Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3561
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desenvolvimento e uso de um software para avaliação de sintomas depressivos em acadêmicos.
metadata.dc.creator: Fornazari, Kelly Cristina de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Miyoshi, Edmar
metadata.dc.contributor.referee1: Ferro, Marcelo Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Lovato, Evellyn Claudia Wietzikoski
metadata.dc.description.resumo: A depressão é uma doença de alta prevalência na população geral e com aumento significativo de casos entre estudantes universitários. Os sinais e sintomas podem levar ao baixo desempenho acadêmico dos estudantes e influenciar negativamente nesta fase de vida. Muitas vezes os indivíduos acometidos pela depressão não buscam ajuda profissional. Diante do observado, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e testar um software, que se utiliza de uma escala de avaliação de sintomas depressivos, para avaliar a ocorrência destes sintomas em acadêmicos. Para isso, foi realizado uma busca por escalas de avaliação de sintomas depressivos a ser utilizada. Posteriormente, o “Software de Avaliação Emocional” (SAVE) foi criado através de programação na linguagem PHP, onde a escala poderia ser respondida pelo usuário, através da internet (smartphones, notebooks, computadores, tabletes). Para testar a sua usabilidade o SAVE foi disponibilizado na página da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde o acesso foi liberado gratuitamente para os acadêmicos e servidores. O total de participantes que responderam o questionário na plataforma SAVE foi de 678 acadêmicos, que se refere a 6,7% do total de acadêmicos da UEPG. Do total de acadêmicos que responderam ao inventário, 539 (79,5%) tinham score maior ou igual a 10, o que significa que tinham sintomas leves, 139 acadêmicos (20,5%) tiveram um score abaixo de 10. Nos meses analisados, o maior número de questionários respondidos foi no mês do lançamento. Os resultados revelaram a importância da ferramenta SAVE para a triagem de sintomas depressivos em acadêmicos. A universidade possui um papel importantíssimo em pesquisas com o intuito de melhorar a saúde mental dos estudantes e por consequência seus resultados na academia. Tal pensamento converge ao da OMS (Organização Mundial da Saúde) que aponta a necessidade de esforços para a melhoria da saúde mental da população.
Abstract: Depression is a highly prevalent disease in the general population, with a significant increase in cases among university students. Signs and symptoms can lead to low academic performance of students and negatively influence this stage of life. And often individuals suffering from depression do not seek professional help. Given what has been observed, the objective of this work was to evaluation and test a software, which uses a scale for evaluation depressive symptoms, to assess the occurrence of these symptoms in students. For this, a search for depressive symptom assessment scales to be used was performed. Later, the “Emotional Assessment Software (SAVE)” was created through programming in PHP language, where the user, through the internet (smartphones, notebooks, computers, tablets), could answer the scale. To test its usability, SAVE was deployed at the State University of Ponta Grossa, where access was free for academics and servers. The total number of participants who answered the questionnaire on the SAVE platform was 678 students, which refers to 6.7% of the total number of students at UEPG. Of the total number of students who responded to the inventory, 539 (79.5%) had a score greater than or equal to 10, and 139 students (20.5%) had a score below 10. In the months analyzed, the highest number of answered questionnaires it was the month of release. The results reveal the importance of the SAVE tool for screening depressive symptoms in students. And, the university has a very important role in research with the aim of improving the mental health of students and, consequently, their results. Such thinking converges with that of the WHO (World Health Organization) which points out the need for efforts to improve the mental health of the population.
Keywords: Depressão
Escalas
Estudantes universitários
Sintomas depressivos
Depression
Scales
University students
Depressive symptoms.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Biológicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas
Citation: FORNAZARI, Kelly Cristina de Souza. Desenvolvimento e uso de um software para avaliação de sintomas depressivos em acadêmicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Biomédicas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3561
Issue Date: 6-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Biomédicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kelly Cristina de Souza Fornazari.pdf653.18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons