Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3689
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS PRÁTICAS CIRCULARES COMO POSSIBILIDADES PARA O DEBATE DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NAS AULAS DE HISTÓRIA
metadata.dc.creator: Corrêa, Luciane
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Vázquez, Georgiane Garabely Heil
metadata.dc.contributor.referee2: Orth, Glaucia Mayara Niedermeyer
metadata.dc.description.resumo: A elaboração da presente pesquisa do mestrado Profissional em Ensino de História versa sobre o uso da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, de Kay Pranis, na perspectiva proativa, de Ted Wachtel, no Ensino de História. O problema proposto é: como o uso da metodologia das práticas circulares pode auxiliar no debate de gênero, corpo e sexualidade no Ensino de História e criar um ambiente justo e equitativo na escola? Para isso foi necessário analisar como estão as relações de gênero no espaço escolar. Nesta perspectiva, as fontes utilizadas para a pesquisa se constituíram de um conjunto de Atas de registros escolares dos conflitos vividos pelas meninas, no período de 2015 a 2019 e dos regimentos escolares de duas escolas públicas do munícipio de Ponta Grossa – PR- selecionadas na pesquisa. Uma escola tradicional e uma escola que implantou o Programa da Justiça Restaurativa e as práticas circulares nos últimos quatro anos. A metodologia adotada na pesquisa foi a revisão bibliográfica e análise documental dos registros formais escolares, registros de ocorrências e regimento escolar. Para a análise dos registros foi aplicado os conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault. O resultado encontrado nos registros escolares é de uma série de problemas que podem ser descritos como pertencentes a diversos temas: namoro, sexualidade, violência, assédios, entre outros. Para a parte propositiva, elaboramos um material paradidático lúdico para auxiliar nas práticas circulares sobre gênero: corpo e sexualidade. O material é composto por uma caixinha com 35 cartinhas com perguntas que auxiliam no desenvolvimento da prática circular, são perguntas que podem ser utilizadas como check in check out e/ou perguntas norteadoras. Bem como, oito cartas históricas que informam sobre conceitos e fatos históricos relacionados ao tema da pesquisa.
Abstract: The elaboration of the present research of the Professional Masters in History Teaching deals with the use of the Peacemakig Circles methodology, by Kay Pranis, in the proactive perspective, by Ted Wachtel, in History teaching. The proposed problem is: how can the use of the circle practices methodology help in the gender debate, body and sexuality in History Teaching and create a fair and equitable environment at school? For this, it was necessary to analyze how gender relations are in the school space. In this perspective, the sources used for the research consisted of a set of school records Minutes of the conflicts experienced by the girls, from 2015 to 2019 and of the school regiments of two public schools in the municipality of Ponta Grossa - PR - selected in the research. A traditional school and a school that has implemented the Restorative Justice Program and circle practices in the last four years. The methodology adopted in the research was the bibliographic review and documental analysis of formal school records, occurrences records and school regiment. For the records analysis, the concepts of Michel Foucault's theory of discourse were applied. The result found in school records is a series of problems that can be described as belonging to different themes: dating, sexuality, violence, harassment, among others. For the propositional part, we developed a playful paradidactic material to assist the circle practices about gender: body and sexuality. The material consists of a box with 35 cards with questions that help in the circle practice development, these are questions that can be used as check in check out and/or guiding questions. As well as eight historical letters that inform about concepts and historical facts related to the research topic.
Keywords: Ensino de História
Práticas circulares
Gênero
Corpo
Sexualidade
History teaching
Circle practices
Gender
Body
Sexuality.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: CORRÊA, Luciane. As práticas circulares como possiblidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de História. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3689
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciane Corrêa.pdfdissertação completa em pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons