Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3795
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Modelagem Matemática na Educação Infantil: pressupostos de uma pesquisa de revisão sistemática
metadata.dc.creator: Horst, Jaqueline Bilek
metadata.dc.contributor.advisor1: Burak, Dionísio
metadata.dc.contributor.referee1: Zimer, Tania Teresinha Bruns
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, João Carlos Pereira
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa enfatiza os possíveis elementos referentes ao desenvolvimento e formação de mundo da criança, levando em consideração a prática com Modelagem Matemática na Educação Infantil. A questão norteadora desta pesquisa é: O que se mostra do desenvolvimento e formação de mundo da criança, presentes nos pormenores das práticas com Modelagem Matemática a partir de uma revisão sistemática? Tem como objetivo geral: Examinar, a partir da revisão sistemática, os elementos que contribuem para o desenvolvimento e formação de mundo da criança, presentes nos pormenores das práticas de Modelagem Matemática na Educação Infantil. Sendo delimitado como objetivos específicos: Identificar as pesquisas publicadas, como teses, dissertações, artigos e capítulos de livros que discorram acerca das práticas com Modelagem Matemática com crianças da Educação Infantil; pontuar os possíveis elementos presentes nos pormenores das práticas com Modelagem Matemática na Educação Infantil com a concepção de Burak (1992, 2004, 2010, 2014) que contribuam no desenvolvimento e formação de mundo da criança. Nesta pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática, fundamentada na perspectiva qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994). O referencial teórico referente à Modelagem na Educação Matemática foi pautado em Higginson (1980), Burak e Klüber (2008) e Burak (1992, 2004, 2010, 2014). Para o referencial teórico a respeito da criança, infância e Educação Infantil, foram consultadas as obras de Corsaro (2011), Oliveira (2010), Souza (2008), BNCC (2018) e RPC (2020). A discussão e análise de dados das práticas com Modelagem Matemática, desenvolvidas na Educação Infantil, ocorreram a partir da seleção das bibliografias com a concepção de Burak (1992, 2004, 2010, 2014). Conclui-se que as descrições dos pormenores presentes nas práticas com Modelagem Matemática consideraram a curiosidade e interesses das crianças referentes a um tema, promovendo a interação com os pares, o desenvolvimento e formação de mundo das crianças.
Abstract: The present research emphasizes the possible elements referring to the development and formation of the child's world, considering the practice with Mathematical Modeling in the Early School Years. The guiding question of this research is: What is shown of the development and formation of the child's world, present in the details of the practices with Mathematical Modeling from a systematic review? Its general objective is: To examine, from the systematic review, the elements that contribute to the development and formation of the child's world, present in the details of the practices of Mathematical Modeling in the Early School Years. Being delimited as specific objectives: Identify the research published, as theses, dissertations, articles and book chapters that discuss the practices with Mathematical Modeling with children in the Early School Years; point out the possible elements present in the details of the practices with Mathematical Modeling in the Early School Years with the conception of Burak (1992, 2004, 2010, 2014) that contribute to the development and formation of the child's world. In this research, a systematic review was conducted, based on the qualitative perspective according to Bogdan and Biklen (1994). The theoretical framework referring to Modeling in Mathematics Education was based on Higginson (1980), Burak and Klüber (2008) and Burak (1992, 2004, 2010, 2014). For the theoretical framework about children, childhood and the Early School Years, the works of Corsaro (2011), Oliveira (2010), Souza (2008), BNCC (2018) and RPC (2020) were consulted. The discussion and data analysis of the practices with Mathematical Modeling, developed in the Early School Years, took place from the selection of bibliographies with the conception of Burak (1992, 2004, 2010,2014). It is concluded that the descriptions of the details present in the practices with Mathematical Modeling, considered the children's curiosity and interests regarding a theme, promoting interaction with peers, the development and formation of the children's world.
Keywords: Educação Infantil
Modelagem Matemática
Educação Matemática
Revisão sistemática
Early School Years
Mathematical Modeling
Mathematical Education
Systematic review
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: HORST, Jaqueline Bilek. Modelagem Matemática na Educação Infantil: Pressupostos de uma Pesquisa de Revisão Sistemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3795
Issue Date: 9-Sep-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Bilek Horst.pdfDissertação completa em pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons