Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3697
metadata.dc.type: Dissertação
Title: "O índio que mora na cabeça dos iratienses": uma proposição didática para o trabalho com a história indígena em Irati.
metadata.dc.creator: Vitoriano, Edislaine Terezinha Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Benatte, Antonio Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da presente pesquisa é investigar a importância de conteúdos da história local indígena para o combate ao preconceito dos alunos do Ensino Médio do município de Irati, estado do Paraná. Para tanto, apresentaremos uma proposta de abordagem com estes alunos com a seguinte questão norteadora: como proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas capacidades cognitivas acerca do conhecimento histórico referente à temática indígena, sugerindo que eles utilizem o letramento histórico adquirido como referencial em sua prática cotidiana? Para tal proposta, opera-se um recorteda temática da história local dos povos indígenas que deram nome à cidade de Irati —Iraty, em tupi guarani, que significa “rio de mel” —, e de como a história iratiense foi ensinada com base na obra do escritor e historiador amador local José Maria Orreda, autor de uma vasta obra publicada, dividida entre coleções de livros e periódicos que abordam aspectos artísticos, culturais, esportivos e históricos do município. Os textos de Orreda compõem o acervo de todas as bibliotecas municipais e estaduais do município, figuram como referência para o ensino e o estudo da história local. Analisaremos a influência de duas obras que tratam da temática indígena desse intelectual em sala de aula: História de Irati, Volumes I, II e III (1972-1986) e Educação em Irati: 1901-2001 Cem anos de História (2004). Objetivamos ampliar a investigação dessas práticas de ensino no espaço escolar e no ensino de História local indígena. Buscaremos os conflitos, as tensões e as (inter)ações que se dão a partir das relações de ensino com as obras dos memorialistas. Confrontar-se-á o material coletado nas obras de Orreda, com o próprio Orreda em dois tempos, e com os estudos atuais referentes à história indígena local e paranaense. A presente pesquisa está inserida na perspectiva da educação histórica, em que as relações dos estudantes com o saber histórico precisam ser mediadas, de maneira que a relação entre história e vida possa nortear a prática humana no tempo. Dessa forma, a pesquisa se inscreve em uma temática que tem como premissa a concepção de função social que o ensino de História possui na atualidade, o combate à reprodução de preconceitos e estereótipos.
Abstract: El objetivo de la presente investigación es investigar la importancia de los contenidos de historia local indígena para combatir el prejuicio de los estudiantes de secundaria en el municipio de Irati, estado de Paraná. Para ello, presentaremos una propuesta de abordaje con estos estudiantes con la siguiente pregunta orientadora: ¿cómo brindar a los estudiantes la oportunidad de desarrollar sus habilidades cognitivas sobre el conocimiento histórico sobre temas indígenas, sugiriendo que utilicen la alfabetización histórica adquirida como referencia en su práctica cotidiana. Para esta propuesta se hace un corte sobre el tema de la historia local de los pueblos indígenas que dieron nombre a la ciudad de Irati —Iraty, en tupi guaraní, que significa “río de miel”—, y cómo la historia de Irati se impartió con base en la obra del escritor e historiador aficionado local José María Orreda, autor de una vasta obra publicada, dividida entre colecciones de libros y publicaciones periódicas que abordan aspectos artísticos, culturales, deportivos e históricos del municipio. Los textos de Orreda forman parte del acervo de todas las bibliotecas municipales y estatales del municipio, y son un referente para la enseñanza y el estudio de la historia local. Analizaremos la influencia de dos obras que abordan la temática indígena de este intelectual en el aula: História de Irati, tomos I, II y III (1972-1986) y Educação em Irati: 1901-2001 Cien años de historia (2004). El objetivo es ampliar la investigación de estas prácticas docentes en el espacio escolar y en la enseñanza de la historia local indígena. Se buscarán los conflictos, tensiones e (inter)acciones que surgen de las relaciones docentes con las obras de los memorialistas. Se confrontará el material recogido en las obras de Orreda, con el propio Oreda en dos períodos, y con los estudios actuales referentes a la historia local e indígena paranaense. La presente investigación se inserta en la perspectiva de la educación histórica, en la que es necesario mediar las relaciones de los estudiantes con el saber histórico, para que la relación entre historia y vida pueda orientar la práctica humana a lo largo del tiempo. De esta forma, la investigación se inscribe en una temática que tiene como premisa la concepción de la función social que tiene hoy la enseñanza de la Historia, la lucha contra la reproducción de prejuicios y estereotipos.
Keywords: Histórias negadas
Ensino de História
História local
Indígenas
Historias negadas
Enseñanza de la Historia
Historia local
Indígenas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: VITORIANO, Edislaine Terezinha Fernandes. O índio que mora na cabeça dos Iratienses: uma proposição didática e reavaliação dos escritos de José Maria Orreda. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3697
Issue Date: 1-Jul-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edislaine Terezinha Fernandes Vitoriano.pdfdissertação completa em pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons