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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Delírios conservadores+fundamentalistas:cisnormatividade, linguagem e educação
metadata.dc.creator: Oliveira, Ronna Freitas de
metadata.dc.contributor.advisor1: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Torquato, Cloris Porto
metadata.dc.contributor.referee2: York, Sara Wagner
metadata.dc.contributor.referee3: Fraga, Letícia
metadata.dc.description.resumo: A linguagem é um campo imensurável. Tem tantas coisas articuladas quando paramos para sentir essa coisa que é a linguagem que se piscamos, algo passa, mas tão rápido outra coisa surge. Acho que esse trabalho todo é um pouco sobre isso. Olhei para minha vida, e esse trabalho é uma extensão de mim. É como eu sinto o mundo, leio o mundo, a partir de quais lentes. Quem ler, estará entrando em minha corpa+mente+espírita e sentindo, como eu percebo, nesse momento, as discussões sobre linguagem, escola, educação linguística, desobediência, desobediência de gênero. Além disso, sentirá também como leio campos conservadores+fundamentalistas se utilizando dessa instituição na produção das violências cisnormativas, e as demais violências que esse mundo articula. Sei que boa parte desses grupos sabem muito bem que a escola re+produz ativamente as violências raciais, étnicas, de gênero, sexualidade, classe, enfim, as incontáveis violências da modernidade+colonialidade+capitalista+cisheteropatriarcal. Essas páginas tentam também dizer sobre isso, mas muito além disso, digo sobre nossa potência desobediente, que de fato é muito além da nossa potência resistente. Esse trabalho passa por essas discussões todas, olhando para projetos de lei (PL117/2021 e PL120/2021) apresentados à Câmara de Ponta Grossa, tentando mostrar como as supostas tentativas de “defesa da família e das crianças” não passam de buscas dos campos conservadores+fundamentalistas de manter seus acessos e seus privilégios, olhando de forma mais direta para as produções de cisnormatividade e cissupremacia, mas necessariamente articuladas à supremacia branca, à riqueza e à heteronormatividade. Mas, além disso, essa produção também é um aglomerado de produções que, apesar de todas essas desgraças, buscam criar outras possibilidades de mundo.
Abstract: Language is a field that is immeasurable. There are so many things articulated when we stop to feel this thing that is language that if we blink, something passes by, but just as quickly something else appears. I think this academic work is a bit about that. I looked at my life, and this piece is an extension of me. It is how I feel the world, I read the world, the lens through which I view it. Whoever reads this will be entering my body+mind+spirit and feeling how I perceive, in this moment, discussions about language, school, linguistic education, disobedience and gender disobedience. In addition, you will also feel how I analyze and how I read conservative+fundamentalist fields using these institutions. I know that most of these groups know very well that the school actively reproduces racial, ethnic, gender, sexual orientation and class based violence, in other words, the countless violence of modernity+coloniality+capitalist+cisheteropatriarchal violence. These pages also try to discuss that, but much beyond that, I talk about our disobedient power, which in fact is way beyond our resistant potency. This work goes through all these arguments, looking at bills (PL117/2021 and PL120/2021) presented to the Ponta Grossa City Council, trying to show how the supposed attempts in "defense the family and children" go beyond conservatives+fundamentalists domains seeking to maintain their access and privileges, looking more directly at the productions of cisnormativity and cissupremacy, but necessarily articulated with white supremacy, richness and heteronormativity. But, beyond that, this text is also an agglomeration of productions that, despite all these disgraces, create other possibilities for the world.
El lenguaje es un campo inconmensurable. Hay tantas cosas articuladas cuando nos detenemos a sentirlo que si parpadeamos algo pasa, pero con la misma rapidez aparece algo más. Creo que todo este trabajo tiene que ver un poco con eso. Miré mi vida y este trabajo es una extensión de mí. Así es como siento el mundo, leo el mundo, a través de qué lentes. Quien lea, estará entrando en mi cuerpa+mente+espírita y sintiendo cómo percibo, en ese momento, las discusiones sobre el lenguaje, la escuela, la educación lingüística, la desobediencia, la desobediencia de género. Además, también sentirá cómo leo los campos conservadores+fundamentalistas usando estas instituciones. Sé que la mayoría de estos grupos saben muy bien que la escuela reproduce activamente la violencia racial, étnica, de género, de sexualidad, de clase, en fin, las incontables violencias de la modernidad+colonialidad+capitalista+cisheteropatriarcal. Estas páginas también tratan de decir sobre eso, pero mucho más allá de eso, digo sobre nuestra potencia desobediente, que de hecho está mucho más allá de nuestra potencia resistente. Este trabajo pasa por todas estas discusiones, mirando los proyectos de ley (PL117 / 2021 y PL120 / 2021) presentados a la Sala de Ponta Grossa, tratando de mostrar cómo los supuestos intentos de "defensa de la familia y de las niñas" no son más que registros en los campos conservadores+fundamentalistas para mantener sus accesos y privilegios, mirando más directamente a las producciones de la cisnormatividad y la cissupremacía, pero necesariamente articuladas a la supremacía blanca, la riqueza y la heteronormatividad. Pero, más allá de eso, esta producción es también una aglomeración de producciones que, a pesar de todas estas desgracias, crean otras posibilidades para el mundo.
Keywords: linguagem
transgeneridade
cisgeneridade
transfeminismos
educação linguística
desobediência
language
transgender
cisgender
transfeminisms
linguistic education
disobedience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: OLIVEIRA, Ronna Freitas de. Delírios convervadores+fundamentalistas: cisnormatividade, linguagem e educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3789
Issue Date: 31-May-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

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