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http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3670
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Pixação e o circuito artístico brasileiro (2005-2021): disputas e novas possibilidades. |
metadata.dc.creator: | Lara, Priscila Mocelin |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Varella, Patricia Camera Varella |
metadata.dc.contributor.referee1: | Torres, Renato |
metadata.dc.contributor.referee2: | Schoenherr, Rafael |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa apresenta o fenômeno de disputa, absorção e interação/integração da pixação no circuito artístico brasileiro, com destaque para o caso paulistano, a partir do evento de ocupação da Bienal Internacional de São Paulo por pixadores, que ocorreu em 2008. Nesta conjuntura verificam-se os rompimentos dos usos e das funções da prática da pixação, junto ao contexto dessas ações e de outras que se estendem com a introdução das mídias digitais e da ampliação do mercado artístico. Nesta esfera, objetiva questionar as expressões visuais e seus discursos, considerando observar quais mudanças e/ou permanências de expressão e de discurso ocorrem quando a sua produção passou a ser inserida em locais não usuais. Propõe-se analisar o rompimento de paradigma, quando se observa a ampliação da circulação e do aceite da pixação, que tradicionalmente era realizada nos espaços públicos e que passa a ser assimilada por eventos estabelecidos no campo artístico como, por exemplo, a Bienal Internacional de Arte de São Paulo e as galerias especializadas. A pesquisa também investiga como parte das mídias (digitais) influenciam e colaboram para a divulgação e expansão dos trabalhos desenvolvidos pelos pixadores e a formação de suas redes sociais. Para alcançar os objetivos propostos, o desenvolvimento da pesquisa conta com reflexões e enlaces teóricos sobre a história da arte, questões sobre a identidade dos pixadores, expressão estética, espaços de poder, direito à/da cidade, campo simbólico e suas distintas temporalidades, tratando de uma análise documental de diversas fontes como jornais impressos, mídias digitais e cartazes. Utilizou-se como principais referenciais teóricos Néstor García Canclini, Anne Cauquelin, Armando Silva, Michel de Certeau e Maria Lúcia Bastos Kern para analisar a relação entre a arte e a cidade, a complexidade cultural latino-americana e o hibridismo na arte. |
Abstract: | The present research presents the phenomenon of absorption and interaction/integration of pixação in the Brazilian artistic circuit, especially in São Paulo, from the event of occupation of the Sao Paulo International Art Biennial by pixadores, which took place in 2008. In this broad context, there are ruptures in the uses and functions of the practice of pixação, along with the context of these actions and others that extend with the introduction of digital media and the expansion of the artistic market. In this sphere, it aims to question visual expressions and their discourses, considering what changes and/or continuities of expression and discourse occur when their production started to be inserted in unusual places. In other words, it is proposed to analyze the paradigm break, when one observes the expansion of the circulation and acceptance of pixação, which was traditionally performed in public spaces and which is now assimilated by established events in the artistic field, such as, for example, the São Paulo International Art Biennial and the specialized galleries. In addition to these questions, the research also investigates how part of the (digital) media influence and collaborate for the dissemination and expansion of the work developed by pixadores and the formation of their social networks. To achieve the proposed objectives, the development of the research has reflections and theoretical links on the history of art, questions about the identity of pixadores, aesthetic expression, spaces of power, right to/of the city, symbolic field and its different temporalities, dealing with from a documental analysis of several sources such as printed newspapers, digital media and posters. Néstor García Canclini, Anne Cauquelin, Armando Silva, Michel de Certeau and Maria Lúcia Bastos Kern were used as main theoretical references to analyze the relationship between art and the city, Latin American cultural complexity and the concept of hybridity in art. |
Keywords: | Pixação Pichação Circuito Artístico Arte Contemporânea Cultura Visual Pixação Graffiti Artistic Field Contemporary art |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | LARA, Priscila Mocelin. Pixação e o circuito artístico brasileiro (2005-2021): disputas e novas possibilidades. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3670 |
Issue Date: | 27-Apr-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em História |
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