Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3574
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR. |
metadata.dc.creator: | Machado, Jhonatan Felipe Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mello, Paulo Eduardo Dias de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Stancik, Marco Antonio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Koyama, Adriana Carvalho |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa busca trazer reflexões acerca de como o ensino sobre o Holocausto pode ser considerado, por excelência, o ensino de um tema histórico sensível. Mas, o que podemos considerar sensível dentro do Ensino de História? Isso envolve pensar como o ensino de história tem se colocado diante dos temas sensíveis e sua utilização no campo da história do presente. Discussões que evidenciam um passado vivo dentro das representações sociais que permeiam a sociedade contemporânea, tendo aqui o holocausto nazista como tema central. Temas sensíveis como o holocausto na sala de aula de história possibilitam aos alunos pensar sobre conflitos e problemas do tempo presente. Dentro de suas singularidades, temos a unicidade do holocausto, mas partindo de sua premissa educativa ele nos faz pensar sobre o hoje, um evento histórico que foi humanamente possível e que muitos dos mecanismos que o engendraram ainda permanecem vivos. O debate sobre os temas sensíveis no Ensino de História nos faz pensar caminhos que direcionam para uma educação mais plural e que dê voz aos alunos, para que entendam as conexões entre o passado/presente, pensando na construção de uma sociedade mais justa e que fale sobre os direitos humanos, e que genocídios não tenham mais espaço. É nessa perspectiva que a visita ao Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro do Brasil voltado a esta temática, se efetiva. Então, visando concretizar os ensinamentos obtidos em sala e com a visita a instituição museal, é que os alunos vão utilizar o material paradidático proposto: Borboletas no Museu: a história de Jana Gofrit, se colocando assim como participantes ativos no processo de construção do conhecimento histórico. |
Abstract: | This research seeks to bring reflections on how teaching about the Holocaust can be considered, par excellence, teaching a sensitive historical theme. But, what can we consider sensitive within the teaching of history? This involves thinking how History Teaching has set up before sensitive themes and their use in the field of present history. Discussions that show a live past within the social representations that permeate contemporary society, and here the Nazi Holocaust as a central theme. Sensitive themes such as Holocaust in the history classroom allow students to think about conflicts and problems of the present time. Within their singularities, we have the uniqueness of the Holocaust, but starting from his educational premise he makes us think about today, a historical event that was humanly possible and that many of the mechanisms that engendered him still remain alive. The debate on sensitive issues in history teaching us makes us think paths that direct a more plural education and to give voice to students, to understand the connections between the past / present, thinking about building a fairer society and about human rights, and what genocides do not have more space. It is from this perspective that the visit to the Holocaust Museum of Curitiba, the first of Brazil focused on this theme, if effective. So, in order to realize the teachings obtained in the room and with the visit to the Museeal institution, it is that students will use the proposed paradidactic material: butterflies in the museum: the history of Jana Gofrit, as well as active participants in the process of construction of knowledge historic. |
Keywords: | Ensino de História Holocausto Temas Sensíveis Educação sobre o Holocausto Museu do Holocausto de Curitiba Teaching history Holocaust Sensitive themes Education on the Holocaust Museum of the Holocaust of Curitiba |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História |
Citation: | MACHADO, Jhonatan Felipe Pereira. Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3574 |
Issue Date: | 17-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jhonatan Felipe Pereira Machado.pdf | dissertação completa em pdf | 4.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License