Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3558
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática pedagógica das equipes gestoras dos CMEIs na formação continuada dos profissionais da educação infantil na rede municipal de ensino de Ponta Grossa (2000-2020)
metadata.dc.creator: Pereira, Stephany de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.contributor.referee1: Romanowski, Joana Paulin
metadata.dc.contributor.referee2: Peroza, Marilucia Antonia Rezende
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática pedagógica da equipe gestora dos CMEIs na formação continuada dos profissionais da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa/PR. Tem como objetivo analisar a prática pedagógica da equipe gestora dos CMEIs na formação continuada dos profissionais da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa/PR, com vistas a compreensão de como esta vem se constituindo. Para alcançar o objetivo principal desta pesquisa foram definidos os objetivos específicos: i) identificar a trajetória da formação continuada dos profissionais da Educação Infantil dos CMEIs na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa/PR; ii) caracterizar a prática da equipe gestora nessa formação continuada. iii) sistematizar contribuições da prática decorrente dos processos de formação continuada gestados pelas equipes gestoras dos CMEIs da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. A pesquisa é de natureza qualitativa, a organização e análise dos dados tiveram como fundamentação os pressupostos teóricos metodológicos de Bardin (2011). Os encaminhamentos se deram a partir da análise de documentos e entrevistas com profissionais da Secretaria Municipal de Educação e equipes gestoras dos CMEIs atuantes em diferentes períodos desde a constituição da Educação Infantil no município de Ponta Grossa/PR. Para embasamento teórico no que se refere a prática pedagógica, apoiou-se em Martins (1996) e Freire (1987), abordou-se discussões sobre gestores escolares a partir de Kramer (2005), Paro (2010) e Placco (2014). Fundamentou-se a construção do conceito de formação continuada no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática, baseando-se em Santos (1992) e Martins (1997). Os resultados indicam que desde o momento que a Secretaria Municipal da Educação assumiu a Educação Infantil as equipes gestoras dos CMEIs foram se constituindo primeiramente com as diretoras e em alguns casos, pedagogas; em diferentes períodos as diretoras assumiram tripla função, atuando enquanto diretoras, coordenadoras pedagógicas e escriturárias, e ainda assim buscavam tentativas de realizar a formação dos professores; no último período intensifica-se a função formadora das equipes gestoras embora como multiplicadoras das formações recebidas pelas assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação; foram organizadas formas diferentes de organizar as formações sem, no entanto, alterar a concepção de formação continuada; houve um movimento no sentido de partir dos contextos da prática de cada CMEI para pensar formações mais específicas. Espera-se que os resultados possam contribuir para a prática dos gestores escolares em prol de uma formação continuada que supera a ideia da teoria como guia da prática e distribuição do conhecimento, voltando-se para a produção dele na direção de uma sistematização coletiva deste conhecimento.
Abstract: This research has as its object of study the pedagogical practice of the management team of the CMEIs in the continuing education of professionals in Early Childhood Education in the Municipal Education Network of Ponta Grossa/PR. It aims to analyze the pedagogical practice of the management team of CMEIs in the continuing education of professionals in Early Childhood Education in the Municipal Teaching Network of Ponta Grossa/PR, with a view to understanding how it has been constituted. To achieve the main objective of this research, specific objectives were defined: i) to identify the trajectory of the continuing education of professionals in Early Childhood Education in CMEIs in the Municipal Education Network of Ponta Grossa/PR; ii) characterize the practice of the management team in this continuing education. iii) systematize the contributions of the practice resulting from the continuing education processes managed by the management teams of the CMEIs of the Municipal Education Network of Ponta Grossa. The research is qualitative in nature, the organization and analysis of data was based on the theoretical methodological assumptions of Bardin (2011). The referrals were made from the analysis of documents and interviews with professionals from the Municipal Department of Education and management teams of the CMEIs operating in different periods since the establishment of Early Childhood Education in the city of Ponta Grossa/PR. For theoretical foundation with regard to pedagogical practice, it was based on Martins (1996) and Freire (1987), and discussed discussions on school managers from Kramer (2005), Paro (2010) and Placco (2014). The construction of the concept of continuing education was based on the epistemological axis of theory as an expression of practice, based on Santos (1992) and Martins (1997). The results indicate that from the moment that the Municipal Department of Education took over Early Childhood Education, the management teams of the CMEIs were first constituted with the principals and, in some cases, pedagogues; in different periods the principals took on a triple function, acting as directors, pedagogical and clerical coordinators, and yet they sought attempts to train teachers; in the last period, the training function of the management teams is intensified, although as multipliers of the training received by the pedagogical advisors of the Department of Education; different ways of organizing training were organized without, however, significantly altering the concept of continuing education; there was a movement towards starting from the contexts of practice of each CMEI to think about more specific formations. It is expected that the results can contribute to the practice of school managers in favor of continuing education that goes beyond the idea of theory as a guide to practice and knowledge distribution, turning to its production in the direction of a collective systematization of this knowledge.
Keywords: Formação Continuada
Educação Infantil
Gestor Escolar
Prática pedagógica
Continuing Education
Child Education
School Manager
Pedagogical practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Stephany de Souza. A prática pedagógica das equipes gestoras dos CMEIs na formação continuada dos profissionais da educação infantil na rede municipal de ensino de Ponta Grossa (2000-2020). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3558
Issue Date: 26-Nov-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stephany de Souza Pereira. (1).pdfdissertação completa em pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons