Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3719
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura literária - reabrindo horizontes no 6º ano de ensino fundamental.
metadata.dc.creator: Nunes, Karine de Lara Cabral
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Harmuch, Rosana Apolonia
metadata.dc.contributor.referee2: Cortez, Mariana
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o encaminhamento dado à leitura literária em turmas do 6º ano, no Ensino Fundamental II, durante o período pandêmico no Estado do Paraná. Através do levantamento e análise de teóricos e estudiosos que abordam o ensino de leitura literária no EF II, iniciamos a reflexão retomando como se constituíram as relações entre educação e literatura no ambiente escolar através dos seis paradigmas apontados por Rildo Cosson: moral – gramatical, histórico – nacional, analítico – textual, sócio – identitário, formação do leitor e letramento literário. A discussão contou com considerações de outros estudiosos, entre eles, Cândido, Todorov, Rouxel, Rezende, Cademartori, Cecantini, Fritzen e Aguiar. Bem como, com a verificação das considerações feitas ao ensino de leitura literária nos documentos BNCC e CREP, uma vez que estes são documentos que regem a educação no Estado do Paraná. A realidade vivenciada atualmente em turmas do 6º ano foi levantada a fim de apontar os desafios e ações que hoje são necessários para a formação do aluno leitor literário. E, é por meio da elaboração e análise de uma sequência didática que apresentamos uma práxis reflexiva que possibilitou modificações no encaminhamento dado ao ensino de leitura literária nas turmas de 6º ano. Assim sendo, entendemos a necessidade de uma mudança nas políticas educacionais a fim de que o papel da literatura nos currículos não siga limitado. No campo da formação inicial e continuada, os cursos de Letras precisam aprofundar o papel do professor de Língua Portuguesa na relação com o ensino da Literatura. No caso específico do Paraná, a rede Estadual de Ensino precisa passar por uma reestruturação pedagógica para se repensar o ensino da literatura no currículo do EF II.
Abstract: The present work proposes a reflection on the direction given to literary reading in 6th grade classes, in Elementary School II, during the pandemic period in the State of Paraná. Through the survey and analysis of theorists and scholars who approach the teaching of literary reading in EF II, we started the reflection resuming how the relations between education and literature in the school environment were constituted through the six paradigms pointed out by Rildo Cosson: moral - grammatical, historical – national, analytical – textual, social – identity, reader formation and literary literacy. The discussion included considerations from other scholars, including Cândido, Todorov, Rouxel, Rezende, Cademartori, Cecantini, Fritzen and Aguiar. As well as, with the verification of the considerations made to the teaching of literary reading in the BNCC and CREP documents, since these are documents that govern education in the State of Paraná. The reality currently experienced in 6th grade classes was raised in order to point out the challenges and actions that are necessary today for the formation of the student literary reader. And, it is through the elaboration and analysis of a didactic sequence that we present a reflective praxis that made possible changes in the direction given to the teaching of literary reading in the 6th grade classes. Therefore, we understand the need for a change in educational policies so that the role of literature in curricula does not remain limited. In the field of initial and continuing education, Letters courses need to deepen the role of the Portuguese language teacher in relation to the teaching of Literature. In the specific case of Paraná, the State Education Network needs to undergo a pedagogical restructuring to rethink the teaching of literature in the EF II curriculum.
Keywords: Ensino de leitura literária
desafios no 6º ano do EF II
sequência didática
práxis educativa
Teaching Literary Reading
challenges in the 6th year of EF II
Didactic Sequence
educational praxis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: NUNES, Karine de Lara Cabral. Leitura literária - reabrindo horizontes no 6º ano de ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3719
Issue Date: 24-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karine de Lara Cabral Nunes.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons