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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Há democracia no "Chão da Fábrica" da socioeducação ? Das contradições às (im)possibilidades no Estado do Paraná.
metadata.dc.creator: Costa, Ana Ligia Bragueto
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silmara Carneiro e
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Maria Nilvane
metadata.dc.contributor.referee2: Luiz, Danuta Estrufika Cantoia
metadata.dc.description.resumo: A dissertação intitulada “Há Democracia no ‘Chão da Fábrica’ dos Centros de Socioeducação? Das contradições às (im) possibilidades no Estado do Paraná” visa analisar os aspectos democráticos da gestão da socioeducação no contexto da execução das medidas de privação de liberdade de adolescentes no Estado do Paraná. A presente reflexão tomará como referência temporal desde o ano de 2014, ocasião em que a gestão da socioeducação passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho. O tema de pesquisa nasceu a partir da minha experiência profissional; considerando que há pouca produção teórica produzida a respeito da temática pelo meio acadêmico, o estudo poderá contribuir na qualificação do trabalho socioeducativo assim como para a produção de conhecimentos a respeito deste. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória que tem como fases as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O universo da pesquisa será constituído por unidades privativas de liberdade da região de Curitiba, região metropolitana e Ponta Grossa, selecionadas por amostra estratificada. Delimitamos a amostra entre as unidades com capacidade igual ou superior a 50 vagas, totalizando quatro unidades. Os sujeitos de pesquisa serão o/a diretor/a ou vice-diretor/a, um/a agente de segurança socioeducativo para representar a equipe de segurança, um/a agente profissional referência de adolescente para representar a equipe técnica, também selecionados por amostra estratificada. Foram escolhidos o profissional com maior tempo de serviço na função, ainda um adolescente internado na unidade e um familiar de adolescente internado na unidade, selecionados por amostra estratificada, sendo escolhidos/as o/a adolescente e familiar de adolescente com maior tempo de permanência na unidade. A participação de todos se deu mediante o critério de voluntariedade. Os instrumentos de coleta foram a entrevista semiestruturada, e o método de análise utilizado foi a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a democracia existente na socioeducação é de característica elitista, centralizada na figura do gestor, sem parâmetros que possam garantir a participação dos adolescentes, famílias, parceiros externos bem como das diferentes equipes que compõem a unidade. Com os resultados deste trabalho, pretendemos apresentar os principais instrumentos e espaços democráticos da gestão das unidades socioeducativas de privação de liberdade da região de Curitiba, região metropolitana e Ponta Grossa a partir do ano de 2014.
Abstract: The dissertation entitled, “Is there Democracy on the Factory Floor of the Socioeducation Centers? From the contradictions to the (im) possibilities in the State of Paraná” aims to analyze the democratic aspects of the management of socialeducation in the context of the execution of measures of deprivation of liberty of adolescents in the State of Paraná. The present reflection will take as a temporal reference, since the year 2014, when the management of socioeducation became the responsibility of the State Department of Justice, Family and Work. The research theme was born from my professional experience and considering that there is little theoretical production produced on the subject by academia, the study may contribute to the qualification of the socioeducational work as well as to the production of knowledge about it. This is an exploratory research that has as its phases the bibliographic, documental and field research. The research universe will be made up of deprived liberty units in the region of Curitiba, metropolitan region and Ponta Grossa, selected by stratified sample. We delimited the sample to units with a capacity of fifty vacancies or more, totaling four units. The research subjects will be the director or vicedirector, a socio-educational security agent to represent the security team, a professional adolescent reference agent to represent the technical team, also selected by stratified sample. The professional with the longest period of service in the function was chosen, as well as an adolescent interned in the unit and a family member of an adolescent interned in the unit, selected by stratified sample, being chosen the adolescent and the adolescent”s family member with the longest period of stay in the unit. The participation of all was voluntary. The collection instruments were semistructured interviews and the analysis method used was content analysis. The results indicated that the existing democracy in the socioeducational system is elitist, centralized in the figure of the manager, without parameters that could guarantee the participation of the adolescents, families, external partners, as well as the different teams that make up the unit. With the results of this study, we intend to present the main instruments and democratic spaces of the management of the juvenile detention units in the region of Curitiba, the metropolitan region and Ponta Grossa from the year 2014.
Keywords: Estado
Democracia
Gestão democrática
Socioeducação
Medidas de privação de liberdade
State
Democracy
Democratic Management
Socio-education
Prison deprivation measures
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: COSTA, Ana Ligia Bragueto. Há democracia no "Chão da Fábrica" da socioeducação? Das contradições às (im)possibilidades no Estado do Paraná. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3602
Issue Date: 9-Nov-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

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