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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação Inclusiva, Ensino Remoto e Covid-19: Possibilidades e Limites de Práticas Pedagógicas Humanizadoras
metadata.dc.creator: Calistro, Edinéia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Schimanski, Edina
metadata.dc.contributor.referee1: Maio, Eliane Rose
metadata.dc.contributor.referee2: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa corrobora com a necessidade em abordar a educação e seus contextos em tempos de pandemia. Tem como objetivo analisar os impactos pedagógicos sociais do processo de ensino remoto no Colégio Estadual Santa Maria, levando em consideração a percepção docente sobre o processo de ensino- aprendizagem. Os pressupostos teóricos que norteiam o trabalho partem de autores/as como, Freire (1987, 1996), Boneti (2010), Arroyo (2013), Libâneo (2004), Mantoan (2003) que discutem o direito de inclusão, fundamentando uma prática pedagógica delineada na representatividade do sujeito. De natureza qualitativa, exploratório-descritiva, este trabalho se vincula à linha de pesquisa de Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A amostra voluntária da pesquisa foi composta por 20 docentes que atuavam no Colégio Estadual Santa Maria em contexto pandêmico. Os dados foram coletados via questionário on-line (Google Forms), estruturado em 32 questões dispostas em alternativas com possibilidade de respostas abertas. As respostas coletadas demandaram dos(as) respondentes determinadas informações a respeito do acesso do(a) docente à internet, utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação), encaminhamento metodológico e as dificuldades encontradas no ensino remoto. Evidenciou-se com este estudo, que a maioria dos(as) docentes sentiram dificuldade na transposição do ensino presencial para o formato remoto, devido às necessidades de adaptação iniciais na utilização de plataformas. Constatou-se a sobrecarga de trabalho docente em Home-Office. Notou-se que a falta de interação, a desigualdade de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos(as) educandos(as), foram as grandes dificuldades do ensino remoto. Esta pesquisa vai pensar a inclusão social por meio de práticas pedagógicas emancipatórias, centradas em uma metodologia que reflete as demandas e os anseios dos(as) que lutam por um princípio de igualdade na educação. Como proposta, este estudo apresenta um produto educacional com proposições metodológicas que otimizam a educação humanizadora, subsidiando as instituições de ensino para o acompanhamento e reflexão do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This paper comes because of a needing for education and its perspective over pandemic time. In other words, it has the aim of analyzing social pedagogic effects from the remote process applied at Santa Maria State School, according to perceptions given by docents about the way of learning. The theory which intensifies this work entails writers and thinkers, as example Freire (1987, 1996), Boneti (2010), Arroyo (2013), Libâneo (2004), and Mantoan (2003) who have talked the inclusive education right and justified a pedagogical practice more structured on subject representativeness’. Through qualitative research methods, in-depth interviews, and observation, this work links to the research line of Process and Formative Process for Educators to Inclusive Education of Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) from Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Twenty docents which have taught at Santa Maria State School during the pandemic period systematized the research voluntary sample. The data which has collected from an online quiz (Google Forms) was structured into 32 questions given with open answers as well. The respondents’ answers collected needed to specify information as to docent internet access and the use of TDIC (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação), methodological referral and difficulties found over remote learning. This research consequently has shown that most educators had felt difficulty with the transition from present to remote learning because of the troubles with beginning and using the platforms. Furthermore, it noticed the teacher’s workload in the Home-Office. In addition, has noticed no interaction, inequality in internet access, and modern machines so that educators might work. This research will bring thinking about social inclusion through emancipatory pedagogical practices certainly focused on a methodology that reflects the demands and the needing of those who face equality in education. As the proposal, this work shows an educational product with methodological clauses that bring education more humanizing, subsidizing educational institutions to keep up with teaching-learning.
Keywords: Educação
Inclusão
Práticas Pedagógicas
Education
Inclusive
Pedagogical Practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: CALISTRO. Edinéia Aparecida. Educação Inclusiva, Ensino Remoto e Covid-19: possibilidades e limites de práticas pedagógicas humanizadoras. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3800
Issue Date: 27-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

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