immersive piece – “Rio de Lama” – carried out with different technologies of glasses, by users used to Virtual Reality and those not used to it, resulted in another understanding, different from the one they had about the event/tragedy before the consumption. The work recognizes that the feeling of presence and empathy are fundamental elements for Immersive Journalism to generate connection and sensitivity with the real event. The virtual presence provides credibility and contextualization of the journalistic event, thus confirming discussions put forward by Domínguez (2013a, 2015, 2017) and Pavlik (2001).
Keywords: Jornalismo
Jornalismo Imersivo
Consumo
Processos jornalísticos
Rio de Lama
Journalism
Journalism. Immersive
Consumption
Journalistic processes
Rio de Lama
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Jornalismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
Citation: ROCHA, Angelo Eduardo. Experiências e sensações: o consumo de jornalismo imersivo. 2021. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3549
Issue Date: 27-Oct-2021
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