Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3793
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Possibilidades e Limites do Atendimento Educacional Especializado nas Escolas
metadata.dc.creator: Fagundes, Karine Michele
metadata.dc.contributor.advisor1: Schimanski, Edina
metadata.dc.contributor.referee1: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Eloíza Aparecida Silva Ávila de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar as possibilidades e os limites do atendimento educacional especializado pelas escolas públicas, por meio de entrevistas semiestruturadas que ocorreram em cinco escolas do Município de Capanema, no Estado do Paraná, para buscar compreender como as ações da equipe docente são fundamentais no processo educativo. Optou-se pela abordagem qualitativa, pesquisa documental, descritiva e de campo, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, realizadas pelo aplicativo Google Meet, em virtude do contexto pandêmico. Participaram desta pesquisa cinco escolas do Município que dispõem de Sala de Recursos Multifuncionais Tipo I. Na busca de compreender como acontece o processo de inclusão, busca-se analisar os entraves, as dificuldades e os desafios por meio dos limites que têm se configurado na realidade do atendimento educacional especializado das escolas pesquisadas. Outrossim, procura-se apontar as possibilidades no que se refere aos processos de construção de uma escola inclusiva e, consequentemente, uma sociedade mais justa, baseada no respeito à diversidade e à equidade.
Abstract: This research aims to analyze the possibilities and limits of specialized educational care by public schools, through semi-structured interviews that took place in five schools in the municipality of Capanema, in the State of Paraná, to seek to understand how the actions of the teaching team are fundamental in the educational process. We opted for the qualitative approach, documentary research, descriptive and field, being used as a tool for data collection, semi-structured interviews, conducted by the Google Meet application, due to the pandemic context. Five schools in the municipality that have a Type I Multifunctional Resource Room participated in this research. In the search to understand how the inclusion process happens, we seek to analyze the obstacles, difficulties and challenges through the limits that have been configured in the reality of the specialized educational care of the schools surveyed. Moreover, it seeks to point out the possibilities with regard to the processes of building an inclusive school and, consequently, a fairer society, based on respect for diversity and equity.
Keywords: Educação Especial
Inclusão
Educação
Possibilidades
Limites
Special Education
Inclusion
Education
Possibilities
Limits
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: FAGUNDES, Karine Michele. Possibilidades e Limites do Atendimento Educacional Especializado nas Escolas. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3793
Issue Date: 21-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karine Michele Fagundes.pdfDissertação em PDF1.22 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons