Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3649
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino religioso como possibilidade pedagógica à promoção de ações pela cultura de paz no campo educacional.
metadata.dc.creator: Giardini, Patricia Machado Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee1: Preuss, Lislei Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Hammes, Lúcio Jorge
metadata.dc.description.resumo: Diante da inserção legal trazida para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional através da Lei nº13.663/2018, pela qual se preceitua que os estabelecimentos de ensino deverão promover ações em prol da Cultura de Paz no ambiente escolar, surgiu o questionamento de quais seriam os procedimentos possíveis para cumprir tal norma. Assim, este trabalho tem por objetivo central, verificar se o Ensino Religioso como área do conhecimento integrante da Base Nacional Comum Curricular pode ser considerado uma estratégia hábil à promoção da Cultura de Paz nas Escolas. Para tanto, buscou-se estudar os aspectos centrais acerca da Cultura de Paz, da Educação para a Paz, das Religiões e do Ensino Religioso, inclusive os seus conceitos, cujos referenciais teóricos se firmam em autores de áreas interdisciplinares como Educação, Sociologia, História e Direito. A partir da escolha destes quatro aspectos centrais, foram pesquisadas algumas noções a partir da Teoria da Complexidade para se configurar uma melhor compreensão da Cultura de Paz e da Educação para a Paz, em especial as possibilidades apontadas para resolução de conflitos de forma positiva. Em seguida, buscou-se conhecer algumas teorias religiosas estabelecidas por filósofos, bem como de modelos religiosos existentes no mundo. Para tanto, procurou-se uma convergência entre as principais Religiões no mundo, com o fim de se verificar as perspectivas para a aproximação da Cultura de Paz com o Ensino Religioso. A partir destes, a interrelação com a liberdade religiosa e a cosmovisão, com a religiosidade, a espiritualidade e os valores humanos. Assim, buscou-se descobrir pistas sobre a possibilidade de o Ensino Religioso laico, como consta da legislação educacional vigente, poder ser utilizado com o fim de promover a Cultura de Paz no ambiente escolar. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa e de caráter exploratório. Assim, após esmiuçar o referencial teórico abarcado, escolheu-se o grupo de Formação Humana/Ensino Religioso do ensino fundamental, da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa-PR para pesquisa de campo. A coleta dos dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas realizadas com educadoras ligadas ao referido grupo, com perguntas relacionadas a duas temáticas: Cultura de Paz e Ensino Religioso/Espiritualidade. Como resultados, dentre outros, descobriram-se as possibilidades advindas do resgate dos valores humanos para levar Cultura de Paz ao ambiente escolar. Bem como, que os mesmos valores podem ser incluídos nas diretrizes do Ensino Religioso.
Abstract: Given the legal insertion brought to the Law of Directives and Bases of National Education through Law No. 13663/2018, which states that educational institutions should promote actions for the Culture of Peace in the school environment, the question arose what would be the possible procedures to fulfill this norm. Thus, this work has as its main objective, to verify if Religious Education as an area of knowledge and part of the Common National Curricular Base can be considered a strategy capable of promoting the Culture of Peace in schools. For that, it was sought to study the central aspects about the Culture of Peace, Education for Peace, Religions and Religious Education, including their concepts, whose theoretical references are based on authors from interdisciplinary areas such as Education, Sociology, History and Law. From the choice of these four central aspects, some notions from the Complexity Theory were researched to set up a better understanding of the Culture of Peace and Education for Peace, especially the possibilities pointed out for resolving conflicts in a positive way. Each school is formed by a community that reflects its routine, its conflicts and the way of being and acting of the people who are in that place, integrating a community, a neighborhood or a city according to their own aspects such as culture, access to goods and services, violence, among others. Thus, the actions for the Culture of Peace cannot be the same for all schools, because they will vary according to the place where it is located. Next, we tried to get to know some religious theories established by philosophers, as well as the religious models existing in the world. For this, a convergence among the main religions in the world was sought, in order to verify the perspectives for the approximation of the Culture of Peace with Religious Education. From these, the interrelation with religious freedom and worldview, with religiosity, spirituality, and human values. Thus, we sought to discover clues about the possibility that secular Religious Education, as stated in the educational legislation in force, can be used to promote the Culture of Peace in the school environment. The methodology used was qualitative and exploratory research. Thus, after analyzing the theoretical reference covered, the Human Formation/Religious Education group of the elementary school of the Municipal Department of Education of the city of Ponta Grossa-PR was chosen for the field research. Data collection was made through semistructured interviews with educators connected to this group, with questions related to two themes: Culture of Peace and Religious Teaching/Spirituality. As results, among others, it was discovered the possibilities arising from the rescue of human values to bring a Culture of Peace to the school environment. The same values can be included in the Religious Education guidelines.
Keywords: Cultura de Paz
Educação para a Paz
Ensino Religioso
Escola
Religiões
Culture of Peace
Education for Peace
Religious Education
School
Religions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: GIARDINI, Patrícia Machado Pereira. O ensino religioso como possibilidade pedagógica à promoção de ações pela cultura de paz no campo educacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3649
Issue Date: 7-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia Machado Pereira Giardini.pdfdissertação completa em pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons