Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3780
metadata.dc.type: Dissertação
Title: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS: CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DO ENSINO PARA O TRABALHO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
metadata.dc.creator: Manrique, Cristiane Pawlak
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria Antônia de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, João Henrique da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Rita de Cassia da Silva
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é movida pela indagação: Quais são as mediações pedagógicas e sob quais determinações elas acontecem no planejamento do ensino para pessoas com deficiência em escolas públicas? Objetiva compreender quais mediações são ou podem ser realizadas para auxiliar no planejamento do ensino para pessoas com deficiência em escolas públicas. Ainda, visa caracterizar a realidade educacional das pessoas com deficiência no município de Cândido de Abreu, buscando conceituar práticas pedagógicas, mediação pedagógica e planejamento do ensino no processo de inclusão e identificar as demandas da equipe pedagógica, professores e familiares sobre a escolarização de pessoas com deficiência. Como produto educacional construiu-se um documento orientador para auxiliar as mediações pedagógicas entre os envolvidos no processo de escolarização das pessoas com deficiência. A pesquisa segue abordagem qualitativa de natureza aplicada, pois segundo Prodanov (2013, p.70) “[...] objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.” As reflexões aqui apresentadas, iniciam-se a partir da contextualização do município de Cândido de Abreu, tendo como referência os cadernos municipais do IPARDES e o levantamento de dados na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Posteriormente, na revisão bibliográfica, busca-se refletir sobre os conceitos de inclusão, a partir da perspectiva teórica de autores como Heredero (2010); Prietro (2005); Mantoan (2003; 2008); Bueno (2008); Pimentel e Souza (2019); Ferreira, Moreira e Volsi(2020); Jannuzzi (2004), sobre mediações pedagógicas e prática pedagógica por meio das contribuições de Souza (2016); Franco (2016) e Nadal (2016) e planejamento de ensino, sob a perspectiva de Veiga (1991); Menezes et al (2016) e Prais; Rosa e Jesus (2018). Nas análises, busca-se apresentar detalhes do trabalho de campo, onde se investigou, buscando evidenciar como ocorrem os processos de mediações pedagógicas e planejamento do ensino em uma escola Municipal que oferta Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação Especial. A investigação trouxe dados para a elaboração do produto educacional intitulado de “Documento norteador para auxiliar nas mediações pedagógicas”, o qual foi socializado com a comunidade escolar, apresentando provocações e pontos importantes para o debate em momentos de mediações pedagógicas. Ao final expõe-se a necessidade destes momentos para a busca de informações que auxiliem no processo de planejamento do ensino para que as pessoas com deficiências ou transtornos tenham garantido o direito à educação.
Abstract: This research is driven by the question: What are the pedagogical mediations and under what determinations do they take place in the planning of teaching for people with disabilities in public schools? It aims to understand which mediations are or can be carried out to assist in the planning of teaching for people with disabilities in public schools. It also aims to characterize the educational reality of people with disabilities in the municipality of Cândido de Abreu. It seeks to conceptualize pedagogical practices, pedagogical mediation and teaching planning in the inclusion process and to identify the demands of the pedagogical team, teachers and family members regarding the schooling of people with disabilities. As an educational product, to build a guiding document to assist in the pedagogical mediations between those involved in the schooling process of people with disabilities. It is characterized as a qualitative research of an applied nature, because according to Prodanov (2013, p.70) “[...] it aims to generate knowledge for practical application aimed at solving specific problems. It involves local truths and interests.” It begins with the contextualization of the municipality with reference to the municipal notebooks of IPARDES and data collection at the Municipal Department of Education and Culture, starting with a bibliographic review supported by renowned authors to reflect the concepts of inclusion with Heredero (2010) Prietro ( 2005) Mantoan (2003, 2008) Bueno (2008) Pimentel and Souza (2019) Ferreira, Moreira and Volsi (2020), pedagogical mediations , pedagogical practice with Souza (2016) Franco (2016) and Nadal (2016) and teaching planning Veiga (1991) Menezes et al (2016) and Prais, Rosa and Jesus (2018) , still listing the determinants that influence pedagogical practices and their subjects. Finally, it brings details of the fieldwork where it was investigated how the processes of pedagogical mediations and teaching planning occur in a Municipal school that offers Early Childhood Education, Elementary Education I and Special Education. The investigation brought data for the elaboration of the educational product entitled "Guiding document to assist in pedagogical mediations", this one, socialized with the school community, presenting provocations and important points to debate in moments of pedagogical mediations. In view of the results, it is increasingly evident the need for these moments to seek information that assist in the teaching planning process for people with disabilities or disorders, increasingly meeting their specificities and guaranteeing the right to education and consequently effecting the inclusion processes.
Keywords: Mediações Pedagógicas
Planejamento do Ensino
Educação Inclusiva
Aprendizagem
Prática Pedagógica
Pedagogical Mediations
Teaching Planning
Inclusive education
Learning
Pedagogical Practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: MANRIQUE, Cristiane Pawlak. Mediações Pedagógicas: contribuições ao planejamento do ensino para o trabalho com pessoas com deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3780
Issue Date: 19-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Pawlak Manrique.pdfDissertação completa em PDF10.07 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons