Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3640
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Professoras universitárias negras de língua inglesa do Brasil e o letramento racial crítico: práticas subversivas em narrativas autobiográficas.
metadata.dc.creator: Real, Luara Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Aparecida de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Kelly Barros
metadata.dc.description.resumo: As pessoas negras no Brasil, em sua maioria, vestem com a sua pele a discriminação, o racismo e o afastamento dos lugares de sucesso e destaque. Quando mulheres, essa dinâmica se acentua, uma vez que o intercruzamento das opressões de raça, gênero e classe submete a mulher negra à asfixia social, como postulado por Sueli Carneiro (2011). Por essa razão, a imagem da mulher negra não é recorrentemente associada ao que se imagina como falante de língua inglesa e, ainda menos, de docente dessa língua de prestígio. Nessa direção, esta dissertação, situada na linguística aplicada, tem como metodologia a pesquisa narrativa, por meio de narrativas autobiográficas. Essas narrativas foram geradas por meio da entrevista semiestruturada e buscam responder como cinco professoras de língua inglesa de instituições públicas de ensino superior, de cinco regiões diferentes do país, entendem a relação entre suas identidades, atuações e a subversão que representam. O que motiva a perspectiva da pesquisa é a importância de que falemos sobre e com as pessoas negras, sem somente enfatizar o sofrimento vivido. Dessa forma, para além do cunho denunciativo, que versemos sobre o sucesso e a esperança de mais resultados da luta antirracista. As três perguntas que respondo nesta pesquisa são: “como as professoras negras, através de suas narrativas autobiográficas, relacionam seu sucesso profissional e a questão racial?”; “como o letramento racial crítico atravessa as vivências das professoras universitárias negras de língua inglesa participantes?” e “como as professoras participantes percebem que se deu/dá sua contribuição para uma sociedade mais equitativa em se tratando da intersecção de gênero e raça?”. O referencial teórico que permite a análise das narrativas autobiográfico ancora-se principalmente em perspectivas do feminismo negro balizadas em Carneiro (2011; 2018), Kilomba (2019), hooks (2013; 2015; 2019); já a interseccionalidade tem aporte em Akotirene (2019), Crenshaw (1998; 2002) e Collins (2021). Para o letramento racial crítico, trago Ferreira (2014, 2015; 2019) e a identidade docente de língua inglesa tem suporte de Kubota e Lin (2006). O resultado das análises indica que embora as professoras tenham enfrentado o racismo cotidianamente desde antes do ingresso e à docência no ensino superior, elas entendem que são profissionais bem-sucedidas e que inspiram outras mulheres negras, bem como representam a demarcação de uma corporeidade outra ao que é entendido como norma no ensino e aprendizagem de língua inglesa.
Abstract: Black people in Brazil commonly wear discrimination, racism and distance from places of success and prominence as their skin. When they are women, this dynamic is reinforced, since as stated by Sueli Carneiro (2011), the intersection of racial, gender and class oppressions submit black women to social asphyxia. For this reason, the image of black women is not recurrently associated with that of an English-speaker, or even who teaches that prestigious language. This research, located in applied linguistics with the narrative research methodology through autobiographical narratives, generated by semi-structured interviews, responds as five ESL professors from public institutions of higher education, from five different regions of Brazil, understand the interrelation between their identities, performances and the subversion they represent. What motivates the perspective adopted in the research is the importance of talking about and with black people without only emphasizing the suffering they experienced, in addition to denouncing it, talking about the success and hope of more results from anti-racist practices. The three research questions are: “how do black ESL professors, through their autobiographical narratives, relate their professional success to the racial issue?”; “How is critical racial literacy in the experiences of participating black university ESL professors?”; and “how do the participating professors perceive that their contribution to a more egalitarian society in relation to the intersection of gender and race has happened and is taking place?”. The theoretical framework that allows the analysis of autobiographical narratives is mainly based on perspectives such as black feminism with the researcher’s perspectives of Carneiro (2011 and 2018), Kilomba (2019) and hooks (2013, 2015 and 2019), intersectionality, based on Akotirene (2019) and Crenshaw (1998 and 2002) and Collins (2021), critical racial literacy, based on Ferreira (2014, 2015 and 2019) and the ESL teacher's identity, based on Kubota and Lin (2006). The results of the analysis indicate that although the teachers have faced racism on a daily basis since before entering and teaching in higher education, they understand that they are successful professionals and that they inspire other black women, as well as representing the demarcation of another corporeality than is understood to be the norm in ESL teaching and learning.
Keywords: Letramento racial crítico
professoras universitárias negras de língua inglesa
interseccionalidade
identidade docente de língua inglesa.
Critical racial literacy
black female ESL professors
intersectionality
ESL teacher’s identity.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: REAL, Luara Rodrigues. Professoras universitárias negras de língua inglesa do Brasil e o letramento racial crítico: práticas subversivas em narrativas autobiográficas. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3640
Issue Date: 18-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luara Rodrigues Real.pdfdissertação completa em pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons