Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3793
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Possibilidades e Limites do Atendimento Educacional Especializado nas Escolas |
metadata.dc.creator: | Fagundes, Karine Michele |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Schimanski, Edina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Salles Filho, Nei Alberto |
metadata.dc.contributor.referee2: | Matos, Eloíza Aparecida Silva Ávila de |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa se propõe a analisar as possibilidades e os limites do atendimento educacional especializado pelas escolas públicas, por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram em cinco escolas do Município de Capanema, no Estado do Paraná, para buscar compreender como as ações da equipe docente são fundamentais no processo educativo. Optou-se pela abordagem qualitativa, pesquisa documental, descritiva e de campo, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, realizadas pelo aplicativo Google Meet, em virtude do contexto pandêmico. Participaram desta pesquisa cinco escolas do Município que dispõem de Sala de Recursos Multifuncionais Tipo I. Na busca de compreender como acontece o processo de inclusão, busca-se analisar os entraves, as dificuldades e os desafios por meio dos limites que têm se configurado na realidade do atendimento educacional especializado das escolas pesquisadas. Outrossim, procura-se apontar as possibilidades no que se refere aos processos de construção de uma escola inclusiva e, consequentemente, uma sociedade mais justa, baseada no respeito à diversidade e à equidade. |
Abstract: | This research aims to analyze the possibilities and limits of specialized educational care by public schools, through semi-structured interviews that took place in five schools in the municipality of Capanema, in the State of Paraná, to seek to understand how the actions of the teaching team are fundamental in the educational process. We opted for the qualitative approach, documentary research, descriptive and field, being used as a tool for data collection, semi-structured interviews, conducted by the Google Meet application, due to the pandemic context. Five schools in the municipality that have a Type I Multifunctional Resource Room participated in this research. In the search to understand how the inclusion process happens, we seek to analyze the obstacles, difficulties and challenges through the limits that have been configured in the reality of the specialized educational care of the schools surveyed. Moreover, it seeks to point out the possibilities with regard to the processes of building an inclusive school and, consequently, a fairer society, based on respect for diversity and equity. |
Keywords: | Educação Especial Inclusão Educação Possibilidades Limites Special Education Inclusion Education Possibilities Limits |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Citation: | FAGUNDES, Karine Michele. Possibilidades e Limites do Atendimento Educacional Especializado nas Escolas. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3793 |
Issue Date: | 21-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karine Michele Fagundes.pdf | Dissertação em PDF | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Produto educacional.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License