Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3791
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Trabalho Colaborativo Entre Professoras da Sala de Recursos Multifuncional: proposições didático pedagógicas para alunos com deficiência intelectual dos anos finais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Januário, Fabiane Schwade
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maria Antônia de
metadata.dc.contributor.referee1: Fonseca, Kátia Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido por oito professoras na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede estadual de ensino no município de Ponta Grossa – PR. Realizamos reuniões via Google Meet para discutir sobre o trabalho docente na SRM e conhecer os recursos didático pedagógicos utilizados pelas participantes da pesquisa. Trabalhamos com a abordagem da pesquisa colaborativa, de natureza aplicada, adotando procedimentos de pesquisa participante, embasadas em um levantamento bibliográfico que serviu de suporte às nossas ações. O foco do estudo está alinhado aos conteúdos de português e matemática do 6o ao 9o ano. Realizamos discussões para identificar as metodologias de trabalho utilizadas pelas professoras na SRM e reformulamos as propostas didáticas, expostas por elas, com o intuito de que fossem desenvolvidas junto aos seus alunos de SRM. Findado este processo, destacamos os resultados dos alunos na realização das atividades e chegamos conjuntamente à algumas propostas didático pedagógicas, que poderão subsidiar o trabalho de outros professores na SEM que trabalham com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Através de nosso estudo foi possível perceber que o trabalho colaborativo contribuiu para o enriquecimento profissional de todas as participantes da pesquisa, as quais tiveram a oportunidade de apresentar suas produções didáticas ao grupo e ao mesmo tempo conhecer as produções das colegas. Percebemos a importância da estruturação didática de forma colaborativa voltada às adaptações curriculares, beneficiando assim alunos com materiais mais atrativos e condizentes com a faixa etária. Vimos que o trabalho colaborativo oportuniza aos professores a compartilharem ideais e atividades otimizando a organização didática no dia a dia das escolas.
Abstract: This research aimed to know the work developed by eight teachers in the Multifunctional Resource Room (SRM) of the state education network in the municipality of Ponta Grossa - PR. We held meetings via Google Meet to discuss the teaching work at SRM and learn about the pedagogical didactic resources used by the research participants. We work with a collaborative research approach, of an applied nature, adopting participatory research procedures, based on a bibliographic survey that supported our actions. The focus of the study is aligned with the contents of Portuguese and Mathematics from 6th to 9th grade. We held discussions to identify the work methodologies used by the teachers at SRM and reformulated the didactic proposals exposed by them so that they could be developed with their SRM students. Once this process is over, we highlight the results of the students in carrying out the activities and together we arrive at some didactic-pedagogical proposals that may subsidize the work of other teachers at SRM who work with students in the final years of elementary school. Through our study, it was possible to perceive that collaborative work contributed to the professional enrichment of all research participants who had the opportunity to present their didactic productions to the group and at the same time get to know the productions of their colleagues. We realize the importance of didactic structuring in a collaborative way aimed at curricular adaptations, thus benefiting students with more attractive and age-appropriate materials. We saw that collaborative work gives teachers the opportunity to share ideas and activities, optimizing the didactic organization in the daily life of schools.
Keywords: Educação Inclusiva
Trabalho Colaborativo
Deficiência Intelectual
Anos Finais do Ensino Fundamental
Sala de Recursos Multifuncional
inclusive education
collaborative work
intellectual disability
final years of elementary school
multifunctional resource room
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: JANUÁRIO, Fabiane Schwade. Trabalho Colaborativo Entre Professoras da Sala de Recursos Multifuncional: proposições didático pedagógicas para alunos com deficiência intelectual dos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3791
Issue Date: 26-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiane Schwade Januario.pdfDissertação em PDF3.02 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional (2).pdfProduto Educacional em PDF5.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons