Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3639
metadata.dc.type: Tese
Title: A Educação Física Escolar nas APAEs Paranaenses: Diálogos, desafios e perspectivas.
metadata.dc.creator: Hykavei Junior, Paulino
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Gilmar de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: El Tassa, Khaled Mohamad
metadata.dc.contributor.referee2: Vitalino, Celia Regina
metadata.dc.contributor.referee3: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Papi, Silmara de Oliveira Gomes
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como objeto de pesquisa a percepção de professores de Educação Física sobre a intervenção profissional da Educação Física nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) no estado do Paraná. A pesquisa é qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2012) e tem a seguinte problemática: Como se efetiva a intervenção profissional na Educação Física nas APAEs do estado do Paraná? A pesquisa tem como objetivo analisar a intervenção profissional na Educação Física nas APAEs paranaenses, a partir de diálogos com os professores da disciplina. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa foi consubstanciado pelos estudos de Betti (1996; 2005) sobre uma teoria da prática na área da Educação Física. A pesquisa foi realizada nas APAEs no estado do Paraná, tendo como sujeitos 322 professores de Educação Física, atingindo os 30 conselhos no estado do Paraná. Na pesquisa utilizou-se como procedimento de coleta de dados a roda de conversa (MOURA; LIMA. 2014). Para a organização dos dados recorreu-se à Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados apontam que quando se fala em teoria na Educação Física os professores relataram que atualmente o material utilizado não está ligado com a realidade escolar, que nas aulas práticas existe dificuldade em se trabalhar com todos os alunos ao mesmo tempo, devido às diferentes deficiências que estão nas turmas e que os professores necessitam de auxiliares nas aulas para poder executar um trabalho de qualidade. Sobre a avaliação destacou-se que não existe uma avaliação que atenda as especificidades dos alunos, e em relação à documentação evidenciou-se que os professores preenchem muitas fichas, e esse tempo utiliza grande parte do trabalho do professor. Foi concluído que a Educação Física na Educação Especial necessita de uma reformulação, com diálogo entre os professores atuantes nas APAEs e mudanças na metodologia das aulas. A ressignificação das APAEs pode também contribuir para aprimorar o atendimento educacional oferecido para todos os alunos pela rede estadual paranaense.
Abstract: This thesis has as its object of research the perception of Physical Education teachers about the professional intervention of Physical Education in the Associations of Parents and Friends of the Exceptional (APAEs) in the state of Paraná. The research is qualitative (LÜDKE; ANDRÉ, 2012) and has the following problem: How is professional intervention in Physical Education effective in APAEs in the state of Paraná? The research aims to analyze the professional intervention in Physical Education in APAEs of Paraná, based on dialogues with the teachers of the discipline. The theoretical framework that underlies the research was substantiated by studies by Betti (1996; 2005) on a theory of practice in the field of Physical Education. The research was carried out in APAEs in the state of Paraná, with 322 Physical Education teachers as subjects, reaching 30 councils in the state of Paraná. In the research, the conversation circle was used as a data collection procedure (MOURA; LIMA. 2014). To organize the data, we used the Content Analysis proposed by Bardin (2010). The results show that when talking about theory in Physical Education, teachers reported that currently the material used is not linked to the school reality, that in practical classes there is difficulty in working with all students at the same time, due to the different deficiencies that are in the classes and that the teachers need assistants in the classes to be able to carry out quality work. Regarding the evaluation, it was highlighted that there is no evaluation that meets the specificities of the students, and in relation to the documentation, it was evidenced that the teachers fill in many forms, and this time uses a large part of the teacher's work. It was concluded that Physical Education in Special Education needs a reformulation, with dialogue between teachers working in APAEs and changes in the methodology of classes. The re-signification of APAEs can also contribute to improving the educational service offered to all students by the Paraná state network.
Keywords: Educação Física
Instituição especializada
APAE
Physical education
Specialized institution
APAE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: HYKAVEI JUNIOR, Paulino. A Educação Física Escolar nas APAEs Paranaenses: Diálogos, desafios e perspectivas. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3639
Issue Date: 7-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulino Hykavei Junior.pdftese completa em pdf16.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons