Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3643
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Base Nacional Comum Curricular de História no estado do Paraná: contexto de produção e conteúdo prescrito.
metadata.dc.creator: Felippi, Ana Célia Choldys
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello, Paulo Eduardo Dias de
metadata.dc.contributor.referee1: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Bittencourt, Circe Maria Fernandes
metadata.dc.description.resumo: O currículo proposto é uma peça central no trabalho docente. Considerando tal centralidade, nossa pesquisa propôs analisar o Currículo da Rede Estadual Paranaense – Ensino Fundamental Anos Finais (CREP), enquanto desdobramento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para realizar tal ação, amparados na Teoria Crítica do Currículo, que propõe a desnaturalização do currículo e sua intrínseca relação com o contexto no qual é construído, analisamos as trajetórias curriculares nacional e paranaense, desde o final da década de 1980 até o presente, a fim de compreender os processos de reformas curriculares, suas motivações e as noções de "consensualização” e de participação democrática neles presentes. Nosso enfoque é a disciplina de História, como esta foi abordada na BNCC, e, posteriormente, desenvolvida no CREP. Dessa forma, como parte propositiva do trabalho, realizamos a análise crítica do currículo, a partir de quatro categorias fundamentais no ensino de História: concepção e objetivos da disciplina; conteúdos; metodologia e avaliação e, além disso, procedemos breve exame dos aspectos da BNCC que ganharam evidência no currículo paranaense. Nossa pesquisa se apresenta como um convite ao debate entre os docentes da disciplina, enquanto uma possibilidade de abordagem do CREP como currículo proposto. Para o seu desenvolvimento, utilizamos a análise documental e a revisão bibliográfica, sendo o texto construído a partir do diálogo com autores como Antonio Viñao Frago, Circe Bittencout, Ivor Goodson, José Gimeno Sacristán e Tomaz Tadeu da Silva com as principais fontes utilizadas: os documentos orientadores oficiais, ou seja, o currículo proposto.
Abstract: The proposed curriculum is a central piece of teaching work. Considering this centrality, this research proposed to analyze the Curriculum of the State of Paraná (CREP, in Portuguese), related to the final years of Elementary School, as an unfolding of the National Common Curricular Base (BNCC, in Portuguese). To carry out this action, supported by the Critical Theory of the Curriculum, which proposes the denaturalization of the curriculum and its intrinsic relation to the context in which it is built, we analyzed the national and the state of Paraná curricular trajectories, from the late 1980s to the present, in order to understand the processes of curricular reforms, their motivations and the notions of "consensualization" and democratic participation present in them. Our focus is the subject of History, as it was approached in the BNCC and, later, developed in the CREP. As a purposeful part of the work, we carried out a critical analysis of the curriculum, from four fundamental categories to the teaching of History: conception and objectives of the subject; contentes; methodology and evaluation and, in addition, we carried out a brief examination of the BNCC aspects that gained evidence in the curriculum of Paraná. Our research presents itself as an invitation to debate among the teachers of the subject, as a possible approach of CREP as a proposed curriculum. For its development, we used document analysis and bibliographic review. The text was built from the dialogue with authors such as Antonio Viñao Frago, Circe Bittencout, Ivor Goodson, José Gimeno Sacristán, and Tomaz Tadeu da Silva with the main sources used: the official guiding documents, that is, the proposed curriculum.
Keywords: Currículo
Ensino de História
BNCC.
CREP
Reforma curricular
Curriculum
History teaching
BNCC
CREP
Curriculum reform
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: FELIPPI, Ana Célia Choldys. Base Nacional Comum Curricular de História no estado do Paraná: contexto de produção e conteúdo prescrito. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3643
Issue Date: 25-Apr-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Célia Choldys Felippi.pdfdissertação completa em pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons