Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3625
metadata.dc.type: Tese
Title: A Trajetória Intelectual de Heleieth Saffioti e “A Mulher Na Sociedade de Classes” (1969), uma contraideologia a ordem patriarcal como ideia dominante
metadata.dc.creator: Sousa, Nilvan Laurindo
metadata.dc.contributor.advisor1: Martiniak, Vera Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Skalinski Junior, Oriomar
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Terezinha de
metadata.dc.contributor.referee4: Orlando, Evelyn de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo A Trajetória Intelectual de Heleieth Saffioti e “A Mulher na Sociedade de Classes” (1969), uma contraideologia à ordem patriarcal como Ideia dominante. Saffioti foi precursora nas linhas de pesquisa de estudos referentes às mulheres e ao sistema capitalista de produção, a partir da utilização do referencial marxista. A obra que subsidiou esta pesquisa apresenta uma análise da instrução/escolarização das mulheres desde a Colônia até a República, e os agravantes deste processo para as desigualdades sociais, bem como o alijamento das mulheres na sociedade capitalista e a consolidação e institucionalização do mito de inferioridade da mulher. Apesar de sua produção acadêmica estar voltada para a análise das condições materiais da sociedade, cabe ressaltar que o campo científico foi construído a partir da presença masculina. Os intelectuais homens estavam presentes durante a trajetória acadêmica e intelectual de Saffioti e, de certa forma, influenciaram em sua produção. Assim, defende-se a tese de que o pensamento sobre a educação e a sociedade é hegemonicamente masculino, porém Heleieth Saffioti sobressaiu-se com a sua produção intelectual, discutindo a condição das mulheres na sociedade patriarcal, contribuindo, dessa forma, para a área educacional e para a produção marxista, ao ampliar o debate. A delimitação temporal centra-se nas décadas de 1950 a 1960, que compreendem seu processo de formação na Escola Normal, seu ingresso em Ciências Sociais, sua docência no ensino superior e a livre docência, com a produção de “A Mulher na Sociedade de Classes”, e o contexto do regime militar, que foi desfavorável para a produção marxista. A pesquisa tem como questão norteadora: Como se consolidou a intelectualidade de Heleieth I. B. Saffioti e qual a contribuição da obra “A mulher na sociedade de classes” (1969) para a Educação? O objetivo geral é analisar os principais momentos da vida, da trajetória acadêmica e profissional de Heleieth Saffioti, buscando evidenciar, a partir da obra “A mulher na sociedade de classes”, as contribuições para educação. Deste objetivo geral, decorrem os específicos: Identificar a trajetória formativa e profissional de Heleieth Saffioti e os reflexos na produção acadêmica; Evidenciar o processo de discussão teórica da obra “A mulher na sociedade de classes”, a partir de Marx e Engels; Discutir as contribuições da obra “A mulher na sociedade de classes” para a área da educação. O estudo tem como aporte teórico as obras de Engels (2010), Marx (2002, 2009, 2011), Marx e Engels (1978, 1977, 2007), Faoro (2001), Fernandes (2008), Tristán (2015) e as publicações de Saffioti (1976, 1987). Do ponto de vista metodológico, este trabalho tem caráter bibliográfico e documental. As fontes utilizadas foram os livros e artigos de Heleieth Saffioti, compreendidos enquanto produtos de uma determinada época, escrita por sujeito histórico que ocupava posições específicas. O estudo demonstrou que Heleieth Saffioti desvelou na obra a relação entre capitalismo e patriarcado, sendo o patriarcado anterior ao capitalismo. Suas contribuições para a educação são as marcas discriminatórias socialmente construídas, elaboradas por um conjunto de dimensões
Abstract: This research had as its object of study The Intellectual Trajectory of Heleieth Saffioti and “The Woman in Class Society” (1969), a conter ideology to the patriarchal as dominant idea. Saffioti was a precursor in the lines of research lines of studies concerning women and the capitalist system of production, from the use of the Marxist referential. The work that subsidized this research presents an analysis of the education/schooling of women, from the Colony to the Republic and the aggravating factors of this process for social inequalities, as well as the alienation of women in the capitalist society and the consolidation and institutionalization of the myth of women's inferiority. Although her academic production was focused on the analysis of the material conditions of society, it is worth noting that the scientific field was built on a male presence. Male intellectuals were present during Saffioti's academic and intellectual trajectory and that, in a way, influenced her production. Thus, we defend the thesis that thought on education and society is hegemonically male, but Heleieth Saffioti stood out with her intellectual production, discussing the condition of women in patriarchal society, and contributed to the educational area and to the Marxist production, broadening the debate. The temporal delimitation focuses on the decade from 1950 to 1960, which includes her training process in the Normal School, her entry in Social Sciences, her teaching in higher education and her free teaching with the production of "The Woman in Class Society", and the context of the military regime which was unfavorable to the Marxist production. The guiding question of this research is: How did the intellectuality of Heleieth I.B. Saffioti and consolidate and what was the contribution of her work "Women in Class Society" (1969) to Education? The general objective is to analyze the main moments in the life and academic and professional trajectory of Heleieth Saffioti, seeking to highlight, based on the work "Women in Class Society", the contributions to education. From this general objective derive the specific objectives that are: identify the formative and professional trajectory of Heleieth Saffioti and the reflections in her academic production; highlight the process of theoretical discussion of the work "Women in class society, by Marx and Engels; discuss the contributions of the work "Women in class society", by Heleieth I. B. Saffioti, to the area of education. This research has as its theoretical basis the works of Engels (2010), Marx (2002, 2009, 2011), Marx and Engels (1978, 1977, 2007), Faoro (2001), Fernandes (2008), Tristán (2015), and the publications of Saffioti (1976, 1987). From the methodological point of view, this research has a bibliographical and documental character. The sources used in this research were the bos, articles by Heleieth Saffioti, understood as products of a certain time, written by historical subject who occupied specific positions. The study showed that Heleieth Saffioti unveiled in her work the relationship between capitalism and patriarchy, patriarchy being prior to capitalism. Her contributions to education are the socially constructed discriminatory marks being elaborated by a set of dimensions.
Keywords: Estado-Educação-Igreja
Mulheres-intelectuais
Heleieth Saffioti
Marxismo-patriarcado-capitalismo
Education-Church
Women-intellectuals
Heleieth Saffioti
Marxismpatriarchalism-capitalism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3625
Issue Date: 21-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nilvan Laurindo Sousa.pdftese completa em pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons