Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/376
metadata.dc.type: Dissertação
Title: "AGORA SOU OUTRO!”: PROPAGANDAS E EDUCAÇÃO SANITÁRIA NOS ALMANAQUES DE FARMÁCIA (1900-1945)
metadata.dc.creator: Lara, Caroline de
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaves, Niltonci Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Zulian, Rosângela Wosiack
metadata.dc.contributor.referee2: Nadal, Yasmin Jamil
metadata.dc.description.resumo: Os almanaques estiveram presentes entre vários povos, do Ocidente ao Oriente. Percorrendo os séculos, esse tipo de publicação contou com conteúdos diversificados, desde jogos de lazer, à conselhos morais, de saúde e higiene, constituindo-se assim, numa publicação ímpar, desde o século XV até a atualidade. No Brasil foi a partir do século XVIII que houve a disseminação desse tipo de material a partir dos chamados almanaques das cidades. Em meados do século XIX, são os almanaques de farmácia que passaram a ser os mais utilizados e consultados em território nacional. Através de sua persuasão, essas publicações absorveram as discussões nacionais acerca de nacionalidade, progresso e reformulação do novo cidadão brasileiro, aquele que iria progredir juntamente com o país e ajudá-lo a caminhar para um horizonte mais profícuo. O ideal do cidadão brasileiro passou a ser representado nas propagandas dos almanaques de farmácia, atingindo o imaginário social. Desta forma, tais ferramentas persuasivas foram importantes na disseminação de noções de higiene, profilaxia e educação sanitária, corroborando com o projeto de progresso da nação. Discutiram sobre as doenças do campo, da cidade, perpassando pelas crianças e mulheres. Dialogaram com os discursos do saneamento rural e higienização dos corpos. Assim, as propagandas dos almanaques de farmácia foram importantíssimas ferramentas de apoio de um ideal de modernização pelo viés da saúde e educação sanitária, principalmente durante as primeiras décadas do século XX.
Abstract: The almanacs were present among the peoples of the West to the East. Walking through the centuries, this kind of publication was diverse content, from leisurely games to moral advice, health and hygiene, being thus in a unique publication, from the fifteenth century to the present. In Brazil it was from the eighteenth century there was the spread of such material from so-called almanacs cities. In the mid-nineteenth century, the almanacs that have become the most used and consulted in the country. Through persuasion, these publications have absorbed national discussion about nationality, progress and reformulation of new Brazilian citizen, one that would safeguard the country and help you move towards a more fruitful horizon. The ideal of the Brazilian citizen was represented in advertisements of almanacs, reaching the social imaginary. Thus, such persuasive mechanisms were important tools persuasive in disseminating notions of hygiene, prevention and health education, confirming the progress of the nation project. They discussed about the diseases of the field, the city, passing by children and women. Dialogued with the speeches of rural sanitation and hygiene bodies. Thus, advertisements of almanacs were very important tools to support an ideal of upgrading the perspective of health and health education, especially during the first decades of the twentieth century.
Keywords: propagandas
representação
imaginário
progresso
advertising
representation
imaginary
progress
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: História, Cultura e Identidades
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em História
Citation: LARA, Caroline de. "AGORA SOU OUTRO!”: PROPAGANDAS E EDUCAÇÃO SANITÁRIA NOS ALMANAQUES DE FARMÁCIA (1900-1945). 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em História, Cultura e Identidades) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grosssa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/376
Issue Date: 30-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File SizeFormat 
Caroline Lara.pdf5.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.