Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3796
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As equipes multidisciplinares e as representações construídas sobre as questões indígenas na escola (2016-2019)
metadata.dc.creator: Motta, Hélia Nogueira Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Maria Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Salis, Carmem Lúcia Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Santo, Janaína de Paula do Espírito
metadata.dc.description.resumo: A deliberação 04/2006-CEE/PR implementou, no Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Educação, a formação de equipes multidisciplinares em todas as escolas públicas do Estado, cujo objetivo era garantir que as relações étnico-raciais seriam abordadas no processo educacional. Porém, ainda não é incomum na prática da sala de aula nos depararmos com uma visão estereotipada e muitas vezes pejorativa sobre os indígenas. Partindo desta realidade pretendemos problematizar quais representações foram construídas sobre os indígenas nas ações e encaminhamentos que tais equipes multidisciplinares formadas nas escolas desenvolveram no período de 2016 a 2019 em duas escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. Para tanto, analisarei os planos de ações, os memoriais descritivos da equipe e as orientações enviadas pela Secretaria de Educação do Paraná que tinham a função de organizar a composição e o funcionamento dessas equipes. Desse modo, mostra-se relevante analisar o papel das equipes que viabilizaram medidas práticas para serem discutidas com os estudantes e/ou comunidade escolar a respeito da questão indígena. Essa pesquisa busca por meio das análises das ações instituídas no âmbito escolar investigar as representações que estão sendo construídas sobre as questões indígenas, possibilitando investigar se tais representações reforçam ou desconstroem estereótipos ainda presentes nos discursos dos estudantes no dia a dia escolar. Assim, esperamos contribuir para uma educação que problematize com seus estudantes os lugares dos sujeitos na nossa sociedade.
Abstract: Deliberation 04/2006-CEE/PR implemented, in the State of Paraná, through the Department of Education, the formation of multidisciplinary teams in all public schools in the State, whose objective was to guarantee ethnic-racial relations would be addressed in the process. educational. However, it is still not uncommon in classroom practice to come across a stereotyped and often pejorative view of indigenous people. Starting from this reality, we intend to problematize which representations were built about the indigenous people in the actions and referrals that such multidisciplinary teams formed in schools developed from 2016 to 2019 in two schools belonging to the Regional Center for Education of Guarapuava. To this end, I will analyze the action plans, the descriptive memorials of the team, and the guidelines set by the Paraná Department of Education that had the function of organizing the composition and functioning of these teams. In this way, it is relevant to analyze the role of the teams that made practical measures possible to be discussed with students and/or the school community regarding the indigenous issue. Therefore, this research seeks, through the analysis of actions instituted in the school environment, to investigate the representations that are being built on indigenous issues, making it possible to problematize whether such representations reinforce or deconstruct stereotypes still present in the students' speeches in the school day. Thus, we hope to contribute to an education that problematizes with its students the places of subjects in our society.
Keywords: História
Indígena
Escola
Equipe Multidisciplinar
History
Indigenous
School
Multidisciplinary Team
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: MOTTA, Hélia Nogueira Ferreira. As equipes multidisciplinares e as representações construídas sobre as questões indígenas na escola (2016-2019). 2022. Dissertação. (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3796
Issue Date: 29-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hélia Nogueira Ferreira Motta.pdfdissertação completa em pdf1.64 MBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons