Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3631
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de educadores e educadoras sociais na região dos Campos Gerais: experiências de extensão universitária na UEPG
metadata.dc.creator: Pacheco, Milena
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Érico Ribas
metadata.dc.contributor.referee1: Peloso, Franciele Clara
metadata.dc.contributor.referee2: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa de tema A Educação Social e a Pedagogia Social no processo de formação de Educadores e Educadoras Sociais na cidade de Ponta Grossa em nível de extensão vem a corroborar as reflexões e propostas, no tocante à qualidade da formação dos(as) profissionais na área da Educação Social, tendo, como objeto de estudo, a formação de Educadores e Educadoras Sociais por meio da extensão universitária na cidade de Ponta Grossa. Nesse sentido, este estudo propôs, como objetivo geral, investigar os processos formativos de extensão por meio do curso extensionista realizado na cidade de Ponta Grossa no ano de 2019. Também, como objetivos específicos, a pesquisa pautou-se primeiramente em analisar o curso de extensão, por meio dos resultados dos questionários e registros das cartas, apontando quais elementos advindos dos(as) cursistas são imprescindíveis para formação de Educadores(as) Sociais no Brasil; como segundo objetivo, tal pesquisa buscou compreender como a extensão pode contribuir para a formação em Educação Social e Pedagogia Social; e, como terceiro objetivo, buscou-se identificar, nos materiais resultantes das considerações dos cursistas, subsídios para pensar a formação dos(as) Educadores(as) Sociais no país. Os sujeitos da pesquisa foram os cursistas que participaram da primeira edição do Curso para Educadores Sociais da Cidade de Ponta Grossa, e a coleta de dados foi organizada a partir do questionário de avaliação do curso e as cartas que registraram a visão dos(as) participantes sobre o curso dos(as) Educadores(as) Sociais. Para a metodologia, a pesquisa de caráter exploratória e documental utilizou-se da coleta, organização e categorização dos dados por meio da análise de conteúdo, articulada com a perspectiva do materialismo histórico-dialético do autor sardo Antônio Gramsci (1891-1937) para contribuição da análise dos dados e referencial teórico. Entre os resultados, encontra-se a importância da perspectiva e do poder de representatividade dos(as) participantes do primeiro curso de extensão para Educadores(as) Sociais no Paraná, em especial na cidade de Ponta Grossa. Por último, seus apontamentos trouxeram elementos que corroboram a reflexão sobre a formação de Educadores e Educadoras Sociais no seu aspecto formativo, e que poderão fornecer subsídios para contemplar aspectos para elaboração de próximas edições do curso para os(as) Educadores Sociais em extensão, incluindo outras formações na área da Educação Social e Pedagogia Social, que necessitam ser ampliadas no país.
Abstract: The research on Social Education and Social Pedagogy in the process of training Social Educators in the city of Ponta Grossa at the extension level corroborates the reflections and proposals regarding the quality of the training of professionals in the area of Social Education, having as object of study the training of Social Educators through university extension in the city of Ponta Grossa. In this way, this study aimed, as a general objective, to investigate the formative processes of extension through the extension course held in the city of Ponta Grossa in the year 2019. Also, as specific objectives, the research was based, firstly, on analyzing the extension course, by means of the results of the questionnaires and records of letters, indicating which elements coming from the students are essential for the formation of Social Educators in Brazil; as a second objective, it aimed to understand how extension courses can contribute to the formation in Social Education and Social Pedagogy; and, as a third objective, it sought to identify, in the materials resulting from the considerations of the students, subsidies to think about the formation of Social Educators in the country. The research subjects were the trainees who participated in the first edition of the Course for Social Educators in the city of Ponta Grossa and data collection was organized based on the course evaluation questionnaire and the letters that registered the participants' view on the course for Social Educators. For the methodology, the exploratory and documentary research used the collection, organization and categorization of data through content analysis, articulated with the perspective of the dialectical historical materialism of the Sardinian author Antônio Gramsci (1891-1937) to contribute to the data analysis and theoretical framework. Among the results, one can find the importance of the perspective and the power of representativeness of the participants of the first extension course for Social Educators in Paraná, especially in the city of Ponta Grossa. Finally, their notes brought elements that corroborate the reflection on the formation of Social Educators in its formative aspect, which may provide subsidies to contemplate aspects for the elaboration of future editions of the course for Social Educators in extension, including other formations in the areas of Social Education and Social Pedagogy, which need to be expanded in the country.
Keywords: Formação de Educadores e Educadoras Sociais
Extensão Universitária
Antônio Gramsci
Educação Social
Pedagogia Social
Formation of Social Educators
University Extension
Antonio Gramsci
Social Education
Social Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PACHECO, Milena. Formação de educadores e educadoras sociais na região dos Campos Gerais: experiências de extensão universitária na UEPG. Ponta Grossa, 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3631
Issue Date: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena Pacheco.pdfdissertação completa em pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons