Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3784
metadata.dc.type: Tese
Title: O sindicalismo docente nas Universidades Estaduais do Paraná: uma análise do período 2011-2018
metadata.dc.creator: Marino, Peterson Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor1: Mandalozzo, Silvana Souza Netto
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, André Gambier
metadata.dc.contributor.referee2: Calil, Gilberto Grassi
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Lenir Aparecida Mainardes da
metadata.dc.contributor.referee4: Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aqui apresentada se propõe a tematizar o sindicalismo docente do ensino superior. Seu objeto de estudo consiste na análise do sindicalismo docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES/PR), tendo, por pano de fundo, o período que contempla as gestões do governador Beto Richa (2011 a 2018). O tema do sindicalismo, amplamente debatido no âmbito da sociologia do trabalho, apresenta algumas limitações quantitativas de produção, quando focalizado no sindicalismo docente do ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa justifica-se e demonstra sua originalidade devido à escassez de pesquisas em nível acadêmico que analisem as particularidades desse sindicalismo, ainda mais se problematizado dentro do contexto das universidades estaduais paranaenses. A educação superior pública do Paraná surge configurada pela interiorização do ensino e possui atualmente sete universidades estaduais, todas elas hoje com sindicatos de docentes (seções sindicais) instalados e em pleno funcionamento. A pesquisa teve abrangência dentro desse universo do sindicalismo docente das IEES/PR, delimitada temporalmente, sobretudo, pelo período de gestão do governador Beto Richa (PSDB), quando se intensificam os antagonismos e tensões entre sindicalismo docente e o governo estadual mediante a forma de gestão deste junto ao funcionalismo e ao ensino superior estadual. Dessa forma, como objetivo geral, a pesquisa concentra-se em analisar o sindicalismo docente das IEES/PR, tendo por enfoque as tensões e os antagonismos com o governo estadual no período que contempla os anos de 2011 a 2018. A hipótese construída é a de que as mobilizações e as estratégias de ação política/jurídica dos sindicatos docentes das IEES/PR foram fundamentais para impedir a perda de direitos da categoria no período que contempla os anos de 2011 a 2018. Como instrumentos metodológicos, foram elegidas a revisão bibliográfica e a pesquisa documental e de campo. Para essa incursão empírica no campo, o principal instrumento de coleta de dados foi a pesquisa documental por meio do acesso a um conjunto de fontes documentais que melhor ajudem a caracterizar e analisar o momento em questão, tendo por norte os objetivos deste estudo. Complementando essa incursão no campo, foi feito o uso da história oral por meio de entrevistas qualitativas a docentes que vivenciaram o sindicalismo docente nas IEES/PR. Entre os achados deste estudo, destaca-se o desvelamento dos principais elementos que exigiram a mobilização desses sindicatos no período, a saber: o descumprimento da reposição salarial anual prevista em lei e a reforma previdenciária dos servidores estaduais; foram verificadas ainda diferentes formas de ingerência do Poder Executivo junto à autonomia universitária que repercutiram, dentre outros aspectos, em ataques às principais pautas políticas desses sindicatos docentes. Por fim, salienta-se que o recurso da greve foi uma importante estratégia de mobilização sindical, porém, não foi a única.
Abstract: The research presented here proposes to discuss the teaching unionism of higher education. Its object of study is to analyze the teacher unionism of the State Institutions of Higher Education of Paraná (SIHE/PR), against the backdrop of the period that includes the administrations of Governor Beto Richa (2011 to 2018). The theme of unionism, widely debated in the scope of the sociology of work, presents some quantitative production limitations when focused on the teaching unionism of higher education. In this sense, this research is justified and demonstrates its originality due to the scarcity of research at the academic level that analyzes the particularities of this unionism, even more if problematized within the context of the state universities of Paraná. The public higher education in Paraná is configured by the internalization of teaching and it currently has seven state universities, all of them have teachers' unions (union sections) installed and in full operation. The research had a scope within this universe of the teaching unionism of SIHE/PR, delimited temporally, especially, by the period of the administration of Governor Beto Richa (Brazilian Social Democracy Party), when antagonisms and tensions between this unionism and the state government intensify through the form of its management with the civil service and the state higher education. Thus, as a general objective, the research focuses on analyzing the teaching unionism of SIHE/PR, focusing on the tensions and antagonisms with the state government in the period between 2011 and 2018. The hypothesis built is that the mobilizations and the strategies of political/legal action of the teaching unions of the SIHE/PR were fundamental to prevent the loss of rights of the category in the period from 2011 to 2018. As methodological instruments, the bibliographic review and documental and field research were elected. For this empirical incursion into the field, the main data collection tool was documental research through access to a set of documental sources that best help to characterize and analyze the moment in question, with the objectives of this study as a guide. Complementing this incursion into the field, oral history was used by means of qualitative interviews with professors who experienced the teaching unionism in the SIHE/PR. Among the findings of this study, we can highlight the unveiling of the main elements that demanded the mobilization of these unions in the period: the non-fulfillment of the annual salary replacement foreseen by law and the social security reform of the state employees; it was also verified different forms of interference of the Executive Power with the university autonomy that had repercussions, among other aspects, in attacks to the main political agendas of these teaching unions. Finally, it is emphasized that the strike was an important strategy for union mobilization, but it was not the only one.
Keywords: sindicalismo docente do ensino superior
IEES/PR
Beto Richa
higher education teacher unionism
SIHE/PR
Beto Richa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: MARINO, Peterson Alexandre. O Sindicalismo Docente nas Universidades Estaduais do Paraná: Uma Análise do Período 2011-2018. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3784
Issue Date: 21-Nov-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Peterson Alexandre Marino.pdftese completa em pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons