Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3790
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da Qualidade de Vida de alunos das Salas de Recursos Multifuncionais do município de Castro-PR: possibilidades e limites de alterações na Gestão Escolar
metadata.dc.creator: Dancosky, Angela Sleutjes
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedroso, Bruno
metadata.dc.contributor.referee1: Cantorani, José Roberto Herrera
metadata.dc.contributor.referee2: Mansani, Fabiana Postiglione
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a Qualidade de Vida (QV) dos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais, da rede estadual de ensino do município de Castro-PR, por meio da aplicação do questionário KIDSCREEN-27. Além de compreender os fenômenos que a afetam negativamente, pretende-se propor estratégias de intervenção no contexto da Gestão Escolar e analisar as limitações que se contrapõem a essas propostas de mudanças. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2021. O estudo foi realizado com 148 alunos, 55 do sexo feminino e 93 do sexo masculino com média de idade de 13,86 anos. Os resultados indicaram que a QV geral dos alunos é satisfatória (70,74), que os domínios que apresentaram melhores escores foram Suporte Social e Grupo de Pares (72,97) e Bem-Estar Psicológico (72,20). O índice mais baixo foi registrado no domínio Autonomia e Relação com os Pais (67,40), que reflete as questões específicas da adolescência relacionadas a fragilidade das relações entre pais e filhos, da falta de autonomia e questões de cunho financeiro. Conclui-se que há possibilidades de alteração destes índices por meio de ações conjuntas de intervenção da Gestão Escolar, buscando um trabalho colaborativo mais efetivo com a família por meio de formações e vivências que restaurem a relação entre pais e filhos adolescentes e que orientem ações específicas para o desenvolvimento da autonomia nesta faixa etária. A maior limitação restringe-se a questão financeira, que interfere diretamente na Qualidade de Vida do aluno e que recebe a menor interferência da Gestão Escolar.
Abstract: The objective of the study was to evaluate the Quality of Life of students in the Multifunctional Resource Rooms, of the state education network in the city of Castro- PR, through the application of the student KIDSCREEN-27. In addition to understanding the phenomena, it is intended to propose intervention strategies in the context of School Management and to analyze how it opposes these proposals for change. Data collection took place between September and November 2021. The study was carried out with 148 students, 55 female and 93 male, with a mean age of 13.86 years. The results indicate that the general QOL of students is psychological support (70.74), that the domains that presented the best scores were Social and Peer Group (72.97) and Well-Being (72.20). The lowest index was registered in the domain Autonomy and Relationship with Parents (67.40), which reflects issues between parents and children, lack of autonomy and financial issues. To conclude that there are possibilities to change these indexes through management intervention actions for the development of autonomy in this age group. The biggest limitation is restricted to the financial issue, which directly interferes with the student's Quality of Life and receives less interference from the School Management.
Keywords: Qualidade de Vida
KIDSCREEN-27
Sala de Recursos Multifuncional
Gestão Escolar
Quality of Life
KIDSCREEN-27
Multifunctional Resource Room
School management.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: DANCOSKY, Angela Sleutjes. Avaliação da Qualidade de Vida de alunos das Salas de Recursos Multifuncionais do município de Castro-PR: possibilidades e limites de alterações na Gestão Escolar. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3790
Issue Date: 19-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela Sleutjes Dancosky.pdfDissertação completa em pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional.pdf42.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons