Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3716
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de história do Paraná na educação básica durante a primeira república (1889-1930).
metadata.dc.creator: Aires, Joares de Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Benatte, Antonio Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Szesz, Christiane Marquez
metadata.dc.contributor.referee2: Cainelli, Marlene Rosa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consistiu em estabelecer uma análise sobre o ensino da disciplina de História do Paraná na Educação Básica durante a Primeira República (1889-1930). A pesquisa é caracterizada como pertencendo ao universo das produções historiográficas do Ensino de História, com ênfase em História Regional. O objetivo central do trabalho foi produzir uma análise do processo discursivo e de representação do ensino da disciplina de História do Paraná na Educação Básica, durante a Primeira República (1889-1930). Nessa perspectiva, ganharam relevância na pesquisa, os debates sobre o paradigma da construção discursiva da História Regional e Local e os caminhos percorridos pelo ensino da disciplina de História do Paraná durante a Primeira República. Na caminhada analisou-se a historiografia do período, relatórios de inspetores de ensino e de presidentes das províncias de São Paulo e do Paraná, a legislação e a imprensa. Discutiu-se sobre o momento em que surgiu a preocupação com o ensino da disciplina de História do Paraná na Educação Básica e sua inserção no Currículo. Analisou-se a temática da questão indígena no ensino de História do Paraná, em manuais didáticos da Primeira República, com as obras de Sebastião Paraná (1903) e Rocha Pombo (1929).
Abstract: El presente trabajo consistió en establecer un análisis sobre la enseñanza de la asignatura Historia de Paraná en la Educación Básica durante la primera República (1889-1930). La investigación se caracteriza por pertenecer al universo de las producciones historiográficas en la enseñanza de la Historia, con énfasis en la Historia Regional. El objetivo principal del trabajo fue producir un análisis del proceso discursivo y representacional de la enseñanza de la disciplina Historia del Paraná en la Educación Básica, durante la primera República (1889-1930). En esta perspectiva, los debates sobre el paradigma de la construcción discursiva de la Historia Regional y Local, y los caminos recorridos por la enseñanza de la disciplina Historia del Paraná durante la primera República, ganaron relevancia en la investigación. En el camino, analizamos la historiografía del período, informes de inspectores de educación y presidentes de las provincias de São Paulo y Paraná, legislación y prensa.Se discutió el momento en que surgió la preocupación por la enseñanza de la asignatura Historia de Paraná en la Educación Básica y su inserción en el Currículo. El tema de la cuestión indígena fue analizado en la enseñanza de la Historia de Paraná, en manuales didácticos de la primera República, con las obras de Sebastião Paraná (1903) y Rocha Pombo (1929).
Keywords: Ensino de História do Paraná
Educação Básica
Primeira República
História Regional e Local
Discursos e Representações
Currículo
Questão Indígena
Enseñanza de la Historia de Paraná
Educación Básica
Primera República
Historia Regional y Local
Discursos y Representaciones
Plan de Estudios
Cuestión Indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História
Citation: AIRES, Joares de Paula. Ensino de história do Paraná na educação básica durante a primeira república (1889-1930). 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3716
Issue Date: 27-Jun-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joares de Paula Aires.pdfdissertação completa em pdf11.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons