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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento pedagógico.
metadata.dc.creator: Bueno, Olga Mara
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Martiniak, Vera Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Barroco, Sonia Mari Shima
metadata.dc.contributor.referee3: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.contributor.referee4: Schneckenberg, Marisa
metadata.dc.description.resumo: A Educação Inclusiva das pessoas com deficiência vem exigindo novas sensibilidades e políticas de inclusão que assegurem não apenas o acesso, mas que possam oportunizar desenvolvimento educacional e social. Nessa perspectiva, esta pesquisa considera o seguinte problema: que contribuições os estudos históricoculturais podem trazer ao aprimoramento das práticas pedagógicas e curriculares e ao desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da EJA? O objetivo geral consiste em analisar como os estudos da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e curriculares, visando ao desenvolvimento pedagógico de alunos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da EJA. Essa concepção teórica coaduna com os princípios da Educação Inclusiva, de acesso e oportunidades de desenvolvimento escolar a todos os estudantes. A pesquisa traz como objetivos específicos: a) analisar como o atendimento educacional especializado e as práticas pedagógicas para os jovens e adultos com deficiência intelectual vêm sendo construídos; b) identificar as concepções da escola sobre as práticas pedagógicas inclusivas para o atendimento aos alunos com deficiência intelectual e aspectos que podem ser aprimorados nesse contexto; c) apontar como os pressupostos histórico-culturais podem ser contributivos ao aprimoramento dessas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório, desenvolvida por levantamento bibliográfico e por um estudo de campo em um Centro Estadual de Educação Básica, para Jovens e Adultos no Estado do Paraná, com a elaboração de produto educacional, um guia didático formativo. Tem como referencial precípuo os estudos de Vigotski (1997, 2007, 2011, 2021), além de outros autores contemporâneos sobre a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na EJA. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que o atendimento educacional especializado (AEE) ao aluno jovem ou adulto com deficiência intelectual, nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio da EJA, vem sendo disponibilizado de forma generalizante, desconsiderando-se as especificidades do estudante trabalhador. A prática desvelou fragilidades na formação inicial e continuada dos profissionais para a atuação sob a perspectiva inclusiva. Concluiu-se que a formação prevista no guia didático formativo trouxe perspectivas de trabalho e de ajustes, considerando a subjetividade e os processos de aprendizagem por meio de estratégias de mediação e de compensação, para o fortalecimento do desenvolvimento pedagógico de alunos jovens e adultos com deficiência intelectual.
Abstract: Inclusive Education for people with disabilities has been demanding new sensitive and inclusive policies that not only ensure access but also provide opportunities for educational and social development. From this perspective, this research considers the following problem: what contributions can the historical-cultural studies bring to the improvement of pedagogical and curricular practices, to the school development of students with intellectual disabilities in the final years of elementary and high school at EJA (Youth and Adult Education).The general objective is to analyze how the studies of Historical-Cultural Theory can contribute to the improvement of pedagogical and curricular practices, aiming at the pedagogical development of students with intellectual disabilities in the final years of elementary and high school at EJA. This theoretical conception aligns with the principles of Inclusive Education, access, and opportunities for school development for all students. Its specific objectives are a) to analyze how specialized educational services and pedagogical practices for young people and adults with intellectual disabilities have been built; b) to identify the school's conceptions of inclusive pedagogical practices for serving students with intellectual disabilities and aspects that can be improved in this context; c) point out how the historical-cultural assumptions can contribute to the improvement of these practices. This is qualitative research, with an exploratory objective, developed through a bibliographic survey and a field study in a State Center of Basic Education, for Youth and Adults in the State of Paraná, with the elaboration of an educational product, a formative didactic guide. Its main reference is the studies of Vigotski (1997, 2007, 2011, 2021), as well as other contemporary authors on the inclusion of people with intellectual disabilities in EJA. For data analysis, the technique of Content Analysis was used. The results showed that the AEE (Specialized Educational Service) for young or adult students with intellectual disabilities, in the final years of elementary school or high school at EJA, has been made available in a generalized way, disregarding the specifics of the working student. The practice revealed weaknesses in the initial and continuing training of professionals to work from an inclusive perspective. The conclusion was that the training provided for the formative didactic guide brought perspectives of work and adjustments, considering subjectivity and learning processes through mediation and compensation strategies, to strengthen the pedagogical development of young students or adults with intellectual disabilities.
Keywords: Educação Inclusiva
Educação de Jovens e Adultos
Deficiência Intelectual
Anos Finais do Ensino Fundamental
Ensino Médio
Inclusive Education
Youth and Adults Education
Intellectual Disability
Final Years of Elementary School
High School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: BUENO, Olga Maria. Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento pedagógico. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3709
Issue Date: 18-Jul-2022
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