Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3572
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores iniciantes na rede municipal de Ponta Grossa: considerações acerca de suas contribuições.
metadata.dc.creator: Castro, Aline Aparecida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objeto a formação de professores desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ponta Grossa/PR para os professores iniciantes, considerando-se as especificidades que tem o período de iniciação à docência. A pesquisa é de abordagem qualitativa e busca responder à seguinte questão norteadora: Quais as contribuições da formação continuada de professores desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR para os professores iniciantes? O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições da formação continuada de professores desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR para os professores iniciantes. Para tal, delinearam-se como objetivos específicos: identificar as iniciativas voltadas à formação continuada de professores desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR para professores iniciantes; verificar quais elementos da formação continuada de professores desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR favorecem a prática pedagógica do professor iniciante. Os pressupostos epistemológicos da pesquisa fundamentam-se na compreensão da teoria como expressão da prática, conforme indicado por Martins (1996), levando-se em consideração, também, o conceito de experiência apresentado por Thompson (1981). O referencial teórico desenvolveu-se a partir dos estudos de autores como Marcelo García (1999, 2012), Imbernón (1998, 2010) e Romanowski (2005, 2012, 2013, 2015). A pesquisa foi realizada com 15 professores da Rede Municipal de Ensino atuantes nos anos iniciais no ano de 2019, contando com a participação, também, de duas Supervisoras de Gestão Pedagógica e de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa/PR. Estas contribuíram com a elucidação acerca da formação continuada vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Os professores participantes encontravam-se em 12 escolas situadas na cidade de Ponta Grossa/PR. Os dados foram coletados por meio de questionário aberto e entrevista semiestruturada e foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos metodológicos da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os dados coletados foram organizados em categorias e subcategorias que emergiram desses dados. A pesquisa indicou que há alguns pontos frágeis e pontos positivos em relação à formação desencadeada pela SME, aos professores iniciantes. Ela contribui para o favorecimento/conhecimento de práticas relacionadas a metodologias de ensino; promove interação/socialização de práticas entre professores; contribui para a aprendizagem dos professores e oferece orientações iniciais que minimizam dúvidas dos professores iniciantes. Entretanto, em sua maioria, a formação não é destinada especificamente aos professores iniciantes e pontos frágeis são apontados. Acredita- se na relevância de serem ofertados momentos formativos especificamente destinados aos professores iniciantes, por meio de um acompanhamento diferenciado, com o objetivo de amenizar os impactos causados pela fase de iniciação e de favorecer substancialmente a aprendizagem desses professores.
Abstract: The object of this study is the teacher training promoted by the Municipal Department of Education (SME) of Ponta Grossa/PR for beginning teachers, considering the specifics of the teaching initiation period. The research has a qualitative approach and seeks to answer the following guiding question: What are the contributions of the continuing education of teachers promoted by the Municipal Department of Education of Ponta Grossa/PR for beginning teachers? The general aim of the research is to analyze the contributions of the continuing education of teachers promoted by the Municipal Department of Education of Ponta Grossa/PR for beginning teachers. To this end, we outlined as specific objectives: identify the initiatives aimed at the continuing education of teachers promoted by the Municipal Education Department of Ponta Grossa/PR for beginning teachers; verify which elements of the continuing education of teachers promoted by the Municipal Department of Education of Ponta Grossa/PR favor the pedagogical practice of the beginning teachers. The epistemological assumptions of the research are based on the understanding of theory as an expression of practice, as indicated by Martins (1996), taking into account, also, the concept of experience presented by Thompson (1981). The theoretical framework was developed from the studies of authors such as Marcelo García (1999, 2012), Imbernón (1998, 2010) and Romanowski (2005, 2012, 2013, 2015). We conducted the research with fifteen teachers from the Municipal Education System, who teach first grade students in the year of 2019, counting also with the participation of two Pedagogical and Teaching Management Supervisors from the Municipal Education Department of Ponta Grossa/PR. They contributed to the elucidation of continuing education linked to the Municipal Department of Education. The participating teachers were located in 12 schools in the city of Ponta Grossa/PR. We collected data through an open questionnaire and semi-structured interviews, and analyzed it according to the theoretical methodological assumptions of content analysis (BARDIN, 1977). We organized the data into categories and subcategories that emerged from them. The research showed that there are both weak and positive points in relation to the training promoted by the SME, for beginning teachers. The research contributes to the favoring/knowledge of practices related to teaching methodologies; promotes interaction/socialization of practices among teachers; and contributes to teachers' learning and offers initial guidance that minimize questions of beginning teachers. However, most of the training is not specifically aimed at beginning teachers, therefore, we pointed out some weaknesses. We believe in the importance of offering training moments specifically for beginning teachers, through differentiated monitoring, which aim to soften the impacts caused by the initiation phase and substantially favor the learning of these teachers.
Keywords: Professor iniciante
Formação continuada
Acompanhamento de professores iniciantes
Período de iniciação profissional
Inserção
Beginning teacher
Continuing education
Monitoring of beginning teachers
Professional initiation period
Insertion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CASTRO, Aline Apareciada. Formação continuada de professores iniciantes na rede municipal de Ponta Grossa: considerações acerca de suas contribuições. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3572
Issue Date: 16-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Aparecida de Castro.pdfdissertação completa em pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons