Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3766
metadata.dc.type: Dissertação
Title: “Sequência didática para o ensino de estatística do 8º ano do ensino fundamental com a incorporação de planilhas eletrônicas”
metadata.dc.creator: Siqueira, Lucimara
metadata.dc.contributor.advisor1: Kist, Airton
metadata.dc.contributor.referee1: Valk, Marcio
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Leonardo
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, em seu conteúdo, sugere o uso da tecnologia como ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem da matemática, de modo particular, no ensino da estatística. A Estatística, dentro da disciplina de Matemática, está presente em todas as séries da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Nele, apresentam-se os conteúdos estatísticos abordados em cada ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio e, especialmente, aquele coberto no 8° ano do Ensino Fundamental e faz-se um breve relato sobre o Coronavírus: tipos, origem, primeiros casos confirmados no Brasil e no mundo, medidas de prevenção e conceito de média móvel. Por fim, traz uma proposta de sequência didática composta por oito aulas, visando auxiliar o professor do Ensino Básico a trabalhar conteúdos estatísticos programáticos previstos na Base Nacional Curricular Comum para turmas do 8o ano do Ensino Fundamental. Nesta proposta sugere-se a incorporação de recursos tecnológicos (computadores e planilhas eletrônicas) para ensinar os conteúdos de Estatística de forma dinâmica e contextualizada a partir dos dados do Covid-19 na cidade de Carambeí, Paraná.
Abstract: This study, in its content, suggests the use of technology as an important tool on the teaching- learning process of mathematics, particularly on the teaching of statistics. Statistics, within Mathematics, is present in all grades of Basic Education (Child Education, Elementary School and High School). It presents the statistical contents covered in each year of Elementary School and High School and, especially, those covered in the 8th year of Elementary School. A brief report on the Coronavirus is made: types, origin, first confirmed cases in Brazil and in the world, prevention measures and the concept of moving average. Finally, it brings a proposal for a didactic sequence composed of eight classes, aiming to help Basic Education teachers to work with programmatic statistical content provided for in the National Common Curriculum Base for classes of the 8th year of Elementary School. This proposal suggests the incorporation of technological resources (computers and spreadsheets) to teach the contents of Statistics in a dynamic and contextualized way based on Covid-19 data from the city of Carambeí, Paraná.
Keywords: Ensino da estatística
Ensino fundamental
Planilhas eletrônicas
Covid-19
Teaching statistics
Elementary School
Eletronic spreadsheets
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: Siqueira, Lucimara. “Sequência didática para o ensino de estatística do 8º ano do ensino fundamental com a incorporação de planilhas eletrônicas”. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3766
Issue Date: 24-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucimara Siqueira.pdfdissertação completa em pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons